TAREFA REFERENTE A VÍDEO AULA DO DIA 16/02
terça-feira, 16 de fevereiro de 2021
Geografia - Prof. Rubens - 1°A 1°B 1°C 1°D (1ª semana)
Atividade diagnóstica: 1ª Série -
Ensino Médio
Parque Marajoara
Prof. Rubens Augusto
Disciplina - Geografia
Ano Letivo 2021
e-mail - rubensaugustop@hotmail.com
Conhecer cartografia é muito importante, pois proporciona a aquisição de
conhecimentos e compreensão do espaço geográfico, levando o aluno a analisá-lo
de forma crítica e atuar na realidade à qual pertence, contribuindo para a
construção da cidadania.
Atividade
Os mapas são representações da realidade, eles ilustram de forma
reduzida uma determinada área da Terra ou do espaço geográfico. ... Mais do que
simplesmente um desenho ou uma imagem, os mapas são uma forma de comunicação,
uma maneira que as pessoas têm de expressarem e compartilharem informações.
Existe dois tipos de mapas o analítico e o temático. Identifique os mapas aba e
descorra sobre eles.
Geografia - Prof. Rubens - 2ºA 2ºB 2ºC 2ºD (1ª semana)
Atividade diagnóstica: 2ª Série - Ensino Médio
Parque Marajoara
Prof. Rubens
Augusto
Disciplina -
Geografia
Ano Letivo 2021
e-mail -
rubensaugustop@hotmail.com
Estudar a
geografia do Brasil tem como objetivo principal entender a dinâmica do seu
espaço territorial para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele.
Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais,
os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção
da vida em sociedade.
O censo ou
recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que
possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens,
mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas.
Atividade
Pesquise os seguintes
indicadores demográficos:
Taxa de
natalidade
Expectativa de vida
Taxa de
mortalidade
Taxa de fertilidade
Crescimento
demográfico Taxa
alimentar
Mortalidade
infantil Superpovoamento
População
absoluta
Taxa de analfabetismo
População
relativa
IDH
Geografia - Prof. Rubens - 3°A 3°B (1° semana)
Atividade diagnóstica: 3ª Série -
Ensino Médio
Parque Marajoara
Prof. Rubens Augusto
Ano Letivo 2021
e-mail - rubensaugustop@hotmail.com
Regionalização
do mundo: A Teoria da Regionalização Mundial tem por objetivo identificar
grandes áreas do planeta com características próximas, no que diz respeito à
população e a economia, ou ainda, semelhanças na Formação
Sócio-Econômica-Espacial. A regionalização tem uma grande importância na
formação de uma sociedade, pois a partir da divisão do espaço espaço
geográfico, cada território pode administrar melhor a sociedade, onde
geralmente cada lugar fica próximo a outros de cultura semelhante ou plural
como por exemplo aqui na América do Sul.
Atividade
Estão
apresentadas abaixo três formas de regionalização do espaço mundial.
Identifique e comente sobre cada uma delas.
História - Prof. Rubens - 3ºA 3ºB (1ª semana)
Atividade diagnóstica: 3ª Série -
Ensino Médio
Parque Marajoara
Prof. Rubens Augusto
Disciplina - História
Ano Letivo 2021
e-mail - rubensaugustop@hotmail.com
Guerras mundiais
Guerra Mundial é
um conflito capaz de afetar todos os países de alguma maneira. Nunca houve de
fato uma guerra com envolvimento militar de todos os países, mas o envolvimento
de países de preponderância no planeta gera conseqüências econômicas e
políticas que afetam a ordem geral.
O conceito de
“Guerra Mundial” é algo que carrega em si o estigma da contemporaneidade, a
expressão é bem aplicada para os tempos de globalização. A humanidade já passou
por inúmeras guerras, de pequena ou grande escala, desde a História Antiga até
os dias atuais, mas os momentos da história humana determinaram a repercussão
dos conflitos. É claro que toda guerra tem como consequência invariável os
prejuízos humanos, econômicos, sociais e políticos, mas a dimensão que assumem
está muito atrelada ao seu momento histórico.
Atividade
A principal
característica da Primeira Guerra mundial foram as trincheiras. Já na
Segunda Guerrrafoi foi marcante a presença do nazismo e do fascismo como
forças ideológicas aniquiladoras.
Comente sobre as
duas palavras grifadas.
Geografia - Prof. Rubens 8°B (1ª semana)
Atividade
diagnóstica: 8º série Ensino Fundamental
Parque Marajoara
Prof. Rubens
Augusto
Disciplina -
Geografia
Ano Letivo 2021
e-mail -
rubensaugustop@hotmail.com
Os fluxos materiais são aqueles
representados por objetos que possuem materialidade e volume.
Fluxos Imateriais (virtuais) São
as ferramentas de comunicação e a circulação de informação pelo mundo. Possuem
imaterialidade.
Atividade: Identifique os fluxos
abaixo e de que forma esses fluxos materiais e imaterias aceleram o processo de
globalização
Geografia - Prof. Rubens - 7°B (1ª semana)
Atividade
diagnóstica: 7º série Ensino Fundamental
Parque Marajoara
Prof. Rubens
Augusto
Disciplina -
Geografia
Ano Letivo 2021
e-mail -
rubensaugustop@hotmail.com
Geografia dos
lugares - zona rural também chamada de campo é aquela que não faz parte dos
meios urbanos sendo utilizada para o desenvolvimento de atividades de
agricultura, pecuária, extrativismo, silvicultura, conservação ambiental,
turismo rural (ecoturismo), dentre outras.Já as zonas urbanas são áreas
municipais que passaram pelo processo de urbanização fomentado sobretudo, pela
industrialização.
Atividade
Explique as relações existentes entre o espaço rural e
o espaço urbano.
Filosofia - Prof. Wilson - 2ºA 2ºB 2ºC 2ºD (1ª semana)
E.E. PARQUE MARAJOARA II
Filosofia - Professor Paulo Bonsai - 3ºC 3ºD
Escola Estadual “PARQUE MARAJOARA II”
Santo André – SP
ATIVIDADE
NÃO PRESENCIAL
ROTEIRO DE ESTUDOS
16/02/21
NOME DO PROFESSOR: Paulo Bonsai (da caixa) |
|
DISCIPLINA: Filosofia |
|
SÉRIE: 3º C e 3º D |
|
TEMA: O que é Filosofia? |
|
HABILIDADE A SER TRABALHADA: =>Identificar
a presença da Filosofia no cotidiano. |
|
ð NÚMERO
DE AULAS QUE EQUIVALEM: 08 aulas |
|
*RESUMO DA ATIVIDADE A SER REALIZADA: *O aluno vai entrar no You Tube neste link https://blog.saraiva.com.br/filosofia-no-dia-a-dia-com-mario-sergio-cortella/ para ler o
texto e para assistir o vídeo,
e depois vai clicar neste link, https://forms.gle/rJcVokhscHJKuXge8 para realizar a atividade na
qual irá responder as 15 questões com bases nas informações do vídeo. |
|
|
|
INSTRUMENTOS PARA
VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM: ·
Correção
e devolutiva com a nota, será pelo aplicativo Google Classroom e realização
da atividade pelo Google Drive. ð Código das salas: 3º C o35djrj 3º D vbsqbxx =>(somente com
e-mail institucional) |
Data limite para entrega: 22/02/21 às 18:00 horas Valor: 15,0 pontos (atividades dentro do
prazo final)
Envio para correção: Google Drive
Objetivo da atividade: Fazer que o
estudante, tome posse do conhecimento e aprenda sobre a Filosofia no
nosso
cotidiano.
Orientações para entrega: O estudante ler
o texto, vai assistir o vídeo, depois responderá as questões, e
enviar ao Professor, pelo Aplicativo Google
Drive, e somente por este aplicativo; (nada de fotos e e-mail).
Alunos dos
terceiros C e D - Filosofia
Nome completo e turma
(obrigatório).
*Assista
o vídeo, responda as questões.
ATENÇÃO:
Cada atividade só abre uma vez para cada aluno, fique atento/a.
=>
1ªAtividade do 1º Bimestre - (15
pontos vale esta atividade); Revisão de conteúdo
Basta
clicar neste link, e será direcionado para responder a atividade, só abre uma
vez para cada aluno
https://forms.gle/rJcVokhscHJKuXge8
Geografia - Professor Paulo Bonsai - 2ºE
Escola Estadual “PARQUE MARAJOARA II”
Santo André – SP
ATIVIDADE
NÃO PRESENCIAL
ROTEIRO DE ESTUDOS
14/02/21
NOME DO PROFESSOR: Paulo Bonsai (da caixa) |
|
DISCIPLINA: Geografia |
|
SÉRIE: 2º E |
|
TEMA: Território brasileiro |
|
HABILIDADE A SER TRABALHADA: =>-
Identificar dados, representações e informações encontradas em cartas e mapas
para comparar as diferentes etapas do processo de formação territorial do
Brasil |
|
ð NÚMERO
DE AULAS QUE EQUIVALEM: 04 aulas |
|
*RESUMO DA ATIVIDADE A SER REALIZADA: *O aluno vai entrar no You Tube neste link https://www.youtube.com/watch?v=7QwbPJjvXtw&t=587s para assistir o vídeo:
Gênese geoeconômica do território brasileiro..., e depois vai clicar neste
link, https://forms.gle/cWSVLeypKULHkRFY9 para realizar a atividade na qual irá responder as 15 questões com
bases nas informações do vídeo. |
|
|
|
INSTRUMENTOS PARA
VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM: ·
Correção
e devolutiva com a nota, será pelo aplicativo Google Classroom e realização
da atividade pelo Google Drive. ð Código das sala: 2º E q6re46n =>(somente com e-mail institucional) |
Data limite para entrega: 22/02/21 às 18:00 horas Valor: 15,0 pontos (atividades dentro do
prazo final)
Envio para correção: Google Drive
Objetivo da atividade: Fazer que o
estudante, tome posse do conhecimento e aprenda sobre o processo ini-
cial da gênese geoeconômico do Brasil
Orientações para entrega: O estudante vai assistir o vídeo, depois responderá
as questões, e enviará ao
Professor, pelo Aplicativo Google Drive, e
somente por este aplicativo; (nada de fotos e e-mail).
Alunos do
segundo E - Geografia
Nome completo e turma
(obrigatório).
*Assista
o vídeo, responda as questões.
ATENÇÃO:
Cada atividade só abre uma vez para cada aluno, fique atento/a.
=>
1ªAtividade do 1º Bimestre - (15
pontos vale esta atividade);
Basta
clicar neste link, e será direcionado para responder a atividade, só abre uma
vez para cada aluno
https://forms.gle/cWSVLeypKULHkRFY9