E.E Pq Marajoara II
Plano de Trabalho
para o período de Teletrabalho
PROFESSOR: Nádia Magnani
DISCIPLINA: Projeto de Vida
SÉRIE/ANO/TURMA: 1ºA, 1ºB, 1ºC e 1ºC
DATA: 22/02 a
26/01/2021 DATA
DE ENTREGA: 03/03/2021
EMAIL: nmagnani@professor.educacao.sp.gov.br
ROTEIRO DE ESTUDOS
COMPETÊNCIAS SÓCIOEMOCIONAIS
As competências socioemocionais
podem ser entendidas como o modo com que você pensa, sente e se comporta, se
relaciona consigo mesmo e com os outros, como cria objetivos e toma decisões,
como enfrenta situações novas ou difíceis.
AÇÕES
MÃO NA MASSA: “ISSO OU AQUILO?”
Para aquecer um pouco que tal brincar de “isso ou aquilo?”?
Pense em 3 perguntas que você fará a si mesmo e assinale embaixo da palavra o
que escolheu.
___________________________________________
ISSO ou AQUILO
Filme legendado
ou dublado?
Áudio ou texto?
Verão ou inverno?
___________________________________________
As aulas de Projeto de Vida são uma oportunidade para você
desenvolver competências sócio-emocionais que são importantes para a sua vida,
dentro e fora da escola e, além de tudo, po-dem lhe ajudar a fazer escolhas que
aproximem você e seu projeto de vida.
Conheça quais são as competências socioemocionais que serão
foco de trabalho para a 1º sé-rie.
Leia a com atenção a tabela a
seguir e responda com um exemplo uma situação vivida que mostra a presença
dessa competência em sua vida, além de registrar porque você acha que essa
competência é importante para lhe ajudar a alcançar seu projeto de vida:
__________________________________________________________________
COMPETÊNCIAS SÓCIOEMOCIONAIS
1 )Autoconfiança - Capacidade de cultivar a força interior, isto
é a habilidade de se satisfazer consigo mesmo e sua vida, ter pensamentos
positivos e manter expectativas otimistas.
2) Organização -
Capacidade de organizar o tempo, as coisas e as atividades, bem como
plane-jar esses elementos para o futuro.
3) Responsabilidade - Capacidade
de gerenciar a si mesmo a fim de conseguir realizar suas tarefas cumprir
compromissos e promessas que fez, mesmo quando é difícil.
4) Curiosidade para aprender - Capacidade de cultivar o
forte desejo de aprender e de adquirir conhecimentos, ter paixão pela
aprendizagem.
5) Iniciativa Social -
Capacidade de abordar e se conectar com outras pessoas, sejam amigos ou
pessoas desconhecidas, e de ter facilidade na comunicação de se engajar.
6) Entusiasmo -
Capacidade de envolver-se ativamente com a vida e com outras pessoas de
uma forma positiva, ou seja, ter empolgação e paixão pelas atividades diárias e
a vida.
7) Assertividade - Capacidade de expressar, e defender, suas
opiniões, necessidades e senti-mentos, além de mobilizar as pessoas, de forma
precisa.
8) Empatia - Capacidade de compreender e entender as
necessidades e sentimentos dos outros, agir sobre esse entendimento com bondade
e investir nos relacionamentos, prestando apoio, assistência e sendo solidário.
9) Resiliência emocional -
Tolerância ao estresse. Capacidade de gerenciar nossos sentimentos relacionados
à ansiedade e estresse frente a situações difíceis e desafiadoras, e de
resolver problemas com calma.
11) Tolerância à frustração -
Capacidade de usar estratégias efetivas para regular as próprias emoções, como
raiva e irritação, mantendo a tranquilidade e serenidade.
______________________________________________________________________
Depois de ter lido todos os tópicos acima dê exemplos baseados
na sua experiência dos tópicos 1, 3, 5, 7, 9 e 11 e também a importância que
cada um tem no projeto de vida.
1) EX:_____________________________________________________________________
Importância para atingir o
projeto de vida_____________________________________
3) EX:_____________________________________________________________________
Importância para atingir o
projeto de vida _____________________________________
5)
EX:_____________________________________________________________________
Importância para atingir o projeto de vida
____________________________________
7)
EX:__________________________________________________________________
Importância para atingir o projeto de
vida_____________________________________
9) EX: ___________________________________________________________________
Importância para atingir o projeto de vida
_____________________________________
11) EX:_____________________________________________________________________
Importância para atingir o projeto de vida_____________________________________
12) Descreva em 12
linhas quais são as suas habilidades e quais os caminhos que você percor-reu até o momento a fim de alcançar esse
objetivos e o que é necessário fazer daqui para frente para atingi-los.