segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Geografia - Professor Rubens - 1ºA 1ºB 1ºC 1ºD (3ª semana)

 Atividade diagnóstica: 1ª Série A/B/C/D  - Ensino  Médio

Parque Marajoara

Prof. Rubens Augusto

Disciplina - Geografia

Ano Letivo 2021

Conteúdo - Cartografia

Postada 22/02 - Entrega 27/02

e-mail - rubensaugustop@hotmail.com

Evolução da Cartografia

evolução da cartografia começou na Grécia Antiga. Os gregos foram responsáveis por construir um grande patrimônio cartográfico graças a criação de conceitos como esfericidade da Terra, noções de pólos, equador e trópicos, e o conhecimento adquirido sobre sistemas de projeção, longitude e latitude e o traçado dos primeiros paralelos e meridianos.A palavra Cartografia vem do grego “graphein”, que significa escrita, e do latim “charta”, que significa papel. O termo cartografia foi usado pela primeira vez pelo historiador português Visconde de Santarém.

Os primeiros mapas formais foram traçados no século VI a.C., durante expedições militares e de navegação. Com o passar dos anos, a cartografia se formalizou e evoluiu como ciência, dando origem à arte de representar a superfície da Terra por meio de desenhos. A criação de mapas já era comum em povos primitivos.

Hoje, a cartografia é entendida como a ciência que trata da concepção, estudo, produção e utilização de mapas, plantas, cartas, seções, modelostridimensionais e globos.

Até a segunda metade do século XX, o mapa mais antigo descoberto pelo homem estava numa tábua de barro encontrada em 1930 na cidade de Ga-Sur, na antiga Mesopotâmia. Esse mapa pode ter sido esculpido entre 3800 a.C. e 2500 a.C. Essa representação cartográfica mostra os rios Tigre e Eufrates, que desembocam no Golfo Pérsico, e os Montes Zagros.

Em 1963, no entanto, foi descoberto um mapa da cidade de Catal Hyük, antigaAnatólia, região onde hoje está a Turquia. Esse mapa estava na parede de uma caverna e datava de 6.200 a.C. Com o passar do tempo, a cartografia evoluiu e hoje essa ciência faz uso de modernas tecnologias, como a fotometria e o sensoriamento remoto por satélite. Essas técnicas são possíveis graças a ajuda de computadores.

Atividade

Conceitos Geográficos e História da Cartografia - Questões

1- Existem vários lugares no mundo com características próprias, e esses lugares possuem histórias diferentes. Sobre lugar, marque a alternativa correta:

a) Os lugares são iguais em todo o mundo, o que muda são as sociedades que neles estão.

b) O lugar é formado apenas por paisagens naturais, como cachoeiras, vulcões e montanhas.

c) Lugar é aquele com o qual temos afinidade, mantemos relações de parentesco e amizade com as pessoas que nos cercam e realizamos nossas ações do dia a dia.

d) O lugar só pode ser modificado pela ação da natureza.

e) Os lugares são todos iguais, não existem diferenças entre eles.

2- Leia a frase: (...) Seus elementos podem ser naturais (vegetação, relevo), culturais (casas, pontes, estradas) e invisíveis (barulho, odores). Esta frase refere-se:

a) Lugar.    b) Território.    c) Paisagem.    d) Espaço Geográfico.    e) Nação.

3- Assinale a alternativa correta.

a) O relevo, os rios e os lagos são exemplos de elementos invisíveis que compõem as paisagens.

b) Para a Geografia, todas as paisagens são compostas de elementos naturais sem a interferência dos seres humanos.

c) As casas, as ruas e os carros são exemplos de elementos culturais da paisagem.

d) Por causa da ação humana na superfície terrestre, todas as paisagens naturais desapareceram.

e) Todas as paisagens são homogêneas, ou seja, são compostas somente por elementos naturais ou culturais.

4- Sobre a Cartografia, assinale V para verdadeiro e F para falso, corretamente.

(     ) A cartografia é o ramo da Geografia responsável pela confecção de mapas.

(     ) Os mapas representam as feições da superfície terrestre.

(     ) O mapa mais antigo que se tem notícia é o Ga-Sur, encontrado na Mesopotâmia, onde atualmente fica o território do Iraque.

(     ) A tecnologia do século XX possibilitou a produção de mapas a partir do espaço, colocando-os na palma da mão.

(     ) O mapa ainda é uma das melhores formas de se compreender o espaço geográfico.

A sequência correta é:

a) V, F, V, V, F

b) V, V, V, F, V

c) F, F, V, V, V

d) V, V, V, V, V

d) V, V, V, V, F

5- Preencha as lacunas da frase abaixo:

“Nosso sistema de orientação baseia-se pelo movimento aparente do __________. A partir desse movimento aparente foram estabelecidos os primeiros pontos cardeais a direção onde o Sol nasce é ___________ e a direção onde o Sol se põe é ________________”.

A alternativa que contém as palavras que completam corretamente a frase acima é:

a) Sol, noroeste, oeste.

b) planeta, leste, oeste.

c) Sol, leste, oeste.

d) Sol, oeste, leste.

e) planeta, norte, sul

6- Reflita sobre a seguinte afirmativa:

 “O mapa é fundamental, é essencial”.

A frase acima está relacionada com a alternativa:

a) Atualmente, em função do avanço da tecnologia, o mapa perdeu a sua função.

b) Por meio do mapa, é possível buscar apenas informações históricas.

c) As representações cartográficas são a maneira mais complicada e ineficiente de conhecermos o espaço geográfico.

d) Os mapas representam as feições da superfície terrestre através de variadas técnicas.

e) O mapa mais antigo que se tem conhecimento é conhecido como Ga-Sur e foi encontrado na China.

7- Sobre as características físicas gerais da Terra, assinale a alternativa correta:

a) A Terra possui superfície de mais de 510 milhões de quilômetros quadrados e a maioria é coberta por água.

b) A parte da superfície da Terra que não é coberta por água é formada por 4 continentes.

c) A Terra possui um achatamento apenas no polo sul, por isso sua forma é chamada de geoide.

d) A superfície da Terra que é coberta por água é dividida em 2 grandes oceanos: Pacífico e Glacial Antártico.

e) Dentre os continentes, a Oceania é o que possui a maior área e é o continente onde o Brasil se encontra.

Filosofia - Professor Wilson - 2ºA 2ºB 2ºC 2ºD (3ª semana)

 

               E.E. PARQUE MARAJOARA II

   Roteiro de Orientação para aprendizagem a Distância Habilidades priorizadas: Interpretação de texto, reflexão crítica e produção de texto.              

       FILOSOFIA -  2º A, 2ºB , 2ºC e 2ºD -   Profº Wilson

 

1º Bimestre – 3ª Semana

O Eu Racional

ATIVIDADES:

1)  Pesquisa:  Quem foi o filosofo Rene Descartes?

Observação:   Realizar atividade no caderno, enviar no e-mail limeiradias@yahoo.com.br

2) Ler o texto abaixo em preparação a vídeo aula de quarta-feira 24/02/2021 ás 10:00.

 

Penso, logo existo

De há muito tinha notado que, pelo que respeita à conduta, é necessário algumas vezes seguir como indubitáveis opiniões que sabemos serem muito incertas, (...). Mas, agora que resolvera dedicar-me apenas à descoberta da verdade, pensei que era necessário proceder exatamente ao contrário, e rejeitar, como absolutamente falso, tudo aquilo em que pudesse imaginar a menor dúvida, a fim de ver se, após isso, não ficaria qualquer coisa nas minhas opiniões que fosse inteiramente indubitável.
Assim, porque os nossos sentidos nos enganam algumas vezes, eu quis supor que nada há que seja tal como eles o fazem imaginar. E porque há homens que se enganam ao raciocinar, até nos mais simples temas de geometria, e neles cometem paralogismos, rejeitei como falsas, visto estar sujeito a enganar-me como qualquer outro, todas as razões de que até então me servira nas demonstrações. Finalmente, considerando que os pensamentos que temos quando acordados nos podem ocorrer também quando dormimos, sem que neste caso nenhum seja verdadeiro, resolvi supor que tudo o que até então encontrara acolhimento no meu espírito não era mais verdadeiro que as ilusões dos meus sonhos. Mas, logo em seguida, notei que, enquanto assim queria pensar que tudo era falso, eu, que assim o pensava, necessariamente era alguma coisa. E notando esta verdade: eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa que todas as extravagantes suposições dos cépticos seriam impotentes para a abalar, julguei que a podia aceitar, sem escrúpulo, para primeiro princípio da filosofia que procurava.

René Descartes, in 'Discurso do Método'

Geografia - Professor Rubens - 2ºA 2ºB 2ºC 2ºD (3ª semana)

 

Atividade diagnóstica: 2ª Série  - Ensino  Médio

Parque Marajoara

Prof. Rubens Augusto

Disciplina - Geografia

Ano Letivo 2021

Conteúdo - Expansão do território Brasileito

Postada 22/02 - Entrega 27/02

e-mail - rubensaugustop@hotmail.com

TEXTO

O território do Brasil já passou por diversas divisões regionais. A primeira proposta de regionalização foi realizada em 1913 e depois dela outras propostas surgiram, tentando adaptar a divisão regional às características econômicas, culturais, físicas e sociais dos estados. A regionalização atual é de 1970, adaptada em 1990, em razão das alterações da Constituição de 1988. O órgão responsável pela divisão regional do Brasil é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A primeira proposta de divisão regional do Brasil surgiu em 1913, para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental, Meridional.

1913, a primeira proposta de divisão regional do Brasil surgiu em 1913, para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental, Meridional.

1940, o IBGE elaborou uma nova proposta de divisão para o país que, além dos aspectos físicos, levou em consideração aspectos socioeconômicos. A região Norte era composta pelos estados de Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí e o território do Acre. Goiás e Mato Grosso formavam com Minas Gerais a região Centro. Bahia, Sergipe e Espírito Santo formavam a região Leste. O Nordeste era composto por Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro pertenciam à região Sul.

1945, Conforme a divisão regional de 1945, o Brasil possuía sete regiões: Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro-Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul. Na porção norte do Amazonas foi criado o território de Rio Branco, atual estado de Roraima; no norte do Pará foi criado o estado do Amapá. Mato Grosso perdeu uma porção a noroeste (batizado como território de Guaporé) e outra ao sul (chamado território de Ponta Porã). No Sul, Paraná e Santa Catariana foram cortados a oeste e o território de Iguaçu foi criado.

1950, os territórios de Ponta Porã e Iguaçu foram extintos e os estados do Maranhão e do Piauí passaram a integrar a região Nordeste. Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro formavam a região Leste. Em 1960, Brasília foi criada e o Distrito Federal, capital do país, foi transferido do Sudeste para o Centro-Oeste. Em 1962, o Acre tornou-se estado autônomo e o território de Rio Branco ganhou o nome de Roraima.

1970, Brasil ganhou o desenho regional atual. Nasceu o Sudeste, com São Paulo e Rio de Janeiro sendo agrupados a Minas Gerais e Espírito Santo. O Nordeste recebeu Bahia e Sergipe. Todo o território de Goiás, ainda não dividido, pertencia ao Centro-Oeste. Mato Grosso foi dividido alguns anos depois, dando origem ao estado de Mato Grosso do Sul.

1990 Divisão regional atual. Com as mudanças da Constituição de 1988, ficou definida a divisão brasileira que permanece até os dias atuais. O estado do Tocantins foi criado a partir da divisão de Goiás e incorporado à região Norte; Roraima, Amapá e Rondônia tornaram-se estados autônomos; Fernando de Noronha deixou de ser federal e foi incorporado a Pernambuco.

Atividade

Preencha o painel sobre a Divisão Política-regional do Brasil

Região Sul - 3 Estados

Estado                         Capital                  Sigla              Gentílico

 

Região Sudeste - 4 Estados

Estado                         Capital                  Sigla              Gentílico

 

Região Nordeste - 9 Estados

Estado                         Capital                  Sigla              Gentílico

 

 

Região Norte - 7 Estados

Estado                         Capital                  Sigla              Gentílico

 

 

Região Centro-Oeste - 3 Estados

Estado                         Capital                  Sigla              Gentílico

 

Geografia - Professor Rubens - 3ºA 3ºB (3ª semana)

 Atividade diagnóstica: 3ª Série  - Ensino  Médio

Parque Marajoara

Prof. Rubens Augusto

Disciplina - Geografia

Ano Letivo 2021

Conteúdo - Sistema Políticos, econômicos e sociais (Capitalismo e Socialismo)

Postada 22/02 - Entrega 27/02

e-mail - rubensaugustop@hotmail.com

Observe a Imagem










Atividade 1 - Produção de texto

Produza um texto comparando os dois sistemas Capitalismo e Comunismo), destacando o lado positivo e negativo de cada um desses sistemas

 

Atividade 2 - Caça-palavras



História - Professor Rubens - 3ºA 3ºB (3ª semana)

 

Atividade diagnóstica: 3ª Série  - Ensino  Médio

Parque Marajoara

Prof. Rubens Augusto

Disciplina - História

Ano Letivo 2021

Conteúdo - Neocolonialismo  e Imperialismo Norte-americano

Postada 22/02 - Entrega 27/02

e-mail - rubensaugustop@hotmail.com

Observe a imagem













Texto

Imperialismo norte-americano

Definição: Política de domínio territorial, cultural e econômico dos EUA sobre as nações latino-americanas.

Antecedentes: Doutrina Monroe (1823) Os EUA se opõem a qualquer intervenção político/militar da Europa na América; Lema: “A América para os americanos”;

Contexto histórico:independência das nações latino-americanas;

Ameaça de recolonização por parte da Santa Aliança.

Fatores: desenvolvimento industrial norte-americano:

Pós-Guerra de Secessão (1861-1865) com a vitória dos estados do Norte.

Desenvolvimento do capitalismo monopolista e financeiro:

↑ Concentração de empresas (trustes, cartéis e holdings).

Aumento significativo da produção industrial:

Busca de novos mercados consumidores.

Política do Big Stick: Política intervencionista dos EUA na América Latina implementada durante o governo do presidente Theodore Roosevelt (1901-1909). Lema: “Fale com suavidade, e carregue um grande porrete, assim irás longe”.

Atividade

1- Explique a Doutrina Monroe.

2- Quais os objetivos da Poltica do Big Stick

3- Aponte as diferenças básicas entre o Coilonislismo e o Neocolonialismo

Questões

1- O Neocolonialismo europeu do século XIX se caracteriza:

I. Pela necessidade de novas fontes de matérias-primas e de outros mercados consumidores para a crescente produção industrial;

II. Pelo crescimento demográfico europeu e a consequente necessidade de novas regiões para receber o excedente populacional;

III. Pela necessidade de aplicação dos capitais excedentes da economia industrial;

IV. Nova pressão dos países da América do Sul e africanos para que a Europa aplicasse seus capitais em suas riquezas locais;

V. Pela ajuda europeia ao fortalecimento do Império do Japão na Malásia.

Diante do exposto, marque a alternativa correta:

a) Somente os itens IV e V estão corretos;

b) Somente os itens I, II e III estão corretos;

c) Somente os itens I e V estão corretos;

d) Somente os itens I e IV estão corretos;

e) Todos os itens estão corretos.

 

2- Comparando-se o colonialismo iniciado no século XVI com o neocolonialismo dos séculos XIX e XX, é correto afirmar que:

a) o primeiro centrou-se na colonização da África e da Ásia pelos países ibéricos, enquanto o segundo teve a América como principal área de domínio das potências europeias.

b) ambos foram justificados ideologicamente pela necessidade de expansão do catolicismo por meio da catequese dos nativos que habitavam os continentes atingidos.

c) o primeiro visava ao fornecimento de metais preciosos e produtos tropicais, já o segundo buscava conquistar mercados, áreas de investimento e matérias-primas estratégicas.

d) ambos se desenvolveram no contexto do capitalismo industrial, mas com funções diferentes: o primeiro abastecia de matérias-primas a Europa e o segundo consumia seus excedentes.

e) o primeiro baseou-se no liberalismo econômico, porém o segundo adotou princípios da política mercantilista, por exemplo o monopólio e o metalismo.

 

3- (...) a questão colonial é, para os países voltados a uma grande exportação, pela própria natureza de sua história, como o nosso, uma questão de salvação. No tempo em que vivemos e na crise que atravessam todas as indústrias europeias, a fundação de uma colônia é a criação de uma válvula de escape. É preciso dizer abertamente que as raças superiores têm direitos sobre as raças inferiores porque têm um dever para com elas – o dever de civilizá-las.

(Discurso de Jules Ferry. In: José Jobson de Arruda. História Moderna e Contemporânea)

O texto apresenta um discurso que justifica:

a) o Mercantilismo.

b) o Antigo Sistema Colonial.

c) o Neocolonialismo.

d) o Conflito Leste-Oeste.

História - Professor Felipe - 8ºA 8ºB 8ºC (3ª semana)

 

E.E Pq Marajoara II

Plano de Trabalho para o período de Teletrabalho

PROFESSOR: FELIPE GUSTAVO DO VALLE

DISCIPLINA: HISTÓRIA

SÉRIE/ANO/TURMA: 8A, 8B e 8C

DATA: 22/02 a 26/02

DATA DE ENTREGA: 26/02/2021

EMAIL: felipegus@prof.educacao.sp.gov.br

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

Ações:

Revisão de conteúdo 7°Ano.

- Reforma e Contrarreforma.

Pesquisa sobre as 95 teses de Martinho Lutero.

Feedback sobre a Avaliação Diagnóstica.

Escolher e explicar 5 das 95 Teses de Martinho Lutero. Essas teses são facilmente encontradas na internet.


 

Habilidades:

(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas (Protestante e Contrarreforma Católica) e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.