quinta-feira, 11 de março de 2021

Português - Professora Aparecida - 6ºA 6ºB 6ºC 6ºD (5ª semana)

Plano de trabalho para o período de teletrabalho

 

Disciplina: Português                    Data: 11/03/2021             Professora: Aparecida Jorcovix

Público alvo: 6º A, B, C, D

Ações: Lista de atividades.

Habilidades: Reconhecer efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

Sugestões: Leia as informações abaixo, depois responda às questões que seguem.

Avaliação: Será avaliada a pertinência das respostas dadas nos exercícios propostos.

 

                        FONEMA E LETRA

Fonema: é a menor unidade sonora de uma palavra falada. (o som que sai da nossa boca)

Letra: é a menor unidade gráfica de uma palavra. (a grafia que usamos para escrever a palavra)

Ex: Que ( tem três letra e dois fonemas) usamos três letras para escrever a palavra, mas quando falamos só saem dois sons da nossa boca /K/E/. O qu tem um som apenas.

       Conta ( 5 letra e 4 fonemas). O on conta um único som.

       Parede ( 6 letras e 6 fonemas). Todas as letras produzem um som.

       Nexo ( 4 letras e 5 fonemas). A letra x, nesse caso, produz dois sons. Pronunciamos assim: N/E/C/S/O/.

 

Vamos tentar contar quantas letras e quantos fonemas têm cada palavra? Vamos lá:

a)      Fumaça

b)      Café

c)       Fixo

d)      Exibir

e)      Massa

f)       Xampu

g)      Mexerica

h)      Esta

i)        Visita

j)        Esquina

 

Obs.: Na segunda-feira, dia 15/03, tirarei as dúvidas de vocês e passarei mais algumas palavras para vocês contarem os fonemas e as letras.

Arte - Professora Graça - 6ºA 6ºB 6ºC 6ºD (5ª semana)

E.E. Parque Marajoara II.

Disciplina:  Artes -6º ano A.B ,C e D.        Professora - Graça Costa.

Data:10/03/21

Tema: notação Musical.

Objetivo:  Conhecer as formas de registro musical  e reconhecer suas aplicações na música.     

Materiais. lápis, caderno e celular    

Olá Crianças , Espero que estejam todos bem !

Conforme combinados da aula anterior , assistam o vídeo no link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=UnRxsvfBxiY&t=371s&ab_channel=CifraClub.

A partir do que ouviu responda as questões abaixo.

1-Quais  e quantas são as notas musicais?

2-Como chamamos uma sequência de notas de sons graves até chegar ao agudo?

3-Como chamamos uma seque

ncia musical do mais agudo ao mais grave?

4-Quem criou o sistema  de notas musicais que conhecemos hoje?

Como ela surgiu?

5-Para  que serve uma partitura?    

Agora vamos apreciar  o espetáculo a Noviça Rebelde, treinando bem a escuta!

https://www.youtube.com/watch?v=3E-9vDGv7zQ&ab_channel=CenaMusical.   .

Bons Estudos Entregar até 17/03.                       

Arte - Professora Graça - 7ºA 7ºB 7ºC (5ª semana)

E.E. Pq. Marajoara II.

Professora: Graça Costa - Arte.

Atividade   1ºbimestre 7º anos.  A, B.e C

Data:10/03/2021.

Tema: Notação musical

                                                           

Objetivos: Conhecer as formas de registro musical  e reconhecer suas aplicações na música.

Materiais: Celular ou computador, lápis e caderno.

 

Olá crianças!

Tudo bem com vocês?

Assistam o vídeo no link abaixo. E responda as questões abaixo.

Quais  e quantas são as notas musicais

https://www.youtube.com/watch?v=UnRxsvfBxiY&ab_channel=CifraClub.

1-Quais  e quantas são as notas musicais?

2-Como chamamos uma sequência de notas de sons graves até chegar ao agudo?

3-Como chamamos uma sequencia musical do mais agudo ao mais grave?

4-Quem criou o sistema  de notas musicais que conhecemos hoje?

Como ela surgiu?

Agora vamos apreciar um vídeo com uma nova forma de aprender notas musicais, com o espetáculo A Noviça Rebelde.

Apreciem com alegria!

Entregar dia 17/03/21.

Arte - Professora Graça - 8ºA 8ºB 8ºC 8ºD (5ª semana)

E.E. Pq. Marajoara II.

Professora: Graça Costa - Arte.

Roteiro de Estudos para 8º  ano: A,B, C e D.. 1º bimestre.

Data:10/03

Tema: Instrumentos musicais de origem africana e indígena.

Objetivos:  conhecer, apreciar e explorar ao instrumentos musicais de origem indígena e africana.

Atividade :

Aprecie os vídeos nos links abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=_btHBfAvHWE&ab_channel=KapaiKalapalo

https://www.youtube.com/watch?v=mVKYqMF0zTU&t=1s&ab_channel=BiaOrnelas
.Agora que vocês conheceram um pouco mais sobre Instrumentos de origem indígena e africanos, vamos coletar materiais para a fazermos dois instrumentos musicais .

Escolha  qual deles você gostaria de fazer e pesquise os materiais necessários,  desenhe os esboço desse instrumento.

Pesquise na internet como fazer , na próxima aula acompanho o desenvolvimento da atividade.




Entregar até.17/03. no e-mail. gracasneves@prof.educacao.sp.gov.br

Arte - Professora Graça - 9ºA 9ºB9ºC 9ºD (5ª semana)

E.E. Pq. Marajoara II.

Professora: Graça Costa - Arte.

Roteiro de Estudos para 9º  anos: A B e C e D

Tema:  Instrumentos musicais e suas características.

Data: 10/03/ 1º bimestre                                                  

Objetivos: Explorar os conhecimentos prévios do ano referente a composição sonora.

 

 Materiais : Celular , lápis e caderno .

 

Atividade 01 Fazer a leitura do texto abaixo.

 

Instrumentos musicais Eletrônicos.

 

Os instrumentos musicais eletrônicos abriram novas possibilidade de criação musical, permitindo a criação de sons que não mais estavam relacionados com a forma do instrumento ou à um material. Isso abriu a possibilidade de se criar sons nunca antes imaginados que revolucionaram a música, e diversas outras áreas como o cinema e a publicidade. Estes instrumentos ampliaram as possibilidades de se gerar sons, mas restringiram a expressividade corporal de quem os tocava. Estes sons já estão inseridos nos mais diversos gêneros musicais e talvez caracterizam os principais timbres das músicas mais ouvidas atualmente. Os instrumentos eletrônicos, no entanto, raramente são identificados pelo público como geradores destes sons ou apresentados com um destaque nos palcos e videoclipes.

Arte - Professora Graça - 1ºE (5ª semana)

E.E. Parque Marajoara II

Professora :  Graça Costa.-  disciplina- Arte.

Data: 10/03   Série- 1º E -             1º bimestre.

 

Tema: O encontro entre arte e público.

Materiais: Celular , lápis e caderno

Objetivo. Aprofundar o conhecimento e fazer uso do Inglês como Língua do mudo globalizado.

 

Atividade 01 –

Assitir a aula do CMSP do dia 05/03

1-Imagine um espaço expositivo ou de um evento musical e Construa um diálogo de acolhida e orientações de espaço em inglês para um suposto visitante. Depois peça para alguém fazer o diálogo com você e grave um áudio.

2-Elabore um folder de orientação para o espaço imaginado por você ou que você conheça em Português e inglês.

 

Bons Estudos!

Obs: Enviar no email  até :17/03.

Arte - Professora Graça - 2ºD (5ª semana)

E.E. Pq.MarajoaraII

Professora: Graça Costa - Arte.

Roteiro de Estudos para 2º  D

 Tema: Arte Memória Viva.

 

Data:  10/03  1º bimestre  .

 

  Objetivo.  Reconhecer a importância do Patrimônio  artístico e cultural de diversos tempos e lugares compreendendo sua diversidade.

    

Materiais : Celular , lápis e caderno .

 

-Assistir a aula do dia 05/03 do CMSP.

1-Refletindo sobre a história da Sala São Paulo apresentada na aula ,fale sobre a importância da preservação do patrimônio arquitetônico.

2-De que forma a antiga estação se relacionava com a economia do Pais em 1980 e como ela se relaciona nos dias atuais?

3-Qual a relação da arquitetura da antiga estação Sao Paulo Railway com a estação ferroviária de Sorocaba?

4-Qual a função Social dessa antiga estação( Sala São Paulo) nos dias atuais?

5-Qual o estilo Arquitetônico da sala São Paulo?

6-Você conhece algum prédio na Cidade onde mora do período do café?(pesquise)

Entregar até.17/03.eno email.gracasneves@prof.educacao.sp.gov.br

Bons Estudos!