segunda-feira, 1 de março de 2021

Filosofia - Professor José Roberto - 1ºTA EJA (4ª semana)

 E.E. Parque Marajoara II – Diretoria de Ensino de Santo André – SP

Atividade 3 -  1º.Bimestre – ENSINO REMOTO – Filosofia Prof. Zé R.Lima

 

 

Nome _______________________________________________No. ____ série ____

 

Data 01/03/2021 enviar até o dia 09/03/2021.

 

Período Noturno - Turma 1TA - Importante - Tire uma foto da lição no caderno e me envie.  Email – jrlimacultura@gmail.com limacandido@professor.educacao.sp.gov.br  - Estarei a disposição nos horários de aulas.

 

Habilidades: Identificar diferentes conceitos de democracia e sua relação com a igualdade efetiva entre os cidadãos, conceitos de EDH Educação em Direitos Humanos.

 

 

Filosofia - Instintos e civilização em Nietzsche

Responda com suas palavras.

1)    Quem foi o Filosofo Friedrich Nietzsche?

 

2)    O que seria o conceito de civilização?

 

3)    O que você diria a respeito da Frase do Filosofo Nietzsche, no quadro em relação aos dias de hoje, referente á democracia? Cidadãos e a Educação em Direitos Humanos?  

 

 

Aula base CMSP 25/02/21 ás 17 horas



Filosofia - Professor José Roberto - 2ºTA EJA 2ºE (4ª semana)

 

E.E. Parque Marajoara II – Diretoria de Ensino de Santo André – São Paulo.

Atividade 3 – ENSINO REMOTO – Filosofia Prof. Zé R.Lima

 

 

Nome ___________________________________________No. ____ série ____

Data 01/03/2021 enviar até o dia 09/03/2021.

 

1º. Bimestre - Período Noturno - Turma 2TA/2E. Importante - Tire uma foto da lição no caderno e me envie.  Email – jrlimacultura@gmail.com limacandido@professor.educacao.sp.gov.br  - Estarei a disposição nos horários de aulas.

 

 

Habilidades e competências - Desenvolver habilidades de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia intelectual. Convivência. EDH Educação e Direitos Humanos.

2) Introdução à ética: RESPEITAR o eu racional, o ato de pensar, refletir.

Responda com suas palavras no caderno de filosofia.

 

1)    Quem foi o Filosofo Friedrich Nietzsche?

 

 

2)    Defina essa questão da moralidade, regras nos dias de hoje?

 

 

3)    A moralidade, esta relacionada á regras de convivência hoje?

Relacione a pandemia do CORONAVIRUS que estamos vivendo?



Filosofia - Professor José Roberto - 3ºTA 3ºTB EJA (4ª semana)

 

E.E. Parque Marajoara II – Diretoria de Ensino de Santo André – SP.

Atividade 3 – ENSINO REMOTO – Filosofia Prof. Zé R. Lima

 

 

Nome ___________________________________________No. ____ série ____

Data 01/03/2021 enviar até o dia 09/03/2021.

 

1º. Bimestre - Período Noturno - Turma 3TA/3TB. Importante - Tire uma foto da lição no caderno e me envie.  Email – jrlimacultura@gmail.com limacandido@professor.educacao.sp.gov.br  - Estarei a disposição nos horários de aulas.

 

Habilidades e competências; Estabelecer a distinção entre o "filosofar" espontâneo, próprio do senso comum, e o "filosofar" propriamente dito, típico dos filósofos especialistas. EDH Educação em Direitos Humanos.

 

Leitura crítica e reflexiva entre a religião e a ciência de Bertrand Russel.


1)    Diante desse questionamento do filosofo Bertrand Russell, qual é o significado das palavras:

a-    Lógica

b-    Razão

c-    Emoção

d-    Senso Crítico

e-    Senso Comum

 

2)    Em qual situação do seu dia-a-dia, você consegue identificar o exercício da atividade filosófica, baseada nas palavras que pesquisou?

 

3)    O que você pensa, conhece sobre o que o filosofo Bertrand Russell citou no quadro em relação á certeza?

 

 



Filosofia - Professor José Roberto - 3ºA 3ºB (4ª semana)

 

E.E. Parque Marajoara II – Diretoria de Ensino de Santo André – SP.

Atividade 3 – ENSINO REMOTO – Filosofia Prof. Zé R. Lima

 

 

Nome ___________________________________________No. ____ série ____

Data 01/03/2021 enviar até o dia 09/03/2021.

 

1º. Bimestre - Período Manhã - Turma 3A/3B. Importante - Tire uma foto da lição no caderno e me envie.  Email – jrlimacultura@gmail.com limacandido@professor.educacao.sp.gov.br  - Estarei a disposição nos horários de aulas.

 

Habilidades e competências; Estabelecer a distinção entre o "filosofar" espontâneo, próprio do senso comum, e o "filosofar" propriamente dito, típico dos filósofos especialistas. EDH Educação em Direitos Humanos.

 

Leitura crítica e reflexiva entre a religião e a ciência de Bertrand Russel.



1)    Diante desse questionamento do filosofo Bertrand Russell, qual é o significado das palavras:

a-    Lógica

b-    Razão

c-    Emoção

d-    Senso Crítico

e-    Senso Comum

f-     Linguagem

g-    Religião

 

2)    Em qual situação do seu dia-a-dia, você consegue identificar o exercício da atividade filosófica, baseada nas palavras que pesquisou?

 

3)    O que você pensa, conhece sobre o que o filosofo Bertrand Russell citou no quadro em relação á certeza?



Geografia - Professor Rubens - 1ºA 1ºB 1ºC 1ºD (4ª semana)

 

                         Parque Marajoara II

Prof. Rubens Augusto

Disciplina - Geografia

Ano Letivo 2021

Conteúdo - Elementos do Mapa

Atividade: 1ª Série A/B/C/D  - Ensino Médio

Postada 01/03 - Entrega 08/03

e-mail - rubensaugustop@hotmail.com

 

São vários os elementos de um mapa, isto é, aqueles itens e símbolos necessários para que uma mera figura possa ser diferenciada de um verdadeiro mapa ou cartograma, que é feito com rigor científico para representar uma determinada área da superfície terrestre. Em geral, os mapas costumam apresentar as seguintes composições: título, orientação, legenda, escala e projeção cartográfica.

Esses são elementos obrigatórios de um mapa, embora nem sempre estejam presentes em todos os mapas que vemos por aí. De toda forma, para melhor interpretarmos as informações cartográficas, é preciso conhecer esses instrumentos, procurando saber o que eles são, o que indicam e quais são as suas funções no processo de comunicação, haja vista que os mapas também são formas de linguagem.

Observemos, no mapa a seguir, como se apresentam as diferentes partes de um mapa:


Título: O título, que por vezes vem acompanhado de um subtítulo, é o indicador do tema retratado, quando se trata de um mapa temático. Em mapas históricos, o título também costuma indicar o ano ou período do espaço representado. Para que se faça uma correta leitura de qualquer cartograma, a primeira coisa a se fazer é sempre ler o título e compreender o que ele indica.

Legenda: As legendas são os significados dos símbolos existentes nos mapas. Esses símbolos podem apresentar-se em forma de cores, ícones, hachuras, pontos, linhas e outros. Alguns desses símbolos apresentam padronizações, como o azul para representar a água; o verde, para as florestas e áreas verdes, linhas com traços para representar ferrovias; aviões para representar aeroportos, entre outros inúmeros exemplos.

  

Atividade 1






Geografia - Professor Rubens - 2ºA 2ºB 2ºC 2ºD (4ª semana)

 

Parque Marajoara II

Prof. Rubens Augusto

Disciplina - Geografia

Ano Letivo - 2021

Conteúdo - População Brasileira

Atividade: 2ª Série A/B/C/D  - Ensino Médio

Postada 01/03 - Entrega 08/03

e-mail - rubensaugustop@hotmail.com

 

Texto

Atualmente, o Brasil possui a quinta maior população do mundo, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país atingiu em 2010, 190.755.799 habitantes, apresentando uma concentração populacional inferior apenas a dos referidos países: China (1,3 bilhão), Índia (1,2 bilhão), Estados Unidos (317,6 milhões) e Indonésia (232,5 milhões). A divisão da população brasileira conforme o sexo é a seguinte: mulheres (51%), homens (49%). As mulheres também são a maioria nas universidades – 57%.

A taxa de crescimento demográfico do Brasil está em constante processo de declínio. Esse fato é consequência do planejamento familiar, e, principalmente, da redução da taxa de fecundidade (número de filhos gerados por cada mulher). Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) em 2008, a taxa de fecundidade da mulher brasileira é de 1,89.

Apesar de ser um país populoso (população absoluta), o Brasil é pouco povoado (população relativa), pois sua densidade demográfica é de apenas 22,4 habitantes por quilômetro quadrado. Seu território é habitado de forma extremamente desigual – São Paulo é o estado mais populoso, com 41.262.199 habitantes, enquanto Roraima, estado menos populoso, possui 450.479 habitantes. A ocupação populacional nas diferentes Regiões comprova essa concentração desigual no território brasileiro.

Nordeste – 53.081.950 habitantes, densidade demográfica de 34,2 hab./ km².

Norte – 15.864.454 habitantes, densidade demográfica de 4,1 hab./ km².

Sul – 27.386.891 habitantes, densidade demográfica de 47,5 hab./ km².

Sudeste – 80.364.410 habitantes, densidade demográfica de 87 hab./ km².

Centro-Oeste – 14.058.094 habitantes, densidade demográfica de 8,7 hab./ km².

Portanto, a Região Sudeste é a mais populosa e mais povoada do Brasil, com destaque para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Há quatro décadas, o Sudeste caracteriza-se como tal.

A expectativa de vida do brasileiro está crescendo a cada ano, fator resultante de melhorias nas condições de vida e saúde no país. Conforme pesquisa realizada pelo IBGE, a população do Brasil vive em média 72,8 anos. Atualmente, o país ocupa o 80° lugar no ranking mundial da expectativa de vida da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro também está ampliando a cada ano, de acordo com o relatório mais recente, divulgado em 2010, o Brasil possui média de 0,699, ocupando a 73° posição no ranking mundial, composto por 169 países.

A taxa de mortalidade infantil é outro índice social que tem apresentado melhorias. Conforme dados de 2009, publicados pelo o IBGE, a taxa de mortalidade infantil no Brasil passou de 33,5 crianças mortas por mil nascidas vivas, para 22, entre 1998 e 2009. Entretanto, o país tem muito a melhorar, especialmente em relação à desigualdade social, à saúde, educação, distribuição de renda, segurança, entre outros fatores.









Geografia - Professor Rubens - 3ºA 3ºB (4ª semana)

 

                                Parque Marajoara II

Prof. Rubens Augusto

Disciplina - Geografia

Ano Letivo - 2021

Conteúdo - Antecedentes e Primeira Guerra Mundial

Atividade: 3ª Série A/B - Ensino Médio

Postada 01/03 - Entrega 08/03

e-mail - rubensaugustop@hotmail.com

 

Oi pessoal, o texto postado serve como fonte de pesquisa para realização das atividades ... não é necessário copiá-lo e nos caças e cruzadinha faça somente as respostas ok

 

Taylorismo

Nos primeiros anos do século XX, o engenheiro estadunidense Frederick Taylor criou um método organizacional de trabalho, o qual foi denominado taylorismo.

Taylor estudou maneiras de aperfeiçoar o processo produtivo por meio, por exemplo, da cronometragem de cada fase do trabalho, além de eliminar movimentos longos ou inúteis. Com isso, houve redução significativa do tempo dispendido e aumento no volume produzido.

A cronometragem estabeleceu para cada operário o tempo a ser gasto em cada execução. Cabia aos engenheiros, e não ao trabalhador, determinar o tempo.

Frederick Winslow Taylor (1856-1915) nasceu na Filadélfia (EUA). Técnico em mecânica, também se formou engenheiro mecânico. O seu livro Princípio da administração científica propõe a utilização de princípios cartesianos associados à gestão de empresas, até hoje bibliografia de referência nos cursos de gestão empresarial. COLEÇÃO PARTICULAR

Fordismo

Nos primeiros anos do século XX, o engenheiro estadunidense Henry Ford revolucionou o modo de produzir mercadorias, ao estabelecer a produção em série na fabricação de automóveis. Esse modelo de produção foi denominado fordismo.

A grande inovação de Ford foi fixar o trabalhador na linha de produção, fazendo a tarefa designada em uma posição predeterminada diante de uma esteira rolante. Dessa maneira, havia uma simplificação muito grande de cada etapa na linha de produção: o operário realizava apenas uma determinada operação ao longo da jornada de trabalho.

A linha de produção em série elevou acentuadamente a produtividade da Ford. Para se ter ideia, o custo de produção de um automóvel, à época, diminuiu de US$ 1.340 para US$ 200, o que permitiu a um grande número de pessoas o acesso à aquisição desse bem.

Com o passar do tempo, o modelo fordista de produção exauriu-se. A superprodução gerava grandes estoques, nem sempre com mercado consumidor suficiente. Além disso, possíveis defeitos só eram detectados ao fim do processo de produção, o que aumentava os custos. Com isso, o modo de produzir mercadorias foi reinventado, como veremos a seguir.

Toyotismo

O modo de produção toyotista surgiu nas unidades fabris da Toyota, a partir da década de 1950. Esse modelo é considerado um exemplo de produção flexível, no qual o trabalhador é constantemente qualificado, podendo, caso necessário, atuar em diversas funções relacionadas ao processo de produção.

Outro elemento fundamental na inovação toyotista é a maneira de gerenciar a unidade produtiva, denominada just-in-time (“na hora”), em que o ritmo produtivo se adapta às demandas do mercado. Com isso, os estoques de matérias-primas são reduzidos e é menor o capital de giro estagnado na unidade produtiva, o que pode gerar ganhos à empresa, pois esse capital pode ser investido no sistema financeiro.

 

 

 

Dentro do modelo produtivo toyotista, merece destaque o sistema de kanban, palavra japonesa que pode ser traduzida como cartão, símbolo ou painel. É com base nessa metodologia que a produção acontece, respeitando o que está estabelecido nos cartões ao longo do processo produtivo, norteando o trabalhador no que há a fazer, no que está sendo feito e no que já foi realizado.

 

Atividades




História - Professor Rubens - 3ºA 3ºB (4ª semana)

 

                             Parque Marajoara II

Prof. Rubens Augusto

Disciplina - História

Ano Letivo 2021

Conteúdo - Antecedentes e Primeira Guerra Mundial

Atividade: 3ª Série A/B  Ensino Médio

Postada 01/03 - Entrega 08/03

e-mail - rubensaugustop@hotmail.com

 

As causas e consequências da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) costumam ser cobradas no Enem e em vestibulares de todo país.

Portanto, olha que presente preparei para vocês ...

Bom estudo!

 

Texto

O capitalismo concorrencial do século XIX motivou o conflito entre diversas potências européias. O interesse em ampliar mercados e o domínio sobre regiões de interesse imperialista fez com que a Europa se transformasse em um verdadeiro barril de pólvora. A França desejava reconquistar a região da Alsácia-Lorena perdida para a Alemanha. Os grupos nacionalistas balcânicos indispunham-se com a dominação exercida pela Áustria e a Rússia. Ao mesmo tempo, as tensões diplomáticas entre Alemanha e Inglaterra pelo domínio de regiões afro-asiáticas pioravam essa situação.

Dessa forma, a frustração em torno das vias de negociação diplomática incentivou uma grande corrida armamentista entre as nações europeias. O incentivo na compra e fabricação de armas agravou ainda mais as disputas econômicas, pois os grandes gastos no setor armamentista ampliavam a demanda por lucros e matéria-prima. Em meio a tantas animosidades, duas conferências ainda tentaram selar a paz entre as potências. Em 1898 e 1907, a cidade de Haia foi o lugar onde ainda tentaram vetar uma possível guerra.

Nesse período, as disputas também fortaleceram a criação de acordos de cooperação militar entre algumas nações da Europa. Na Convenção de São Petersburgo, em 1873, russos e alemães prometiam cooperação mútua em caso de agressão militar. Logo em seguida, os austríacos e italianos aproximaram-se desses dois países. Dessa forma, Alemanha, Áustria, Rússia e Itália pareciam formar um grupo de oposição frente a seus possíveis inimigos econômicos e militares.

Outro campo de disputas concentrava-se na região do Bálcãs. A opressiva dominação dos turcos na região era vista como uma grande oportunidade onde, através de um conflito armado, as nações industrialistas da Europa poderiam ampliar seus negócios. Foi quando em 1877, a Rússia, com apoio da Áustria, resolveu declarar guerra contra o Império Turco. Após derrotarem os turcos, os russos reconquistaram antigos territórios perdidos na Península Balcânica e a Áustria obteve controle sobre a Bósnia-Herzegovina.

A hegemonia russa na região reorganizou as alianças anteriormente firmadas. Em 1879, a Alemanha aliou-se secretamente à Áustria caso ocorresse uma invasão russa que, em troca, estaria livre de participar de um possível conflito entre a França e a Alemanha. No ano de 1882, o Tratado da Tríplice Aliança firmou um acordo de cooperação militar reunindo Alemanha, Áustria e Itália. Todas essas manobras sinalizavam que o mundo parecia ser “pequeno demais” frente a tantas nações ansiosas em firmarem sua supremacia econômica a qualquer custo.

No final do século XIX, a antiga hegemonia industrial inglesa começou a ser ameaçada. Os alemães conseguiram em um curto período formar um parque industrial que começou a superar a tradicional solidez industrial britânica. Sentindo-se ameaçados, os britânicos saíram de seu isolamento político-geográfico para firmarem acordos com a França. Após resolverem suas contendas, França e Inglaterra assinaram a Entente Cordial, em 1904. Tempos depois, a Rússia também se aproximou dos britânicos e franceses. A partir disso, estava formada a Tríplice Entente.

Dessa maneira, a Europa estava politicamente dividida entre os dois grandes acordos firmados na época. A Tríplice Entente e a Tríplice Aliança perfilavam a rivalidade num cenário bastante conturbado. A mobilização de potências em blocos preparou boa parte das condições necessárias para que ocorressem os conflitos da Primeira Guerra Mundial.

 

 

 

 

 

 

 

 

Questões ... pra facilitar a vidinha de vocês podem mandar apenas as respostas meu queridos

 

1- O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que:

a) difundiu as teorias socialistas.

b) acirrou as disputas territoriais.

c) superou as crises econômicas.

d) multiplicou os conflitos religiosos.

 

2- Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos todos corretos a favor de tal opinião.

a) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais, sobretudo através da inflação.

b) Em todos os países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em cheque os pilares básicos da sociedade liberal.

c) Durante a guerra foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a França e a Inglaterra, num prenúncio do fascismo ainda por vir.

d) A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais.

 

3- A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana. Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão:

a) a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.

b) o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear.

c) o declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.

d) a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.

 

4- Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:

a) A incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências.

b) A desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.

c) O sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquista das colônias da África e da Ásia.

d) O expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.

 

5- Dentre os fatores que conduziram à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), destacamos o(a):

a) nacionalismo eslavo aliado à desagregação do Império Turco.

b) acordo militar anglo-germânico visando à partilha da África.

c) desequilíbrio internacional provocado pela aliança da Rússia com o Império Austro-Húngaro.

d) descontentamento da França frente à ocupação no Marrocos.

 

6- "Artigos do Tratado de Versalhes:

Art. 45 - Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre.

Art. 119 - A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas. Art. 171 - Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra.

Art. 232 - A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens".

De acordo com o texto e com seus conhecimentos é correto afirmar que o Tratado de Versalhes:

a) Encerrou a 2ª Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países dos Aliados.

b) Extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial.

c) Estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, culminando na 1ª Guerra Mundial.

d) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da 1ª Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país.

 

 

 

 

 

 

 

 

7- Dentre as causas da Primeira Grande Guerra, destaca-se a questão balcânica, que pode ser associada:

a) à formação de novas nacionalidades, como a Iugoslava, sob a tutela da Alemanha.

b) às disputas coloniais na Ásia e na África entre a França e a Inglaterra.

c) ao interesse russo em abrir os estreitos de Bósforo e Dardanelos, ao nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto à formação da Grande Sérvia.

d) às desavenças entre o Império Austro-Húngaro e a Inglaterra ligadas à anexação da Bósnia-Herzegóvina.

 

8- A Primeira Guerra Mundial, que enfraqueceu a Europa em população e importância econômica:

a) acarretou a criação da Liga Pan-Germânica encarregada de efetivar o "Anschluss".

b) contribuiu para a concretização do Pacto Germânico-Soviético de não agressão, firmado entre Guilherme II e Nicolau II.

c) acarretou a difusão das ideias que apontavam as contradições do liberalismo.

d) contribuiu para a criação de um clima favorável para a aceitação dos princípios do socialismo utópico.

 

9- Dentre os desdobramentos político-econômicos imediatos na ordem internacional produzidos pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918), é correto apontar:

a) o fim dos privilégios aduaneiros da França no comércio com a Alemanha.

b) a incorporação da Hungria e da Tchecoslováquia aos domínios austríacos

c) a criação da Iugoslávia, como decorrência das questões políticas dos Bálcãs.

d) a anexação da Palestina, da Síria e do Iraque ao Império Otomano.

 

10- Ao término da Primeira Grande Guerra, as potências vencedoras responsabilizaram a Alemanha pela guerra e foi-lhe imposto um tratado punitivo, o Tratado de Versalhes, que teve como consequências:

a) degradação dos ideais liberais e democráticos, agitações políticas de esquerda - como o movimento espartaquista - crise econômica e desemprego.

b) enfraquecimento dos sentimentos nacionais, militarização do Estado Alemão, recuperação econômica e incorporação de Gdansk.

c) anexação das colônias de Togo e Camarões, a afirmação dos ideais liberais e democráticos e a valorização do marco alemão.

d) prosperidade econômica, rearmamento alemão, desmembramento da Alemanha e fortalecimento dos partidos liberais.

 

11- Sobre a atuação do Brasil na Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:

a) Participou de batalhas navais decisivas que influenciaram diretamente o resultado da guerra, dando a vitória à Tríplice Entente.

b) Limitou-se ao fornecimento de suprimentos agrícolas aos países da Tríplice Aliança.

c) O governo brasileiro participou em missões de patrulhamento bem como enviou enfermeiras e médicos para ajudar a Tríplice Entente.

d) Entrou ao lado da Alemanha e em troca, este país financiou a industrialização brasileira.

 

12- A Primeira Guerra se caracterizou pelo uso de várias tecnologias mortíferas no campo de batalha. Dentre as quais podemos destacar:

a) armas químicas

b) o rifle de repetição

c) os navios de guerra

d) granada de mão

 

13- O conflito de 1914-1918 deixou em campos opostos os seguintes países:

a) Alemanha, Império Austro-Húngaro e França contra Inglaterra, Rússia e Estados Unidos.

b) Alemanha, Império Russo e Itália contra Inglaterra, Império Austro-Húngaro e Estados Unidos.

c) Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro contra Inglaterra, Rússia e França.

d) Alemanha, Itália e Império Turco-Otomano contra Inglaterra, Rússia e Império Austro-Húngaro.