quarta-feira, 14 de abril de 2021

Arte - Professora Nádia - 1ºA 1ºB 1ºC 1ºD (6ª semana)

 

E.E. PARQUE MARAJOARA II

PLANO DE TRABALHO PARA O PERÍODO DE TELETRABALHO

 

PROFESSORA: Nádia Magnani

DISCIPLINA:   Arte

SÉRIE/ANO/TURMA:  1ºA, 1ºB. 1ºC e 1ºD      

DATA:  De 14/04/2021 a 23/04/2021                                          DATA DE ENTREGA: 26/04/2021

EMAIL: nmagnani@professor.educacao.sp.gov.br

ROTEIRO DE ESTUDOSO

TIPOS DE LINGUAGENS

A linguagem corporal nada mais é do que o conjunto de todas as expressões do corpo. É basicamente a forma como o nosso corpo fala, através de gestos, expressões faciais, postura, entre outros sinais emitidos fisicamente no processo de comunicação humana.

Trata-se de uma das principais formas de comunicação interpessoal, uma vez que especialistas apontam que 65% de toda a comunicação humana é feita por meio de gestos e comportamen-tos.

Este tipo de linguagem é estudado por uma ciência chamada Quinésia, que tem como objetivo investigar e interpretar o significado real dos gestos corporais, executados por meio dos senti-dos e em diferentes situações e contextos.

Exemplos de linguagem corporal e seus significados

Como pudemos perceber, a linguagem corporal tem um peso na comunicação que estabele-cemos com outras pessoas, podendo influenciar, positiva ou negativamente, nossas relações. Assim, é importante ficar atento aos sinais que estamos emitindo, para que, dessa maneira, possamos colher bons frutos, através destes contatos.

Linguagem visual é todo tipo de comunicação que se dá através de imagens e símbolos.    Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, são a matéria-prima de toda informação visual.

Elementos básicos da linguagem visual

Linguagem visual é todo tipo de comunicação que se dá através de imagens e símbolos.

PLACAS  DE TRÂNSITO

Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, são a matéria-prima de toda informação visual.

Entretanto, esses elementos isolados não representam nada, não tem significados preestabelecidos, nada definem antes de entrarem num contexto formal.

De acordo com o estudo de vários autores, podem-se identificar como principais elementos visuais: o ponto, a linha, a forma, o plano, a textura, e a cor.

As linguagens sonoras são linguagens que envolvem o uso de algum método de emissão de som, como a fala humana, o latido do cão ou a comunicação através de autofalantes.

Linguagem sonora do rádio implica a organização da linguagem onde é utilizado o jornal a informação, que aborda documentários, entrevistas, reportagens, boletim de opinião, mesa redonda, utilidade pública e noticiário, que pode ser classificado como informativo, especializado, síntese noticiosa, rádio jornal, edição extra, toque informativo e rádio revista. Todos com o intuito de atingir o maior público possível.

A linguagem sonora do rádio também tem seu papel fundamental, pois utiliza a combinação de elementos racionais onde está inserido o texto, e não verbais, que incluem a sonoplastia e o desempenho da voz, que precisa captar a atenção do ouvinte, com frases concisas, de forma atraente, clara. O locutor pode repetir algo equivalente, pelo menos duas ou três vezes para a memorização. Outro ponto abordado por alguns autores, é a redundância combatida no texto televisivo e jornal impresso, sendo que no rádio é uma necessidade básica e tem por finalidade também a memorização. Para todos os autores pesquisados, o rádio tem como missão principal o entretenimento, a informação e a persuasão.

Ações:

Ler a teoria acima e responder as questões abaixo:

 

1)      Explique o que é linguagem visual? (vale 1,5)

 

 

 

 

2)      Em que momento a linguagem não verbal está presente no rádio? (vale 2,0)

 

 

 

 

3)      Como o corpo fala? Justifique. (vale 2,0)

 

 

 

 

4)      Explique qual  é a importância da linguagem? (vale 1,5)

 

 

 

 

5)      Faça um desenho colorido ou uma colagem contendo as  três  linguagens ( visual, sonora e corporal)  (vale 3,0) Poderão ser usados materiais recicláveis.

 

Habilidades:

EM13LGG103    Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criti-camente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

 

 

Sugestões:

Ler o livro O corpo fala

 

 

Avaliação: A atividade vale de 0 a 10 










Educação Física - Professora Poliani - 1ºA 1ºB 1ºC 1ºD (6ª semana)

 

E.E. PARQUE MARAJOARA II

PLANO DE TRABALHO PARA O PERÍODO DE TELETRABALHO

 

PROFESSOR: Poliani Claro Guarinon

DISCIPLINA: Educação Física

SÉRIE/ANO/TURMA: 1A, B, C e D

DATA: 14 de abril

DATA DE ENTREGA: ENTREGAR ESSA TAREFA ATÉ 21 DE ABRIL

EMAIL: guarinon@prof.educacao.sp.gov.br

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

AÇÕES:

TAREFA: Responda a tabela abaixo de acordo com a capacidade física predominante:

ATIVIDADE/EXERCÍCIO

CAPACIDADE FÍSICA

Alongar os membros inferiores

 

Pular corda

 

Correr em zig zag

 

Levantar peso

 

Correr em volta da quadra

 

Corridas de curta distância

 

Espacate (abertura zero)

 

 

 

 

HABILIDADES:

ü  (EF09EF08) Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc).

ü  Reconhecer as capacidades físicas

 

AVALIAÇÃO: Participação e o feedback por meio da entrega (por email) das atividades solicitadas.

Português - Professora Claudineia - 1ºA 1ºB 1ºC 1ºD (6ª semana)

 

1A,B,C,D - fazer na apostila aula 05 e 06, página 35 até 38.

Educação Física - Professora Poliani - 2ºA 2ºB 2ºC 2ºD (6ª semana)

 

PARQUE MARAJOARA II

PLANO DE TRABALHO PARA O PERÍODO DE TELETRABALHO

 

PROFESSOR: Poliani Claro Guarinon

DISCIPLINA: Educação Física

SÉRIE/ANO/TURMA: 2A, B, C

DATA: 14 de abril

DATA DE ENTREGA:

ENTREGAR ESSA TAREFA 21 de ABRIL

EMAIL: guarinon@prof.educacao.sp.gov.br

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

AÇÕES:

TAREFA: Apresentar um esporte na qual a capacidade física predominante seja a flexibilidade, outro para agilidade, um para resistência, um para velocidade e outro para força.

CAPACIDADE FÍSICA PREDOMINANTE

ESPORTE

Agilidade

 

Força

 

Resistência

 

Velocidade

 

Flexibilidade

 

 

 

HABILIDADES:

ü  Reconhecer as capacidades físicas presentes nas ginásticas

 

AVALIAÇÃO: Participação e o feedback por meio da entrega (por email) das atividades solicitadas.

Português - Professora Lucimara - 2ºC 2ºD (6ª semana)

 

E.E Pq Marajoara II

Plano de Trabalho para o período de Teletrabalho

 

PROFESSOR: Lucimara Calandria Ribeiro

DISCIPLINA: Português

SÉRIE/ANO/TURMA:2º C e D

DATA: 14/04/21

DATA DE ENTREGA: 21/04/21

EMAIL:lucimaracalandria7@gmail.com

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

Ações:

1 -  Realizar as atividade de produção de Artigo de Opinião da Aula 6, página 25 (Sequência de Atividades 02) da apostila Aprender Sempre.

Observação: Para realizar a atividade é necessário que vocês assistam à aula de 04/03 do CMSP e também sigam as orientações da página 26 e 27 da apostila.

Enviar o Artigo de Opinião para meu e-mail até 21/04 (Vale de 0 à 10)

2 – Assistir às aulas do CMSP de 09/03, 11/03 e 05/04  e realize todas as atividades propostas lá, façam também os exercícios do Caderno Aprender Sempre até a página 38.

ESTAS ATIVIDADES DEVEM SER REALIZADAS, MAS NÃO ENVIADAS PARA MEU E-MAIL NESTA SEMANA.

Habilidades:

 

Elaborar estratégias de produção de textos diversos (verbais e não verbais), respeitando as suas diferentes características de gênero e os procedimentos de coesão e coerência textual.

 

Sugestões:

Assistir às aulas do CMSP para realizar estas atividades e participar das nossas aulas online.

Avaliação:

Observação da participação e do desenvolvimento das atividades propostas.

Educação Física - Professora Poliani - 3ºA 3ºB (6ª semana)

 

E.E. PARQUE MARAJOARA II

PLANO DE TRABALHO PARA O PERÍODO DE TELETRABALHO

 

PROFESSOR: Poliani Claro Guarinon

DISCIPLINA: Educação Física

SÉRIE/ANO/TURMA: 3A, B

DATA: 14 abril

DATA DE ENTREGA:  

ENTREGAR ESTA TAREFA ATÉ 21 DE ABRIL

EMAIL: guarinon@prof.educacao.sp.gov.br

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

AÇÕES:

TAREFA 1: Assistir aos vídeos sugeridos.

Sugestões:

 https://www.youtube.com/watch?v=zuCc26zf0kI&list=

https://www.youtube.com/watch?v=RCYqItnuvRE&list=PL_1Ve6QuY5dzC_7Jw100XyjaG-zYzkYjO&index=5

 

TAREFA 2: Responder o quadro abaixo:

Relacione o princípio de treinamento com as características correspondentes:

1 Princípio da sobrecarga; 2 Princípio da individualidade; 3 Princípio da reversibilidade.

(   ) Duração do treino               (   ) Treinabilidade               (   ) Tipo de fibra    

(   ) Queda de rendimento em função da falta de regularidade no treino  

(   ) Caráter transitório dos resultados                (   ) Fator genético     

(   ) Nível de condicionamento                         (   ) Aumento da velocidade no treino de esteira  

(   ) Quantidade de carga                                (   ) idade

 

HABILIDADES:

ü  Selecionar, interpretar e utilizar informações e conhecimentos sobre os princípios do treinamento na elaboração de um programa pessoal de condicionamento físico voltado ao desenvolvimento de uma ou mais capacidades físicas;

ü  Discriminar conceitualmente os princípios do treinamento.

 

AVALIAÇÃO: Participação e o feedback por meio da entrega (por email) das atividades solicitadas.

Educação Física - Professora Poliani - 6ºA 6ºB (6ª semana)

 

E.E. PARQUE MARAJOARA II

PLANO DE TRABALHO PARA O PERÍODO DE TELETRABALHO

 

PROFESSOR: Poliani Claro Guarinon

DISCIPLINA: Educação Física

SÉRIE/ANO/TURMA: 6A e B

DATA: 14 de abril

DATA DE ENTREGA:

ENTREGAR ESSA TAREFA ATÉ 21 DE ABRIL

EMAIL: guarinon@prof.educacao.sp.gov.br

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

AÇÕES:

TAREFA: Responder à questão e mandar a resposta para email da professora.

                QUAIS OS BENEFÍCIOS QUE PODEMOS OBTER QUANDO PRATICAMOS A CORRIDA?

Inglês - Professora - Eni - 6ºA 6ºB 6ºC 6ºD (6ª semana)

EE PARQUE MARAJOARA II

 

Professora: Eni

Disciplina: Inglês

Data: 14/04/2021    

 

       (Fazer no caderno. NÃO é para enviar)

 

1.Leia o texto e responda: 



Português - Professora Aparecida - 6ºA 6ºB 6ºC 6ºD (6ª semana)

Disciplina: Português                    Data: 14/04/2021             Professora: Aparecida Jorcovix

Público alvo: 6º A, B, C, D

Ações: Lista de atividades.

Habilidades: Reconhecer efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

Avaliação: Será avaliada a pertinência das respostas dadas nos exercícios propostos.

 

 Responda os exercícios abaixo:

 

1)      Quantas letras e quantos fonemas temos nas palavras abaixo?]

a)      Cartaz

b)      Conhecimento

c)       Sumiço

d)      Alho

e)      Lâmpada

f)       Chapéu

g)      Barro

h)      Passagem

i)        Molécula

j)        Problema

 

2)      Classifique o modo como o verbo destacado é enunciado nas frases abaixo ( modo indicativo,      modo subjuntivo, modo imperativo).

a)      Ele morreu na contramão.

b)      Se ele estudasse, seria aprovado.

c)       Não saia de casa.

d)      Almocei tarde hoje.

e)      Minha família torce para que eu troque o carro.

f)       Seja feliz!

g)      Nós atravessaremos a rua.

h)      Ouça esse conselho.

i)        Quando nós viajarmos, traremos um presente pra você.

j)        Você comprou arroz?

Não se esqueça:

        O modo revela a maneira como o falante enuncia o verbo. São três os modos verbais:

1)      Indicativo: o falante enuncia o fato como algo certo (indica certeza do que está falando).

Ex.: Viajou para São Paulo.

 

2)      Subjuntivo: o falante enuncia algo duvidoso, hipotético (indica dúvida em relação ao que se está falando, hipótese).

Ex.: Se ele me emprestasse, eu leria aquele livro com prazer.

 

3)      Imperativo: o falante exprime uma ordem, solicitação ou desejo.

Ex.: Feche a porta!