quarta-feira, 14 de abril de 2021

Arte - Professora Nádia - 1ºA 1ºB 1ºC 1ºD (6ª semana)

 

E.E. PARQUE MARAJOARA II

PLANO DE TRABALHO PARA O PERÍODO DE TELETRABALHO

 

PROFESSORA: Nádia Magnani

DISCIPLINA:   Arte

SÉRIE/ANO/TURMA:  1ºA, 1ºB. 1ºC e 1ºD      

DATA:  De 14/04/2021 a 23/04/2021                                          DATA DE ENTREGA: 26/04/2021

EMAIL: nmagnani@professor.educacao.sp.gov.br

ROTEIRO DE ESTUDOSO

TIPOS DE LINGUAGENS

A linguagem corporal nada mais é do que o conjunto de todas as expressões do corpo. É basicamente a forma como o nosso corpo fala, através de gestos, expressões faciais, postura, entre outros sinais emitidos fisicamente no processo de comunicação humana.

Trata-se de uma das principais formas de comunicação interpessoal, uma vez que especialistas apontam que 65% de toda a comunicação humana é feita por meio de gestos e comportamen-tos.

Este tipo de linguagem é estudado por uma ciência chamada Quinésia, que tem como objetivo investigar e interpretar o significado real dos gestos corporais, executados por meio dos senti-dos e em diferentes situações e contextos.

Exemplos de linguagem corporal e seus significados

Como pudemos perceber, a linguagem corporal tem um peso na comunicação que estabele-cemos com outras pessoas, podendo influenciar, positiva ou negativamente, nossas relações. Assim, é importante ficar atento aos sinais que estamos emitindo, para que, dessa maneira, possamos colher bons frutos, através destes contatos.

Linguagem visual é todo tipo de comunicação que se dá através de imagens e símbolos.    Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, são a matéria-prima de toda informação visual.

Elementos básicos da linguagem visual

Linguagem visual é todo tipo de comunicação que se dá através de imagens e símbolos.

PLACAS  DE TRÂNSITO

Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, são a matéria-prima de toda informação visual.

Entretanto, esses elementos isolados não representam nada, não tem significados preestabelecidos, nada definem antes de entrarem num contexto formal.

De acordo com o estudo de vários autores, podem-se identificar como principais elementos visuais: o ponto, a linha, a forma, o plano, a textura, e a cor.

As linguagens sonoras são linguagens que envolvem o uso de algum método de emissão de som, como a fala humana, o latido do cão ou a comunicação através de autofalantes.

Linguagem sonora do rádio implica a organização da linguagem onde é utilizado o jornal a informação, que aborda documentários, entrevistas, reportagens, boletim de opinião, mesa redonda, utilidade pública e noticiário, que pode ser classificado como informativo, especializado, síntese noticiosa, rádio jornal, edição extra, toque informativo e rádio revista. Todos com o intuito de atingir o maior público possível.

A linguagem sonora do rádio também tem seu papel fundamental, pois utiliza a combinação de elementos racionais onde está inserido o texto, e não verbais, que incluem a sonoplastia e o desempenho da voz, que precisa captar a atenção do ouvinte, com frases concisas, de forma atraente, clara. O locutor pode repetir algo equivalente, pelo menos duas ou três vezes para a memorização. Outro ponto abordado por alguns autores, é a redundância combatida no texto televisivo e jornal impresso, sendo que no rádio é uma necessidade básica e tem por finalidade também a memorização. Para todos os autores pesquisados, o rádio tem como missão principal o entretenimento, a informação e a persuasão.

Ações:

Ler a teoria acima e responder as questões abaixo:

 

1)      Explique o que é linguagem visual? (vale 1,5)

 

 

 

 

2)      Em que momento a linguagem não verbal está presente no rádio? (vale 2,0)

 

 

 

 

3)      Como o corpo fala? Justifique. (vale 2,0)

 

 

 

 

4)      Explique qual  é a importância da linguagem? (vale 1,5)

 

 

 

 

5)      Faça um desenho colorido ou uma colagem contendo as  três  linguagens ( visual, sonora e corporal)  (vale 3,0) Poderão ser usados materiais recicláveis.

 

Habilidades:

EM13LGG103    Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criti-camente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

 

 

Sugestões:

Ler o livro O corpo fala

 

 

Avaliação: A atividade vale de 0 a 10 










Nenhum comentário:

Postar um comentário