terça-feira, 13 de abril de 2021

Geografia - Professor Rubens - 7ºB (6ª semana)

Marajoara II

Prof. Rubens Augusto

Disciplina - Geografia

Ano Letivo 2021

Atividade: 7º ano B - Ensino Fundamental

Conteúdo – Regiões Brasileiras –

Postada 11/04 - Entrega 18/04

e-mail - rubensaugustop@hotmail.com

Aula online

Atividade 1 – Questões sobre a regionalização brasileira.

1- Marque a alternativa que corresponde à quantidade correta de estados do Brasil.

a) 26 estados e 1 Distrito Federal.     b) 25 estados.     c) 25 estados e 1 Distrito Federal.     d) 27 estados.

 

2- Marque a alternativa que corresponde, respectivamente, os Estados brasileiros que apresentam a maior e a menor extensão territorial.

a) Amazonas e Acre.         b) Pará e Alagoas.         c) São Paulo e Amapá.         d) Amazonas e Sergipe

 

3- Das cinco regiões brasileiras, a que ocupa a maior área do Brasil é a :

a) Nordeste.              b) Norte.              c) Centro-Oeste.              d) Sudeste.              e) Sul

 

4- O Brasil é um dos países que possui o território “cortado” pela linha do Equador, que passa na porção norte do território brasileiro. Marque a alternativa que corresponde aos Estados brasileiros por onde essa linha imaginária passa.

a) Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.    c) São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Espírito Santo

b) Pará, Amapá, Rondônia e Amazonas.            d) Amapá, Amazonas, Pará e Roraima


5- Observe, acima, o mapa de divisão regional do Brasil e em seguida assinale a alternativa INCORRETA:

a) o número 3 assinala a região Centro-Oeste, onde se localiza a capital do país: Brasília.

b) o número 2 identifica a região Sudeste que apresenta maior índice de industrialização.

c) o número 4 assinala a região Sul, onde se concentram um grande número de europeus.

d) o número 5 corresponde a região Norte, onde está localizada a floresta amazônica.

 

6- O IBGE divide o Brasil em cinco regiões administrativas

a) Norte, Sul, Centro Norte, Sudoeste e Nordeste.

b) Norte, Sudeste, Centro Sul, Noroeste e Oeste.

c) Norte, Nordeste, Sudeste, Centro Oeste e Sul.

d) Norte, Centro Leste, Sul, Nordeste e Leste.

 

7- Todos os Estados abaixo fazem parte da região Nordeste, exceto:

a) Alagoas.            b) Rio Grande do Norte.            c) Paraíba.          d) Roraima.          e) Sergipe

 

8- A Região Sul é:

a) a de maior em tamanho.

b) a região que abrange mais Estados.

c) a região que tem a menor área.

d) onde se localiza a capital do Brasil.

 

9- Região brasileira que possui o maior número de Estados:

a) Norte.             b) Nordeste.             c) Sul.             d) Sudeste.             e) Centro-Oeste

 

10- A Região Sudeste é:

a) A maior em tamanho.                                        b) a região que abrange mais Estados.

c) a região que tem a menor área.                               d) Nenhuma alternativa correta.


Atividade 2 – Após encontrar no caça as palavras grifadas associe os Estados às Regiões Brasileiras; exemplo; ( A ) Acre, ( B ) Alagoas, assim por diante.




Geografia - Professor Rubens - 8ºB (6ª semana)

                                                                             Parque Marajoara II

Prof. Rubens Augusto

Disciplina - Geografia

Ano Letivo 2021

Conteúdo – Revoluções Industriais

Atividade: 8º ano B Ensino Fundamental

Postada 11/04 - Entrega 18/04

e-mail - rubensaugustop@hotmail.com

Questões (Aula on-line do Meet)

Atividade 1 – Após a leitura do texto encontre as palavras em destaque no caça (enumera cada uma dela ).

Atividade 2 – Após encontrar as palavras grifadas no caça associa as três fases das Revoluções Industriais às frases abaixo e resolva a cruzadinha.





Filosofia - Professora Simone - 1ºA 1ºB 1ºC 1ºD (6ª semana)

 

1º ano Filosofia - 1ABC https://forms.gle/rA3CGvSRut9HycEG9

Geografia - Professor Rubens - 1ºA 1ºB 1ºC 1ºD (6ª semana)

Parque Marajoara II

Prof. Rubens Augusto

Disciplina - Geografia

Ano Letivo 2021

Conteúdo – Deriva dos Continentes – Litosfera - Tectonismo

Atividade: 1ª Série A/B/C/D - Ensino Médio

Postada 11/04 - Entrega 18/04

e-mail - rubensaugustop@hotmail.com

Atividade (aula do Meet)

 

Atividade 1 – Teoria Da Deriva dos Continentes

Atividade 2 – Camadas da Terra

Atividade 3 – Tectônicas de Placas









Filosofia - Professor Alan - 1ºE (6ª semana)

Aula de Filosofia

E.E. Parque Marajoara II

Prof° Alan Tenório   email: alantenorio@prof.educacao.sp.gov.br

Turma:  1E

Habilidades:  identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, socias, ambientais e culturais. 


Disparador: Nietzsche é sem dúvida alguma, um dos filósofos mais importantes do pensamento moderno e pode-se dizer até de todos os tempos. Apesar de estar historicamente dentro da modernidade, ela nada tinha da modernidade. Enquanto racionalista e empiristas se digladiavam para conhecer a origem do conhecimento humano, se era da razão ou da experiência, Nietzsche “zombava” de ambos, “zombava” do próprio conhecimento. 

 Sua crítica feroz à filosofia tradicional já começa em seus primeiros escritos, quando faz pesadas críticas a Sócrates. Desde a sua obra “O Nascimento da Tragédia” em 1871, até ao seu último escrito publicado em vida que foi “Crepúsculo dos Ídolos” em 1888, Nietzsche procurava a mesma coisa, ou seja, denunciar a moral que dominava o mundo, propondo uma transvaloração de todos dos valores, onde deveríamos, por seu método genealógico, investigar a origem dos valores antes de simplesmente aceitalo.

Atividades: assistir a aula no CMSP do dia 04/03/2021 e responder as questões:

1)            O que são ídolos para Nietzsche?

2)            Você concorda com o pensamento crítico de Nietzsche sobre os crepúsculo dos ídolos? justifique sua resposta.  

 



Geografia - Professor Paulo - 1ºE (6ª semana)

1° ANO E- GEO. ATIV.5 – PROF.PAULO – ZAP: 942243667

ATIVIDADE5 DE RECUPERAÇÃO DE NOTAS DO 1/ BIMESTRE.

FAÇA UMA PESQUISA, SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES ANT´ROPICAS DO PLANETA

DATA DE ENTREGA 15 DE ABRIL

VALENDO NOTA 10

Filosofia - Professor Wilson - 2ºA 2ºB 2ºC 2ºD (6ª semana)

 

               E.E. PARQUE MARAJOARA II

   Roteiro de Orientação para aprendizagem a Distância Habilidades priorizadas: Interpretação de texto, reflexão crítica e produção de texto.              

       FILOSOFIA -  2º A, 2ºB , 2ºC e 2ºD -   Profº Wilson

 

1º Bimestre – (6ª semana)

 

Ética e moral - ATIVIDADE

 

Baseado nas explicações dos vídeos aulas e pesquisas responda:

 

1)    Defina o que é ética.

2)    Faça a distinção entre ética e moral

3)    Dê um exemplo de conduta ética.

4)    Comente a ética em uma profissão.

5)    Cite uma norma ou costume do Brasil considerado uma conduta moral.

 

 

Realizar atividade no caderno, enviar no e-mail                     limeiradias@yahoo.com.br

Atenção:  Não usar lápis, colocar nome e turma (legível)

                            Fotografar com o caderno de forma vertical.

Geografia - Professor Rubens - 2ºA 2ºB 2ºC 2ºD (6ª semana)

Parque Marajoara II

Prof. Rubens Augusto

Disciplina - Geografia

Ano Letivo 2021

Conteúdo – Indústria Brasileira

Atividade: 2ª Série A/B/C/D - Ensino Médio

Postada 11/04 - Entrega 18/04

e-mail - rubensaugustop@hotmail.com

 

Atividade (aula online)

 

1- A Indústria Brasileira pode ser dividida em 5 fases, caracterize cada uma delas.

 

a)1500 a 1808:

 

b)1808 a 1930:

 

c)1930 a 1955:

 

d)195 até a década de 80:

 

e) A partir da década de 80:

 

2- Aponte os fatores positivos e negativos em relação à indústria brasileira nos Governos Vargas e JK.

 

3- Coloque GV para as realizações de Vargas e (JK) para as realizações de Juscelino Kubitschek.

a. (         ) modernização da infra-estrutura nacional.

b. (         ) Criação do Plano de Metas

c. (         ) consolidação das leis trabalhistas 

d. (         ) desenvolvimento do setor automobilístico e do setor da construção civil

e. (         ) construção da cidade de Brasília

f. (          )  investimentos nas indústrias nacionais de base (tanto a CSN quanto a Petrobrás)

g. (         ) auxiliou na aceleração da industrialização do país e na amenização dos conflitos entre classes.

h. (         ) atraiu investimentos estadunidenses para o Brasil (que facilitaram o rápido desenvolvimento da indústria).

i. (         ) defendia a nacionalização da indústria brasileira sem o apoio do capital estrangeiro.

j. (         ) defendia a internacionalização da industria brasileiro com apoio do capital estrangeiro.

História - Professora Rita - 2ºE (6ª semana)

 6ª SEMANA ( 1º BIMESTRE)

 1)  Assistir as aulas do centro de mídias e elaborar um resumo utilizando as seguintes questões norteadoras:

- Tema da aula:             - O conteúdo trabalhado(explicação):     - O que você entendeu.

2)  Leia o texto e responda:

     “Conforme verificamos, a nova camada burguesa, pretendendo impor-se socialmente, precisamos combater a cultura medieval, no interior da qual ela aparecia somente como uma porção inferior e sem importância da população. Era, pois, necessário construir uma imagem inferior da sociedade na qual ela, a burguesia, ocupasse o centro e não as margens do corpo social. Assim sendo, as grandes famílias que prosperavam com os negócios bancários e comerciais e os novos príncipes e monarcas começavam a utilizar uma parte da sua riqueza para a construção de palácios no centro das cidades: igrejas, catedrais e capelas, na entrada das quais colocavam seus brasões e em cujo interior enterravam seus mortos: estátuas gigantescas colocadas nas praças e locais públicos, com as quais homenageavam seus fundadores e seus heróis: e, de resto, quadros, gravuras, afrescos, que adornavam os recintos particulares e alguns prédios públicos em que costumavam aparecer em grande destaque em meio aos santos ou às cenas do Evangelho, ou mesmo retratados em primeiro plano, predominando sobre uma cidade ou uma vasta região que aparecia em ponto menor ao fundo.

      Esses financiadores de uma nova cultura – burguesia, príncipes e monarcas –eram chamadas mecenas, isto é , protetores das artes. Seu objetivo não era somente a autopromoção, mas também a propaganda é difusão de novos hábitos, valores e comportamentos. Mais do que sua imagem, que podia ou não aparecer nas obras, o que elas deveriam veicular era uma visão racional, dinâmica, progressista, otimista e opulenta do mundo e da sociedade. Uma visão na qual o modo de vida e os valores da burguesia e do poder centralizado aparecessem como única forma de vida e o conjunto de crenças mais satisfatório para todas as pessoas. Essa luta cultural deve ser compreendida, 

portanto, como uma das dimensões da luta da burguesia para afirmar-se diante do clero e da nobreza e de seus ideais de submissão piedosa e da cavalaria medieval.” (SEVCENKO, Nicolau. O renascimento.24. Ed. S. P., atual, 1994.

Vocabulário:

- Afresco; técnica de pintura mural caracterizada pela aplicação de pigmentos de cordiluídos em água sobre o revestimento fresco.

 - Autopromoção: divulgação e valorização de si próprio.

- Opulenta: muito rica, abastada, abundância de bens.

- Veicular: transmitir, propagar, difundir. 

Leia o texto complementar desta página e destaque:

1) Quem eram os mecenas?

2) Quais os objetivos da burguesia em patrocinar as artes.

3) Quais os valores que a burguesia pretendia difundir.

4) Pesquise alguns artistas e suas obras:

Nome                                                   Obras                                         País

Miguel de Cervantes                            D. Quixote                                 Espanha

William Shakespeare

Luís Vaz de Camões

Maquiavel

Erasmo de Rotterdam

Thomas Morus

Michelângelo

Leonardo da Vinci

Rafael

Ticiano

Bramante

OBS: “NÃO” estou recebendo atividades digitadas, somente “MANUSCRITAS”.                                    - É possível acompanhar a programação pela TV Cultura (canal 2.3); pela SKY (canal76);  e pelo APP( a presença do dia será validada a partir da resolução de 1 questão no CMSP).

*Entrega das atividades na data estipulada: 12/04 até 16/04/2021

 *Enviar pelo email rita_moreira.mel@hotmail.com

 *As atividades serão semanais e valem notas e frequência. 

História - Professora Rita - 3ºC 3ºD (6ª semana)

 6ª SEMANA ( 1º BIMESTRE)

1)  Assistir as aulas do centro de mídias e elaborar um resumo utilizando as seguintes questões norteadoras:

-Tema da aula;       -O conteúdo Trabalhado(explicação):         -O que você entendeu.                                                         

2) Entrar no youtube e assistir o vídeo: Primeira Guerra Mundial – Resumo Desenhado. Depois de assistir o vídeo faça um mapa mental sobre o conteúdo.

 

OBS: “NÃO” estou recebendo atividades digitadas, somente “MANUSCRITAS”.

 - É possível acompanhar a programação pela TV Cultura (canal 2.3); pela SKY (canal 76)) e pelo APP (a presença do dia só será validada a partir da resolução de 1 questão no CMSP). 

*Entrega das atividades na data estipulada: 12/04  até  16/04/2021                                                          *Enviar pelo email rita_moreira.mel@hotmail.com

 *As atividades serão semanais e valem notas e frequência (através do acompanhamento na devolutiva das atividades ao professor).

Geografia - Professor Rubens - 3ºA 3ºB (6ª semana)

 

                                                                Parque Marajoara II

Prof. Rubens Augusto

Disciplina - Geografia

Ano Letivo 2021

Conteúdo – Blocos Econômicos

Atividade: 3ª Série A/B - Ensino Médio

Postada 11/04 - Entrega 18/04

e-mail - rubensaugustop@hotmail.com

 

 (Aula online Meet)

Atividade 1


Atividade 2





História - Professor Rubens - 3ºA 3ºB (6ª semana)

 

                         Parque Marajoara II

Prof. Rubens Augusto

Disciplina - História

Ano Letivo 2021

Conteúdo – Primeira Guerra Mundial

Atividade: 2ª Série A/B/C/D - Ensino Médio

Postada 11/04 - Entrega 18/04

e-mail - rubensaugustop@hotmail.com

 

 (Aula online Meet) - Questões

 

1- Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.

O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que

a) difundiu as teorias socialistas.                            c) superou as crises econômicas.

b) acirrou as disputas territoriais.                           d) multiplicou os conflitos religiosos.

 

2- Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos todos corretos a favor de tal opinião.

a) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais, sobretudo através da inflação.

b) Em todos os países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em cheque os pilares básicos da sociedade liberal.

c) Durante a guerra foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a França e a Inglaterra, num prenúncio do fascismo ainda por vir.

d) A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais.

 

3- A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana.

Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão:

a) a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.

b) o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear.

c) o declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.

d) a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.

 

4- Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:

a) A incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências.

b) A desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.

 

c) O sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquista das colônias da África e da Ásia.

d) O expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.

 

5- Dentre os fatores que conduziram à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), destacamos o(a):

a) nacionalismo eslavo aliado à desagregação do Império Turco.

b) acordo militar anglo-germânico visando à partilha da África.

c) desequilíbrio internacional provocado pela aliança da Rússia com o Império Austro-Húngaro.

d) oposição do Imperador Francisco Ferdinando à admissão da Sérvia no Império Austro-Húngaro.

 

6- "Artigos do Tratado de Versalhes:

Art. 45 - Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre.

Art. 119 - A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas. Art. 171 - Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra.

Art. 232 - A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens".

De acordo com o texto e com seus conhecimentos é correto afirmar que o Tratado de Versalhes:

a) Encerrou a 2ª Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países dos Aliados.

b) Extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial.

c) Permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha no fim da 2ª Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética.

d) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da 1ª Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país.

 

7- Dentre as causas da Primeira Grande Guerra, destaca-se a questão balcânica, que pode ser associada:

a) à formação de novas nacionalidades, como a Iugoslava, sob a tutela da Alemanha.

b) às disputas coloniais na Ásia e na África entre a França e a Inglaterra.

c) ao interesse russo em abrir os estreitos de Bósforo e Dardanelos, ao nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto à formação da Grande Sérvia.

d) às desavenças entre o Império Austro-Húngaro e a Inglaterra ligadas à anexação da Bósnia-Herzegóvina.

 

8- A Primeira Guerra Mundial, que enfraqueceu a Europa em população e importância econômica:

a) acarretou a criação da Liga Pan-Germânica encarregada de efetivar o "Anschluss".

b) contribuiu para a concretização do Pacto Germânico-Soviético de não agressão, firmado entre Guilherme II e Nicolau II.

c) contribuiu para a formação, dentro da Sérvia de sociedades secretas, tais como a Mão Negra fundada em 1921.

d) acarretou a difusão das ideias que apontavam as contradições do liberalismo.

 

9- Dentre os desdobramentos político-econômicos imediatos na ordem internacional produzidos pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918), é correto apontar:

a) o fim dos privilégios aduaneiros da França no comércio com a Alemanha.

b) o surgimento da Organização das Nações Unidas, por meio do Tratado de Sevres.

c) a criação da Iugoslávia, como decorrência das questões políticas dos Bálcãs.

d) a anexação da Palestina, da Síria e do Iraque ao Império Otomano.

 

 

10- Ao término da Primeira Grande Guerra, as potências vencedoras responsabilizaram a Alemanha pela guerra e foi-lhe imposto um tratado punitivo, o Tratado de Versalhes, que teve como consequências:

a) degradação dos ideais liberais e democráticos, agitações políticas de esquerda - como o movimento espartaquista - crise econômica e desemprego.

b) enfraquecimento dos sentimentos nacionais, militarização do Estado Alemão, recuperação econômica e incorporação de Gdansk.

c) anexação das colônias de Togo e Camarões, a afirmação dos ideais liberais e democráticos e a valorização do marco alemão.

d) prosperidade econômica, rearmamento alemão, desmembramento da Alemanha e fortalecimento dos partidos liberais.

 

11- Sobre a atuação do Brasil na Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:

a) participou de batalhas navais decisivas que influenciaram diretamente o resultado da guerra, dando a vitória à Tríplice Entente.

b) Limitou-se ao fornecimento de suprimentos agrícolas aos países da Tríplice Aliança.

c) O governo brasileiro participou em missões de patrulhamento bem como enviou enfermeiras e médicos para ajudar a Tríplice Entente.

d) Entrou ao lado da Alemanha e em troca, este país financiou a industrialização brasileira.

 

12- A Primeira Guerra se caracterizou pelo uso de várias tecnologias mortíferas no campo de batalha. Dentre as quais podemos destacar:

a) armas químicas

b) o rifle de repetição

c) os navios de guerra

d) granada de mão

 

13- O conflito de 1914-1918 deixou em campos opostos os seguintes países:

a) Alemanha, Império Austro-Húngaro e França contra Inglaterra, Rússia e Estados Unidos.

b) Alemanha, Império Russo e Itália contra Inglaterra, Império Austro-Húngaro e Estados Unidos.

c) Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro contra Inglaterra, Rússia e França.

d) Alemanha, Itália e Império Turco-Otomano contra Inglaterra, Rússia e Império Austro-Húngaro.

 

14- Uma dos países mais extensos do mundo, também era um dos mais pobres e anti-democráticos, e o governo dde Nicolau II foi incapaz de conter as revoltas civis. Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia entre fevereiro e outubro de 1917?

a) nenhuma relação, pois a Rússia ficou neutra durante o conflito.

b) durante o conflito, os russos conquistaram vários territórios, animando os revolucionários a tomar o poder através das revoluções de 1917.

c) o exército russo perdia no front e vários oficiais passaram a conspirar contra o governo, dando ocasião para as revolução de 1917.

d) a pressão dos países ocidentais fez a Rússia depor o governo monárquico e substitui-lo por uma república socialista.