terça-feira, 13 de abril de 2021

História - Professor Everton - 1ºTA (6ª semana)

 

E.E. PARQUE MARAJOARA II

1° TA (EJA)  

Aula on-line pelo Meed, 15 de abril as 19:00.

 

PROFESSOR: Everton   WhatsApp: 95963-1198     DISCIPLINA: História.

E-mail: evertonlevi@professor.educacao.sp.gov.br

 

 

3ª ATIVIDADE SEMANAL DE GEOGRAFIA DE 12/04 a 16/04 (1º Bimestre)

Pré-História... Que história é essa?! (Parte I e ll)

Objetivos da aula: Problematizar o conceito de Pré-História, o marco da escrita para a divisão dos períodos históricos e o viés eurocêntrico na produção do conhecimento histórico e suas narrativas na origem dos povos da América.

Objeto de conhecimento: memória, cultura, identidade e diversidade.

Atividade baseada na aula do CMSP. Aula disponível no repositório do CMSP(https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/inicio)

 

LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO(COPIAR NO CADERNO).

APÓS A REALIZAÇÃO DA LEITURA DO TEXTO, CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA RESPONDER AS QUESTÕES.

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdWLRCcIUyisOpZAnkuThCI56TuA53WUMguj5xqEwPIwcxt2Q/viewform?usp=sf_link

  

A memória evanescente

Conta o mestre Capistrano que teria encontrado um historiador de moral duvidosa a queimar documentos para tornar sua leitura daquelas fontes imprescindível e definitiva. O tom quase anedótico da narrativa esconde uma questão importante: o documento é a base para o julgamento histórico? Destruídos todos os documentos sobre um determinado período, o que poderia ser dito por um historiador? Uma civilização da qual não tivéssemos nenhum vestígio arqueológico, nenhum texto e nenhuma referência por meio de outros povos, seria como uma civilização inexistente para o profissional de História?

Ora, se o documento é a pedra fundamental do pensamento histórico, isto nos remete a outra questão: o que é um documento histórico? É notável como o historiador resiste em definir seus conceitos de trabalho, mesmo os mais fundamentais. Discutir o que consideramos um documento histórico é, na verdade, estabelecer qual memória deve ser preservada pela História.

 

Escrita: o marco inicial?

 

A cronologia tradicional denomina como Pré-História todo o período anterior à invenção da escrita. Os historiadores determinam “os marcos cronológicos” que consideram mais relevantes por meio de uma pesquisa das fontes históricas, que é conduzida de acordo com alguns critérios escolhidos por especialistas. Em função disso, no Ocidente, tornou-se tradicional seguir a divisão da história baseada nos marcos da história europeia, tais como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

O marco inicial corresponde à invenção da escrita, por volta de 4000 a.C. Toda a trajetória anterior dos seres humanos, desde o aparecimento dos hominídeos, tem sido tradicionalmente denominada como Pré-História.

Currículo em Ação, 2021. Caderno do Aluno, História, 1ª série, vol. 1, p. 258

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