E.E.
PARQUE MARAJOARA II
1° TA
(EJA)
Aula
on-line pelo Meed, 15 de abril as 19:00.
PROFESSOR:
Everton WhatsApp:
95963-1198 DISCIPLINA: História.
E-mail: evertonlevi@professor.educacao.sp.gov.br
3ª
ATIVIDADE SEMANAL DE GEOGRAFIA DE 12/04 a 16/04 (1º Bimestre)
Pré-História... Que história é
essa?! (Parte I e ll)
Objetivos
da aula: Problematizar o conceito de Pré-História, o marco da escrita para a
divisão dos períodos históricos e o viés eurocêntrico na produção do
conhecimento histórico e suas narrativas na origem dos povos da América.
Objeto de
conhecimento: memória, cultura, identidade e diversidade.
Atividade baseada na aula do CMSP. Aula
disponível no repositório do
CMSP(https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/inicio)
LEIA O
TEXTO COM ATENÇÃO(COPIAR NO CADERNO).
APÓS A
REALIZAÇÃO DA LEITURA DO TEXTO, CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA RESPONDER AS
QUESTÕES.
A memória
evanescente
Conta o mestre Capistrano que teria encontrado
um historiador de moral duvidosa a queimar documentos para tornar sua leitura
daquelas fontes imprescindível e definitiva. O tom quase anedótico da narrativa
esconde uma questão importante: o documento é a base para o julgamento
histórico? Destruídos todos os documentos sobre um determinado período, o que
poderia ser dito por um historiador? Uma civilização da qual não tivéssemos
nenhum vestígio arqueológico, nenhum texto e nenhuma referência por meio de
outros povos, seria como uma civilização inexistente para o profissional de
História?
Ora, se o documento é a pedra fundamental do
pensamento histórico, isto nos remete a outra questão: o que é um documento
histórico? É notável como o historiador resiste em definir seus conceitos de
trabalho, mesmo os mais fundamentais. Discutir o que consideramos um documento
histórico é, na verdade, estabelecer qual memória deve ser preservada pela
História.
Escrita:
o marco inicial?
A cronologia tradicional denomina como
Pré-História todo o período anterior à invenção da escrita. Os historiadores
determinam “os marcos cronológicos” que consideram mais relevantes por meio de
uma pesquisa das fontes históricas, que é conduzida de acordo com alguns critérios
escolhidos por especialistas. Em função disso, no Ocidente, tornou-se
tradicional seguir a divisão da história baseada nos marcos da história
europeia, tais como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade
Contemporânea.
O marco inicial corresponde à invenção da
escrita, por volta de 4000 a.C. Toda a trajetória anterior dos seres humanos,
desde o aparecimento dos hominídeos, tem sido tradicionalmente denominada como
Pré-História.
Currículo em Ação, 2021. Caderno do Aluno,
História, 1ª série, vol. 1, p. 258
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