Português - Professora Claudineia
claudineiabonfimferreira@gmail.com
1A, B, C, D PESQUISAR SOBRE O POETA ' FERNANDO PESSOA', VIDA E OBRAS.
Português - Professora Claudineia
claudineiabonfimferreira@gmail.com
1A, B, C, D PESQUISAR SOBRE O POETA ' FERNANDO PESSOA', VIDA E OBRAS.
Português - Professora Claudineia
claudineiabonfimferreira@gmail.com
9D - APOSTILA PÁGINA 19, 20, 21 E 22. - AULA 02
Português - Professora Claudineia
claudineiabonfimferreira@gmail.com
7A - APOSTILA PÁGINA 21 E 22 - AQULA 03
Convite para entrar na sala do Classroom – Professora Mônica
– Português /Inglês
1ºTA: https://classroom.google.com/c/Mjg0NDkyNjQ4NzYy?cjc=exjb2ts
Atividade 1ºTA
https://docs.google.com/forms/d/1coSCF6QZriYyMRFM77XQHs55R72fxFzI8KjAHvb-BAM/edit?gxids=7628
E.E. PARQUE
MARAJOARA II
PROFª MÔNICA
LUKSEVICIUS
LÍNGUA PORTUGUESA
– 1TAM
1º SEMESTRE – 2021
LINGUAGENS
Com o
desenvolvimento das sociedades, o ser humano inventou diferentes linguagens
para poder se relacionar com os outros e compartilhar sentimentos,
necessidades, ideias, memórias etc. É por meio delas que se pensa, dialoga,
aprende adquire informação, constrói conhecimento, age e se diz ao mundo quem
é.
Apesar de ser um
fenômeno universal, a linguagem é constituída a partir de aspectos históricos,
culturais e sociais dos grupos que a utilizam. Os vários idiomas existentes já
bastariam para demonstrar como a linguagem ganha contornos particulares de
acordo com aqueles que fazem uso dela. Por isso, é impossível pensar em
linguagem sem considerar o universo daqueles que a produzem.
Mas mesmo que se
considere apenas o uso da linguagem verbal, dentro de uma única língua, você
encontrará tantas maneiras de usá-la quantas são as situações de interação
social que se pode estabelecer com os outros. Já imaginou o que isso significa?
Que num único dia praticam-se atividades de linguagem inúmeras vezes, de modos
diferentes: desde ouvir o rádio ao acordar; conversar com as pessoas com quem
se vive; cumprimentar as pessoas no caminho ao trabalho; ler correspondências,
jornais, recados; falar pessoalmente ou ao telefone com familiares ou
desconhecidos; travar conversas de trabalho com colegas ou superiores,
empregados ou clientes; ouvir uma canção e por aí vai...
Em meio a tantas
possibilidades, o que não muda é que se fala ou se escreve sempre com alguma
intenção comunicativa, tendo em vista um ou mais interlocutores que participam
dessa atividade, que é um evento social.
Convite para entrar na sala do Classroom – Professora Mônica
– Português
2ºTA:
Atividade 2ºTA
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS. 3TA.
Redija um texto dissertativo sobre o tema: As dificuldades da
população na pandemia.
Convite para entrar na sala do Classroom – Professora Mônica
– Português /Inglês
3ºTB: https://classroom.google.com/c/Mjg0NDkyNjQ4NTU3?cjc=fjdhcuu
Atividade – 3ºTB
A dialogicidade da
linguagem verbal
É comum, quando se está lendo um
texto, de repente parecer que foi encontrado outro texto dentro do primeiro.
Algumas vezes identificam-se trechos inteiros de textos que são conhecidos,
outras vezes os trechos não estão lá claramente, com todas as letras, mas são
reconhecidos os seus sentidos, identificadas suas referências. Isso se deve a
uma característica fundamental da linguagem verbal e dos textos, que é a
dialogicidade. Ela nada mais é que a constante e permanente relação que os
textos estabelecem entre si. Essa relação pode acontecer:
• por causa do assunto de que os
textos tratam – que pode ser o mesmo;
• por causa do modo como dizem o
que têm a dizer – que pode ser semelhante;
• porque concordam com o que já
disse um texto anterior, por isso o trazem para dentro do que se escreve,
reproduzindo trechos ou imitando seu formato e sua estrutura, por exemplo;
• porque discordam do que outro
texto escrito antes dele disse.
De qualquer modo, os textos se
relacionam, e isso pode se tornar mais ou menos perceptível para um leitor,
dependendo da estratégia utilizada pelo autor ao escrever. Quando essa relação
acontece apenas com o conteúdo, pode ficar mais difícil para o leitor perceber,
pois ele precisa conhecer o texto anterior, ter familiaridade com ele para
reconhecê-lo. Mas, quando essa relação ocorre no nível do texto, quer dizer,
quando o anterior é trazido para dentro do texto que está sendo lido, a
situação é diferente, pois fica mais fácil de o texto anterior ser identificado.
Por outro lado, também é preciso
que o leitor conheça esse texto anterior ou não será possível reconhecê-lo.
Quando se fala em conteúdo de um
texto, a referência é o assunto de que trata, as ideias que contém e que são
nele apresentadas. Quando se fala no modo de dizer o conteúdo, atenta-se para a
forma que um texto assume, que compreende a sua organização interna, sua
estrutura.
Por exemplo, a forma de um poema
é a sua organização por meio de versos e estrofes. Um conto, por outro lado,
organiza-se em texto corrido, como se costuma dizer, sem divisões em versos e
estrofes.
No entanto, ambos os textos – o
poema e o conto – podem tratar do mesmo tema, do mesmo conteúdo, como uma
desilusão amorosa ou um encontro de amor.
Preparando-se para a atividade
Você fará, agora, um estudo que
exigirá a leitura do poema No meio do caminho, do autor brasileiro de renome
Carlos Drummond de Andrade (1902-1987).
Carlos Drummond de Andrade: um
grande escritor brasileiro Drummond é um dos maiores poetas do modernismo brasileiro.
Mineiro de Itabira, publicou seus primeiros artigos no Diário de Minas, em
1921, e teve como uma de suas primeiras investidas na literatura a publicação
do conto Joaquim do telhado, com o qual venceu o Concurso da Novela Mineira em
1922. Logo depois, em 1925, fundou A revista, que acolhia os escritores
modernistas e divulgava o movimento.
Modernismo
brasileiro
Movimento que nasceu do desejo de
artistas de concretizarem uma arte que fosse genuinamente brasileira, que
valorizasse as características nacionais, respeitando-as e abandonando as
influências europeias. Havia a vontade de mostrar na arte – fosse na
literatura, na pintura, na escultura, na música – o Brasil real, sem
romantizá-lo, retratando o povo como ele era, morador das favelas, sofredor,
marginalizado. A Semana de Arte Moderna, que aconteceu em 1922, foi o momento
culminante do modernismo brasileiro. No entanto, muitas obras produzidas antes
dela foram criando o contexto para que o movimento acontecesse. A obra Os
sertões (1902), de Euclides da Cunha, que retrata a Guerra de Canudos, por
exemplo, foi uma delas, com uma temática nacionalista.
Chegou a ser professor em
Itabira, mas sua vida estava mesmo reservada para a poesia. Em 1928, publicou
No meio do caminho, na Revista de Antropofagia de São Paulo (SP), causando um
grande impacto na crítica pela repetição presente no poema e pelo emprego de
tinha em vez de havia.
Desde essa data, não parou mais
de escrever, aventurando-se também pela prosa.
Tornou-se um poeta bastante
popular, pois sua poesia era facilmente compreendida pelo público. Sua
observação do cotidiano permitia que retratasse as pessoas com sensibilidade,
ironia e humor, além de certa dose de pessimismo diante da vida.
Drummond faleceu no Rio de
Janeiro (RJ), em 1987, exatamente doze dias depois da morte de sua filha, a
também escritora Maria Julieta Drummond de Andrade.
Uma curiosidade
muito importante para esse estudo. Na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro,
está exposta uma estátua do poeta
Carlos Drummond desde 30 de outubro
de 2002. Foi uma homenagem que a cidade resolveu prestar a ele – que lá viveu
boa parte de sua vida – pelo centenário do seu nascimento.
Criada pelo artista plástico Léo
Santana, a escultura reproduz uma fotografia feita por Rogério Reis em 1983,
publicada na revista Veja, que mostra o poeta sentado num banco da praia de
Copacabana. É, hoje, um dos monumentos mais visitados da cidade. Infelizmente,
no entanto, a estátua sofre constantes depredações.
Para terminar, uma síntese:
Encerrando o estudo da intertextualidade, é importante
salientar alguns aspectos:
• A intertextualidade é um fenômeno que não acontece
exclusivamente em função da forma, pois toda alteração relativa a esse aspecto
tem implicações nos sentidos que os textos passam a ter.
• A intertextualidade só é reconhecida pelo leitor quando ele
tenta compreender o texto. Assim, se ele não conseguir conhecer os intertextos,
talvez não tenha como estabelecer as relações necessárias e, dessa maneira, não
poderá interpretar o texto tal como pretendido pelo autor. Nesse caso, muito
provavelmente, deixará de perceber nuances de significado no texto, possíveis
intenções ocultas do autor, críticas realizadas, efeitos de sentido. A
compreensão poderá ser, portanto, mais superficial.
• Todo texto, quando incorporado a outro, leva para dentro
desse outro seus sentidos. Mas não apenas eles: leva também seus valores, seus
preconceitos, as crenças que representa, suas sofisticações, delicadezas,
credibilidade. Transporta tudo o que a ele está articulado. Por isso, o poema
de cordel faria toda a diferença no inquérito: se este fosse organizado como
poesia, perderia a objetividade, a imparcialidade, o compromisso com o real e
com a verdade, porque o cordel é ficção. Esse processo –
não tão complexo assim – é denominado por alguns teóricos
interdiscursividade.
Para concluir, é possível afirmar que intertextualidade e
interdiscursividade andam sempre juntas. Isso porque, quando se leva um texto
para o interior de outro, é inevitável que os valores desse outro também o
acompanhem. No entanto, é fundamental realizar uma leitura atenta, pois é fácil
identificar dentro de um texto o trecho de outro texto que já é seu antigo
conhecido. O difícil é detectar possíveis alterações de sentido que podem
ocorrer no texto-base por causa da inclusão desse trecho. Isso nem sempre é
percebido pelo leitor.
Embora não se trate da inclusão de um texto em outro, mas da
organização do texto na forma típica de um gênero diferente, pode-se retomar o
que aconteceu com o inquérito em forma de cordel: o leitor (a Corregedoria da
Polícia Civil) entendeu que essa organização poderia prejudicar a credibilidade
do trabalho realizado e, por isso, desqualificou o texto, solicitando que fosse
refeito.
Assim é um texto: tudo o que ele contém mostra os valores nos
quais está baseado, nos quais a opinião do autor se fundamenta, explicitamente
ou não. Se você não enxergar essas pistas, vai perder a oportunidade de
compreender o texto além da superfície e pode “comprar gato por lebre”: achar
que, só porque está escrito com um português correto, é um texto ético,
respeitoso. E isso pode não ser verdade.
A intertextualidade é um recurso que pode ser utilizado em um
texto. E a interdiscursividade decorrente dessa intertextualidade consegue ser
reveladora dos reais valores que sustentam as ideias que o texto apresenta.
EE PARQUE MARAJOARA II
Professora: Eni
Disciplina:
Inglês
Data:
03/03/2021
ROTEIRO DE ESTUDOS
\Fazer no caderno. NÃO é para enviar.
.E. PARQUE MARAJOARA II
Plano de Trabalho para o período de Teletrabalho
PROFESSOR: Nádia
Magnani
DISCIPLINA: Arte
SÉRIE/ANO/TURMA: 1ºs
A, B, C e D
DATA: 01/03 a
05/03/2021 DATA DE ENTREGA: 08/03/2021
EMAIL:
nmagnani@professor.educacao.sp.gov.br
ROTEIRO DE ESTUDOS
Arte Cidade e Patrimônio Cultural
Ações:
Atividade I –
Ler atentamente a teoria e observar as imagens.
Patrimônio cultural é tudo aquilo que possui importância
histórica e cultural para um país ou uma pequena comunidade, como a
arquitetura, festas, danças, músicas, manifestações populares, artes,
culinária, entre outros. Os patrimônios culturais oficiais de uma região são
escolhidos pelo Estado. Ex. Bumba meu
boi, Carnaval, Festa do Divino, Festa junina,
danças: Samba de Roda, Frevo, Quadrilha, Maracatu, Baião, Músicas:
Escravos de Jó, O cravo e a rosa, Marcha Soldado, Se essa rua fosse minha,
etc...
A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216,
ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens
culturais de natureza material e imaterial.
Patrimônio Material
A cultura material é associada aos elementos concretos de uma sociedade,
representando a cultura e história de sua população. Os bens de natureza
material podem ser móveis ou imóveis.
Patrimônio imaterial é o conjunto de bens que têm valor mas
não têm preço, porque não são negociáveis. Reúne conhecimentos, práticas e
modos de vida e de expressão, e também lugares. Ele é transmitido de geração a
geração, e cada uma delas traz contribuições a ele, preservando a memória
coletiva e criando um sentimento de identidade, de pertencimento a um grupo —
ou seja, uma ideia de continuidade. É o patrimônio imaterial que leva as
pessoas de um país, por exemplo, a sentir-se integradas naquela nacionalidade.
Os bens móveis podem ser
transportados, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais,
bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.
São considerados bens imóveis as estruturas físicas, como
cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos, e bens individuais.
Ex: Estação da Luz, Catedral da Sé, Mercado Municipal de São Paulo, Museu de
Arte São Paulo, Casa do Olhar em Santo André, Memorial da América Latina,
etc...
E.E. PARQUE MARAJOARA II
PLANO DE TRABALHO PARA O PERÍODO DE TELETRABALHO
PROFESSOR: Poliani
Claro Guarinon |
|
DISCIPLINA: Educação
Física |
|
SÉRIE/ANO/TURMA: 1A, B, C e D |
|
DATA: 03 março |
DATA DE ENTREGA: NÃO PRECISA ENTREGAR ESSA TAREFA |
ROTEIRO DE ESTUDOS
AÇÕES:
TAREFA: Assistir
ao vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=WbD1XT-SUow
HABILIDADES:
(EF09EF08)
Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e
beleza, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios
(científico, midiático etc).
AVALIAÇÃO: Participação e o
feedback por meio da entrega (por email) das atividades solicitadas.
E.E. Parque Marajoara II
PROFESSOR:
Matheus da Silva Frasato |
|
DISCIPLINA:
Educação Física |
|
SÉRIE/ANO/TURMA:
1E |
|
DATA: 02/03 |
DATA DE
ENTREGA: NÃO PRECISA SER ENTREGUE |
EMAIL: mfrasato@professor.educacao.sp.gov.br |
ROTEIRO DE ESTUDOS
Ø 1º ano: Transtornos
Alimentares
TAREFA 1: Assistir aos sugeridos
https://www.youtube.com/watch?v=8z3FEOtNCwk
https://www.youtube.com/watch?v=st-7Jio-CTE
https://www.youtube.com/watch?v=R81oc8Tv3u0
https://www.youtube.com/watch?v=FGCGuupY-vo
Link para os slides da aula:
https://drive.google.com/file/d/1acojk77m86HuTlf6Iw2Fu_oDyIpX11ke/view?usp=sharing
EE Parque Marajoara II
Nome:_________________________________________________
Nº ____
Disciplina:
Arte
Professor: Jaqueline Marques Série: 2 º
Período
de entrega: De 25/02 a 03/03.
Forma de devolução: Caso tenha algum problema com o class room,
envie para:
jaquelinemarques1@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidades a serem desenvolvidas:
Investigar o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural,
como experiência estética a ser compartilhada.
Atenção: Assistir as aulas de artes do centro de mídias de SP na sala do 3º
ano. Consultar a cada semana a programação de aulas no site do CENTRO DE MÍDIAS
DE SP.
Orientações:
Assista
o vídeo do Jornal Futura sobre as Intervenções Artísticas Urbanas e o público
no espaço e realize a atividade.
https://www.youtube.com/watch?v=WcPDyajKnok
Atividades a serem desenvolvidas:
1. Cite
quais tipos de intervenções artísticas você reconhece na sua cidade.
2. Agora
faça um desenho ou mande uma fotografia (tirada por você) de intervenções
artísticas ao seu redor.
Orientações:
Assista os vídeos e realize a atividade.
https://www.youtube.com/watch?v=eExT5v44-AU ; https://www.youtube.com/watch?v=IEsSW2nY28o ; https://www.youtube.com/watch?v=48tg5QsER6s
Atividades a serem desenvolvidas:
Responda as questões no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSebbZBj9KbQ4gqgPWoku5sFQTHtWaDMv3SVGG yxN9D8ZdGdKg/viewform
E.E. PARQUE MARAJOARA II
PLANO DE TRABALHO PARA O PERÍODO DE TELETRABALHO
PROFESSOR: Poliani
Claro Guarinon |
|
DISCIPLINA: Educação
Física |
|
SÉRIE/ANO/TURMA: 2A, B, C, D |
|
DATA: 03 março |
DATA DE ENTREGA: NÃO PRECISA ENTREGAR
ESSA TAREFA |
ROTEIRO DE ESTUDOS
AÇÕES:
TAREFA: Assistir
ao vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=kg-WxAFiN_8
HABILIDADES:
Reconhecer
a associação promovida pelas mídias entre ginástica e padrões de beleza
AVALIAÇÃO: Participação e o
feedback por meio da entrega (por email) das atividades solicitadas.
Professor Elmo de Melo
Período: 03/03 a 10/03/3021
Público alvo: 2A e 2B
Enviar para: ep.melo@yahoo.com.br
Leia o poema abaixo de Almeida Garret.
ESTE INFERNO DE AMAR.
Este inferno de amar ------ como eu amo!
Quem mo pôs aqui n'alma....quem foi?
Está chama que alenta e consome,
Que é a vida ----- e que a vida destrói ----
Como é que se veio a atear,
Quando ----- aí quando se há-de ela apagar?
Eu não sei, não me lembra: o passado,
A outra vida que dantes vivi
Era um sonho talvez.... foi um sonho ----
Em que paz tão serena a dormi!
Oh! que doce era aquele sonhar...
Quem me veio, aí de mim! despertar?
Só me lembra que um dia formoso
Eu passei... dava o Sol tanta luz!
E os meus olhos, que vagos giravam,
Em seus olhos ardentes os pus,
Que fez ela? eu que fiz? ---- Não no sei;
Mas nessa hora a viver comecei.
(Lírica Completa - Almeida Garret)
Análise do texto.
1. Leia o texto e faça o levantamento vocabular
das palavras que você não conhece. Busque o significado delas no
dicionário.
2. Qual é o tema abordado no poema?
3. Um dos recursos poéticos utilizados pelos autores românticos
é o uso da ordem inversa de um verso ( Inversão é o emprego da ordem dos termos
da oração. Em vez de sujeito + predicado, usa-se predicado +
sujeito, ou o mesmo pode ocorrer com locuções verbais, advérbios,
complementos, etc).
Transcreva um verso que apresenta inversão.
4. O texto trabalha com o presente e o passado.
a) Que estrofe(s) você relacionaria ao presente?
b) Que estrofe (s) você relacionaria ao passado?
c) Apenas um verso faz referência ao futuro; transcreva-o.
5. Como o passado é caracterizado?
6. E o momento presente?
7. A que grande conclusão nós leva o texto?
8. Você concorda que a ideia de "amor" está sempre
ligada a ideia de sofrimento? Justifique sua resposta.
E.E Pq Marajoara II
Plano de Trabalho para
o período de Teletrabalho
PROFESSOR: Lucimara Calandria
Ribeiro |
|
DISCIPLINA: Português |
|
SÉRIE/ANO/TURMA:2º C e D |
|
DATA: 03/03/2021 |
DATA DE ENTREGA: 09/03 |
EMAIL:lucimaracalandria7@gmail.com |
ROTEIRO
DE ESTUDOS
Ações:
1 - Realizar as atividades das páginas 12, 13, 14
e 15 da apostila Aprender Sempre.
2 – Assistir às aulas
do CMSP e realizar as atividades propostas lá.
Habilidades:
Utilizar procedimentos iniciais para elaboração do texto: estabelecer
tema; pesquisar ideias e dados; planejar estrutura; formular projeto de texto.
Sugestões:
Assistir às aulas de 16 e 18/02 no CMSP para realizar estas
atividades.
Participar das nossas aulas online.
Avaliação:
Observação da
participação e do desenvolvimentos das atividades propostas.