quarta-feira, 3 de março de 2021

Português - Professora Claudineia - 1ºA 1ºB 1ºC 1ºD (4ª semana)

 Português - Professora Claudineia

claudineiabonfimferreira@gmail.com

1A, B, C, D PESQUISAR SOBRE O POETA  ' FERNANDO PESSOA', VIDA E OBRAS.

Português - Professora Claudineia - 9ºD (4ª semana)

  Português - Professora Claudineia

claudineiabonfimferreira@gmail.com

9D - APOSTILA  PÁGINA 19, 20, 21 E 22.  - AULA 02

Português -Professora Claudineia - 7ºA (4ª semana)

 Português - Professora Claudineia

claudineiabonfimferreira@gmail.com


7A - APOSTILA  PÁGINA 21 E 22 - AQULA 03

Português - Professora Mônica - 1ºTA (4ª semana)

 

Convite para entrar na sala do Classroom – Professora Mônica – Português /Inglês

 

1ºTA: https://classroom.google.com/c/Mjg0NDkyNjQ4NzYy?cjc=exjb2ts

 

Atividade 1ºTA

https://docs.google.com/forms/d/1coSCF6QZriYyMRFM77XQHs55R72fxFzI8KjAHvb-BAM/edit?gxids=7628

 

E.E. PARQUE MARAJOARA II

PROFª MÔNICA LUKSEVICIUS

LÍNGUA PORTUGUESA – 1TAM

1º SEMESTRE – 2021

 

LINGUAGENS

 

Com o desenvolvimento das sociedades, o ser humano inventou diferentes linguagens para poder se relacionar com os outros e compartilhar sentimentos, necessidades, ideias, memórias etc. É por meio delas que se pensa, dialoga, aprende adquire informação, constrói conhecimento, age e se diz ao mundo quem é.

Apesar de ser um fenômeno universal, a linguagem é constituída a partir de aspectos históricos, culturais e sociais dos grupos que a utilizam. Os vários idiomas existentes já bastariam para demonstrar como a linguagem ganha contornos particulares de acordo com aqueles que fazem uso dela. Por isso, é impossível pensar em linguagem sem considerar o universo daqueles que a produzem.

Mas mesmo que se considere apenas o uso da linguagem verbal, dentro de uma única língua, você encontrará tantas maneiras de usá-la quantas são as situações de interação social que se pode estabelecer com os outros. Já imaginou o que isso significa? Que num único dia praticam-se atividades de linguagem inúmeras vezes, de modos diferentes: desde ouvir o rádio ao acordar; conversar com as pessoas com quem se vive; cumprimentar as pessoas no caminho ao trabalho; ler correspondências, jornais, recados; falar pessoalmente ou ao telefone com familiares ou desconhecidos; travar conversas de trabalho com colegas ou superiores, empregados ou clientes; ouvir uma canção e por aí vai...

Em meio a tantas possibilidades, o que não muda é que se fala ou se escreve sempre com alguma intenção comunicativa, tendo em vista um ou mais interlocutores que participam dessa atividade, que é um evento social.



Português - Professora Mônica - 2ºTA (4ª semana)

 

Convite para entrar na sala do Classroom – Professora Mônica – Português

2ºTA: https://classroom.google.com/c/Mjg0NDkyNjQ4Njcy?cjc=tyq3mex

 

Atividade  2ºTA

https://docs.google.com/forms/d/1rRGni1NLMOktuMckEMNB7R-wzlOyF2Gr6mDhvxCtb4M/viewform?gxids=7628&edit_requested=true

 

https://docs.google.com/forms/d/1haXZ7t-752EHOyEfn-tYyW5uST6p5kwy7J-B9qNJgGc/viewform?gxids=7628&edit_requested=true

Português - Professor Elmo - 3ºTA (4ª semana)

 ATIVIDADE DE PORTUGUÊS. 3TA.

 Professor Elmo de Melo.

 Período: 03/03 a 10/03/21.

 Enviar para: ep.melo@yahoo.com.br

 

Redija um texto dissertativo sobre o tema: As dificuldades da população na pandemia.

Português - Professora Mônica - 3ºTB (4ª semana)

 

Convite para entrar na sala do Classroom – Professora Mônica – Português /Inglês

 

3ºTB: https://classroom.google.com/c/Mjg0NDkyNjQ4NTU3?cjc=fjdhcuu

 

Atividade – 3ºTB

https://docs.google.com/forms/d/1-xqAG9Ng3t1Er-fjmZlbuMek0V0BNyBrjMyv3PTCIbY/viewform?gxids=7628&edit_requested=true

 

A dialogicidade da linguagem verbal

 

É comum, quando se está lendo um texto, de repente parecer que foi encontrado outro texto dentro do primeiro. Algumas vezes identificam-se trechos inteiros de textos que são conhecidos, outras vezes os trechos não estão lá claramente, com todas as letras, mas são reconhecidos os seus sentidos, identificadas suas referências. Isso se deve a uma característica fundamental da linguagem verbal e dos textos, que é a dialogicidade. Ela nada mais é que a constante e permanente relação que os textos estabelecem entre si. Essa relação pode acontecer:

• por causa do assunto de que os textos tratam – que pode ser o mesmo;

• por causa do modo como dizem o que têm a dizer – que pode ser semelhante;

• porque concordam com o que já disse um texto anterior, por isso o trazem para dentro do que se escreve, reproduzindo trechos ou imitando seu formato e sua estrutura, por exemplo;

• porque discordam do que outro texto escrito antes dele disse.

 

De qualquer modo, os textos se relacionam, e isso pode se tornar mais ou menos perceptível para um leitor, dependendo da estratégia utilizada pelo autor ao escrever. Quando essa relação acontece apenas com o conteúdo, pode ficar mais difícil para o leitor perceber, pois ele precisa conhecer o texto anterior, ter familiaridade com ele para reconhecê-lo. Mas, quando essa relação ocorre no nível do texto, quer dizer, quando o anterior é trazido para dentro do texto que está sendo lido, a situação é diferente, pois fica mais fácil de o texto anterior ser identificado.

Por outro lado, também é preciso que o leitor conheça esse texto anterior ou não será possível reconhecê-lo.

Quando se fala em conteúdo de um texto, a referência é o assunto de que trata, as ideias que contém e que são nele apresentadas. Quando se fala no modo de dizer o conteúdo, atenta-se para a forma que um texto assume, que compreende a sua organização interna, sua estrutura.

Por exemplo, a forma de um poema é a sua organização por meio de versos e estrofes. Um conto, por outro lado, organiza-se em texto corrido, como se costuma dizer, sem divisões em versos e estrofes.

No entanto, ambos os textos – o poema e o conto – podem tratar do mesmo tema, do mesmo conteúdo, como uma desilusão amorosa ou um encontro de amor.

Preparando-se para a atividade

Você fará, agora, um estudo que exigirá a leitura do poema No meio do caminho, do autor brasileiro de renome Carlos Drummond de Andrade (1902-1987).

Carlos Drummond de Andrade: um grande escritor brasileiro Drummond é um dos maiores poetas do modernismo brasileiro. Mineiro de Itabira, publicou seus primeiros artigos no Diário de Minas, em 1921, e teve como uma de suas primeiras investidas na literatura a publicação do conto Joaquim do telhado, com o qual venceu o Concurso da Novela Mineira em 1922. Logo depois, em 1925, fundou A revista, que acolhia os escritores modernistas e divulgava o movimento.

Modernismo brasileiro

 

Movimento que nasceu do desejo de artistas de concretizarem uma arte que fosse genuinamente brasileira, que valorizasse as características nacionais, respeitando-as e abandonando as influências europeias. Havia a vontade de mostrar na arte – fosse na literatura, na pintura, na escultura, na música – o Brasil real, sem romantizá-lo, retratando o povo como ele era, morador das favelas, sofredor, marginalizado. A Semana de Arte Moderna, que aconteceu em 1922, foi o momento culminante do modernismo brasileiro. No entanto, muitas obras produzidas antes dela foram criando o contexto para que o movimento acontecesse. A obra Os sertões (1902), de Euclides da Cunha, que retrata a Guerra de Canudos, por exemplo, foi uma delas, com uma temática nacionalista.

Chegou a ser professor em Itabira, mas sua vida estava mesmo reservada para a poesia. Em 1928, publicou No meio do caminho, na Revista de Antropofagia de São Paulo (SP), causando um grande impacto na crítica pela repetição presente no poema e pelo emprego de tinha em vez de havia.

Desde essa data, não parou mais de escrever, aventurando-se também pela prosa.

Tornou-se um poeta bastante popular, pois sua poesia era facilmente compreendida pelo público. Sua observação do cotidiano permitia que retratasse as pessoas com sensibilidade, ironia e humor, além de certa dose de pessimismo diante da vida.

Drummond faleceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1987, exatamente doze dias depois da morte de sua filha, a também escritora Maria Julieta Drummond de Andrade.

Uma curiosidade muito importante para esse estudo. Na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, está exposta uma estátua do poeta

Carlos Drummond desde 30 de outubro de 2002. Foi uma homenagem que a cidade resolveu prestar a ele – que lá viveu boa parte de sua vida – pelo centenário do seu nascimento.

Criada pelo artista plástico Léo Santana, a escultura reproduz uma fotografia feita por Rogério Reis em 1983, publicada na revista Veja, que mostra o poeta sentado num banco da praia de Copacabana. É, hoje, um dos monumentos mais visitados da cidade. Infelizmente, no entanto, a estátua sofre constantes depredações.

https://www.google.com/search?q=FOTO+DE+DRUMMOND+SENTADO+NO+RIO+DE+JANEIRO&tbm=isch&ved=2ahUKEwjogYKsj5LvAhWiA7kGHZM9CNsQ2-cCegQIABAA&oq=FOTO+DE+DRUMMOND+SENTADO+NO+RIO+DE+JANEIRO&gs_lcp=CgNpbWcQAzoECAAQHjoGCAAQCBAeULpQWNd2YN16aABwAHgAgAGqA4gBpDqSAQswLjIuMTEuMTAuMpgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nwAEB&sclient=img&ei=_3M-YKiGK6KH5OUPk_ug2A0

 

Para terminar, uma síntese:

Encerrando o estudo da intertextualidade, é importante salientar alguns aspectos:

• A intertextualidade é um fenômeno que não acontece exclusivamente em função da forma, pois toda alteração relativa a esse aspecto tem implicações nos sentidos que os textos passam a ter.

• A intertextualidade só é reconhecida pelo leitor quando ele tenta compreender o texto. Assim, se ele não conseguir conhecer os intertextos, talvez não tenha como estabelecer as relações necessárias e, dessa maneira, não poderá interpretar o texto tal como pretendido pelo autor. Nesse caso, muito provavelmente, deixará de perceber nuances de significado no texto, possíveis intenções ocultas do autor, críticas realizadas, efeitos de sentido. A compreensão poderá ser, portanto, mais superficial.

 

• Todo texto, quando incorporado a outro, leva para dentro desse outro seus sentidos. Mas não apenas eles: leva também seus valores, seus preconceitos, as crenças que representa, suas sofisticações, delicadezas, credibilidade. Transporta tudo o que a ele está articulado. Por isso, o poema de cordel faria toda a diferença no inquérito: se este fosse organizado como poesia, perderia a objetividade, a imparcialidade, o compromisso com o real e com a verdade, porque o cordel é ficção. Esse processo –

não tão complexo assim – é denominado por alguns teóricos interdiscursividade.

Para concluir, é possível afirmar que intertextualidade e interdiscursividade andam sempre juntas. Isso porque, quando se leva um texto para o interior de outro, é inevitável que os valores desse outro também o acompanhem. No entanto, é fundamental realizar uma leitura atenta, pois é fácil identificar dentro de um texto o trecho de outro texto que já é seu antigo conhecido. O difícil é detectar possíveis alterações de sentido que podem ocorrer no texto-base por causa da inclusão desse trecho. Isso nem sempre é percebido pelo leitor.

Embora não se trate da inclusão de um texto em outro, mas da organização do texto na forma típica de um gênero diferente, pode-se retomar o que aconteceu com o inquérito em forma de cordel: o leitor (a Corregedoria da Polícia Civil) entendeu que essa organização poderia prejudicar a credibilidade do trabalho realizado e, por isso, desqualificou o texto, solicitando que fosse refeito.

Assim é um texto: tudo o que ele contém mostra os valores nos quais está baseado, nos quais a opinião do autor se fundamenta, explicitamente ou não. Se você não enxergar essas pistas, vai perder a oportunidade de compreender o texto além da superfície e pode “comprar gato por lebre”: achar que, só porque está escrito com um português correto, é um texto ético, respeitoso. E isso pode não ser verdade.

A intertextualidade é um recurso que pode ser utilizado em um texto. E a interdiscursividade decorrente dessa intertextualidade consegue ser reveladora dos reais valores que sustentam as ideias que o texto apresenta.



Inglês - Professora Eni - 1ºA 1ºB (4ª semana)

EE PARQUE MARAJOARA II

Professora: Eni

Disciplina: Inglês

Data: 03/03/2021

 

                                    ROTEIRO DE ESTUDOS

                           \Fazer no caderno. NÃO é para enviar.



Arte - Professora Nádia - 1ºA 1ºB 1ºC 1ºD (4ª semana)

 

.E. PARQUE MARAJOARA II

Plano de Trabalho para o período de Teletrabalho

 

PROFESSOR:  Nádia Magnani

DISCIPLINA:   Arte

SÉRIE/ANO/TURMA: 1ºs  A, B, C e D

DATA: 01/03 a 05/03/2021                                                                          DATA DE ENTREGA:  08/03/2021

EMAIL:  nmagnani@professor.educacao.sp.gov.br

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Arte Cidade e Patrimônio Cultural

Ações:

Atividade I – Ler atentamente a teoria e observar as imagens.

Patrimônio cultural é tudo aquilo que possui importância histórica e cultural para um país ou uma pequena comunidade, como a arquitetura, festas, danças, músicas, manifestações populares, artes, culinária, entre outros. Os patrimônios culturais oficiais de uma região são escolhidos pelo Estado. Ex.  Bumba meu boi, Carnaval, Festa do Divino, Festa junina,  danças: Samba de Roda, Frevo, Quadrilha, Maracatu, Baião, Músicas: Escravos de Jó, O cravo e a rosa, Marcha Soldado, Se essa rua fosse minha, etc...

A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial.

Patrimônio Material  A cultura material é associada aos elementos concretos de uma sociedade, representando a cultura e história de sua população. Os bens de natureza material podem ser móveis ou imóveis.

Patrimônio imaterial é o conjunto de bens que têm valor mas não têm preço, porque não são negociáveis. Reúne conhecimentos, práticas e modos de vida e de expressão, e também lugares. Ele é transmitido de geração a geração, e cada uma delas traz contribuições a ele, preservando a memória coletiva e criando um sentimento de identidade, de pertencimento a um grupo — ou seja, uma ideia de continuidade. É o patrimônio imaterial que leva as pessoas de um país, por exemplo, a sentir-se integradas naquela nacionalidade.

Os bens móveis podem ser transportados, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

São considerados bens imóveis as estruturas físicas, como cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos, e bens individuais. Ex: Estação da Luz, Catedral da Sé, Mercado Municipal de São Paulo, Museu de Arte São Paulo, Casa do Olhar em Santo André, Memorial da América Latina, etc...



No Brasil, as formas de proteção dos bens de cultura material são o tombamento, o registro e o inventário. 
Tombamento é o reconhecimento de um bem material, de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e/ou simbólico para uma comunidade, protegendo-o de descaracterização ou de destruição através da aplicação de legislação específica. Finalizado o processo de Tombamento, o bem é inscrito no Livro de Tombo. 
Inventário. descrição detalhada do patrimônio de pessoa falecida, para que se possa proceder à partilha dos bens. 
O patrimônio cultural imaterial diz respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas). O patrimônio imaterial é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) define como patrimônio imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural." Unesco para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, ratificada pelo Brasil em março de 2006. 
IPHAN. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio cultural e surgiu em 14/07/1934. 
A conservação e restauro de obras de arte é uma atividade que tem por objeto a reparação ou atuação preventiva de qualquer obra que, devido a sua antiguidade ou estado de conservação, seja necessária uma intervenção para preservar sua integridade física, assim como seu valor artístico, respeitando ao máximo a essência original da obra. 
Reforma.  Tornar algo novo; fazer uma renovação; remodelação: reforma do vestuário, da casa. 
Habilidades: 
Reconhecer e diferenciar o patrimônio cultural material e imaterial, restauro e reforma  e tombamento e inventário. 
Atividade II  - Responder as questões abaixo: 
 
1) O que é patrimônio cultural? Explique (vale 1,5) 
 
 
2) Qual é a diferença entre restauro e reforma? (vale 1,5) 
 
 
 
 
3) Dê exemplos de dois  patrimônios materiais e dois imateriais e explique.(vale 1,0) 
 
 
 
4) Qual é o significado da sigla IPHAN e quando surgiu? (vale 1,5) 
 
 
5) Explique o que é tombamento e para que serve? (vale 1,5) 
 
 
 
6)  Descrever resumidamente sobre  a vida e as obras de Cândido Portinari e de Aldemir Martins. (vale 3,0) 
 
 
 
 
 
 
 
Sugestões:  
Procure pesquisar mais sobre o assunto. 
Avaliação: 
De 0 a 10  
 
 
 
Recursos: Googleclassroom, Centro de Mídias, caderno do aluno e Internet. 




Educação Física - Professora Poliani - 1ºA 1ºB 1ºC 1ºD (4ª semana)

 

E.E. PARQUE MARAJOARA II

PLANO DE TRABALHO PARA O PERÍODO DE TELETRABALHO

 

PROFESSOR: Poliani Claro Guarinon

DISCIPLINA: Educação Física

SÉRIE/ANO/TURMA: 1A, B, C e D

DATA: 03 março

DATA DE ENTREGA:

NÃO PRECISA ENTREGAR ESSA TAREFA

EMAIL: guarinon@prof.educacao.sp.gov.br

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

AÇÕES:

TAREFA: Assistir ao vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=WbD1XT-SUow

HABILIDADES:

(EF09EF08) Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc).

 

 

AVALIAÇÃO: Participação e o feedback por meio da entrega (por email) das atividades solicitadas.

Educação Física - Professor Matheus - 1ºE (4ª semana)

 

E.E. Parque Marajoara II

 

 

PROFESSOR: Matheus da Silva Frasato

DISCIPLINA: Educação Física

SÉRIE/ANO/TURMA: 1E

DATA: 02/03

DATA DE ENTREGA: NÃO PRECISA SER ENTREGUE

EMAIL: mfrasato@professor.educacao.sp.gov.br

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

Ø  1º ano: Transtornos Alimentares

TAREFA 1: Assistir aos sugeridos

https://www.youtube.com/watch?v=8z3FEOtNCwk

https://www.youtube.com/watch?v=st-7Jio-CTE

https://www.youtube.com/watch?v=R81oc8Tv3u0

https://www.youtube.com/watch?v=FGCGuupY-vo


Link para os slides da aula:

https://drive.google.com/file/d/1acojk77m86HuTlf6Iw2Fu_oDyIpX11ke/view?usp=sharing

Arte - Professora Jaqueline - 2ºA 2ºB 2ºC (4ª semana)

 

EE Parque Marajoara II

 

Nome:_________________________________________________ Nº ____

Disciplina: Arte Professor: Jaqueline Marques Série: 2º

Período de entrega: De 25/02 a 03/03. 

Forma de devolução: Caso tenha algum problema com o class room, envie para:

jaquelinemarques1@prof.educacao.sp.gov.br 

Habilidades a serem desenvolvidas: Investigar o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser compartilhada. 

Atenção: Assistir as aulas de artes do centro de mídias de SP na sala do 3º ano. Consultar a cada semana a programação de aulas no site do CENTRO DE MÍDIAS DE SP. 

  

Orientações: 

Assista o vídeo do Jornal Futura sobre as Intervenções Artísticas Urbanas e o público no espaço e realize a atividade.  https://www.youtube.com/watch?v=WcPDyajKnok

Atividades a serem desenvolvidas: 

1.  Cite quais tipos de intervenções artísticas você reconhece na sua cidade. 

2.  Agora faça um desenho ou mande uma fotografia (tirada por você) de intervenções artísticas ao seu redor.


Orientações:

Assista os vídeos e realize a atividade.

https://www.youtube.com/watch?v=eExT5v44-AU ; https://www.youtube.com/watch?v=IEsSW2nY28o ; https://www.youtube.com/watch?v=48tg5QsER6s

Atividades a serem desenvolvidas:

Responda as questões no link:

 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSebbZBj9KbQ4gqgPWoku5sFQTHtWaDMv3SVGG yxN9D8ZdGdKg/viewform

Educação Física - Professora Poliani - 2ºA 2ºB 2ºC 2ºD (4ª semana)

 

E.E. PARQUE MARAJOARA II

PLANO DE TRABALHO PARA O PERÍODO DE TELETRABALHO

 

PROFESSOR: Poliani Claro Guarinon

DISCIPLINA: Educação Física

SÉRIE/ANO/TURMA: 2A, B, C, D

DATA: 03 março

DATA DE ENTREGA:

NÃO PRECISA ENTREGAR ESSA TAREFA

EMAIL: guarinon@prof.educacao.sp.gov.br

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

AÇÕES:

TAREFA: Assistir ao vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=kg-WxAFiN_8

 

HABILIDADES:

Reconhecer a associação promovida pelas mídias entre ginástica e padrões de beleza

 

AVALIAÇÃO: Participação e o feedback por meio da entrega (por email) das atividades solicitadas.

Português - Professor Elmo - 2ºA 2ºB (4ª semana)

Professor Elmo de Melo

Período: 03/03 a 10/03/3021

Público alvo: 2A e 2B

Enviar para: ep.melo@yahoo.com.br

 

Leia o poema abaixo de Almeida Garret.

 

ESTE INFERNO DE AMAR.

 

Este inferno de amar ------ como eu amo!

Quem mo pôs aqui n'alma....quem foi?

Está chama que alenta e consome, 

Que é a vida ----- e que a vida destrói ----

Como é que se veio a atear,

Quando ----- aí quando se há-de ela apagar?

 

Eu não sei, não me lembra: o passado,

A outra vida que dantes vivi

Era um sonho talvez.... foi um sonho ----

Em que paz tão serena a dormi!

Oh! que doce era aquele sonhar...

Quem me veio, aí de mim! despertar?

Só me lembra que um dia formoso

Eu passei... dava o Sol tanta luz!

E os meus olhos, que vagos giravam,

Em seus olhos ardentes os pus,

Que fez ela? eu que fiz? ---- Não no sei;

Mas nessa hora a viver comecei.

 

(Lírica Completa - Almeida Garret)

 

Análise do texto.

 

1. Leia o texto e faça o levantamento vocabular das palavras que você não conhece. Busque o significado delas no dicionário.

 

2. Qual é o tema abordado no poema?

 

3. Um dos recursos poéticos utilizados pelos autores românticos é o uso da ordem inversa de um verso ( Inversão é o emprego da ordem dos termos da  oração. Em vez de sujeito + predicado, usa-se  predicado + sujeito, ou o mesmo pode ocorrer com locuções verbais, advérbios, complementos, etc).

Transcreva um verso que apresenta inversão.

 

4. O texto trabalha com o presente e o passado.

 

a) Que estrofe(s) você relacionaria ao presente?

 

b) Que estrofe (s) você relacionaria ao passado?

 

c) Apenas um verso faz referência ao futuro; transcreva-o.

 

5. Como o passado é caracterizado?

 

6. E o momento presente?

 

7. A que grande conclusão nós leva o texto?

 

8. Você concorda que a ideia de "amor" está sempre ligada a ideia de sofrimento? Justifique sua resposta.

 

Português - Professora Lucimara - 2ºC 2ºD (4ª semana)

 

E.E Pq Marajoara II

Plano de Trabalho para o período de Teletrabalho

 

PROFESSOR: Lucimara Calandria Ribeiro

DISCIPLINA: Português

SÉRIE/ANO/TURMA:2º C e D

DATA: 03/03/2021

DATA DE ENTREGA: 09/03

EMAIL:lucimaracalandria7@gmail.com

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

Ações:

1 -  Realizar as atividades das páginas 12, 13, 14 e 15 da apostila Aprender Sempre.

2 – Assistir às aulas do CMSP e realizar as atividades propostas lá.

 

 

Habilidades:

 

Utilizar procedimentos iniciais para elaboração do texto: estabelecer tema; pesquisar ideias e dados; planejar estrutura; formular projeto de texto.

 

 

 

 

Sugestões:

Assistir às aulas de 16 e 18/02 no CMSP para realizar estas atividades.

Participar das nossas aulas online.

 

 

 

Avaliação:

Observação da participação e do desenvolvimentos das atividades propostas.