E.E. PARQUE MARAJOARA
II
PLANO DE TRABALHO PARA O PERÍODO DE TELETRABALHO
PROFESSOR: Nádia
Magnani
DISCIPLINA: Projeto
de Vida
SÉRIE/ANO/TURMA: 1º A, B, C e D
DATA: De 12/04 a
23/04/21 DATA
DE ENTREGA: 26/04/21
EMAIL: nmagnani@professor.educação.sp.gov.br
ROTEIRO DE ESTUDOS
COMPETÊNCIAS DO SÉCULO XXI
Atividade I – Leia atentamente a teoria abaixo:
As competências do século XXI são
atitudes e valores que todos nós devemos desenvolver em diversos campos:
pessoal, social e profissional. Essas competências se organizam em três
gru-pos:
Intrapessoais: relacionadas ao desenvolvimento pessoal;
Adaptação, Autodidatismo,
Autocuidado, Valorização da Arte e da Cultura, Autogestão, cidadania,
Responsabilidade, Valorização da Diversidade, Iniciativa, Bem-Estar físico e
mental, Iniciativa, Perseverança, Integridade, Responsabilidade pessoal e
social, Interesse Intelectual e curiosidade, Profissionalismo e ética,
Determinação, Orientação profissional, Flexibilidade e Produtividade.
Interpessoais: baseadas no relacionamento com o outro;
Comunicação, autoapresentação,
empatia, altruísmo, colaboração, autonomia, altruísmo, cooperação, honestidade,
liderança, negociação, comunicação assertiva, responsabilidade, resolução de
conflitos, influência social e trabalho em equipe.
Cognitivas: associadas à aprendizagem e às relações
profissionais.
Aprendizagem adaptativa, criatividade, interpretação,
capacidade de análse, função executiva, comunicação oral e escrita, letramento
em informação, inovação, escuta ativa, letramento em TICs, Capacidade de
resolver problemas, poder de tomar decisões, pensamento crítico e racio-cínio e
argumentação.
Competência: é a mobilização de
conhecimento habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas
da vida cotidiana, do exercício pleno da cidadania e do mundo do trabalho.
As competências gerais são:
1) Conhecimento – Valorizar e utilizar os conhecimentos
históricamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2) Pensamento científico, crítico e criativo – Exercitar a
curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo
a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos
das diferentes áreas.
3) Repertório cultural – Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4) Comunicação – Utilizar diferentes linguagens, verbal
(oral ou visual-motora, como Libras e escrita) corporal, visual, sonora e
digital – bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, idéias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento
mútuo.
5) Cultural digital –Compreender, utilizar e criar
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares), para comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva.
6) Trabalho e projeto de vida – Valorizar a diversidade de
saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências
que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer
escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com
liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
7) Argumentação – Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender idéias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e
global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros
e do planeta.
8) Autoconhecimento e autocuidado – Conhecer-se, apreciar-se
e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade
humano e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e
capacidade para lidar com elas.
9) Empatia e cooperação –Exercitar a empatia, o diálogo, à
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10) Responsabilidade e cidadania – Agir pessoal e coletivamente
com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
Ações:
Atividade II – Depois de ter lido a teoria responda as
questões abaixo:
1) Explique
o que são competências intrapessoais e dê quatro exemplos.(vale 2,0)
2) O que é
cultura digital? (Vale 1,5)
3) O que é
argumentar? Explique (vale 1,5)
4) Explique
o que é competência cognitiva? (vale 1,0)
5) O que é
competência? Explique (vale 1,5)
6) De acordo
com as competências gerais quais são os tipos de comunicação existentes? (vale
1,5)
7) O que é
autoconhecimento e autocuidado? (vale 1,0)
Habilidades:
Diferenciar as competências intrapessoais, interpessoais e
cognitivas exigidas no século XXI
Sugestões:
Consultar o livro didático
Avaliação: Vale de 0 a 10
Recursos: Googleclassroom, Centro de Mídias, Livro Didático,
Caderno do Aluno e Internet