quinta-feira, 15 de abril de 2021

Educação Física - Professor Matheus - 6ºE (6ª semana)

 

E.E. PARQUE MARAJOARA II

PLANO DE TRABALHO PARA O PERÍODO DE TELETRABALHO

 

PROFESSOR: Matheus da Silva Frasato

DISCIPLINA: Educação Física

SÉRIE/ANO/TURMA: 6E

DATA: 14 de abril

DATA DE ENTREGA:

ENTREGAR ESSA TAREFA ATÉ 21 DE ABRIL

EMAIL: mfrasato@professor.educacao.sp.gov.br

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

AÇÕES:

TAREFA: Responder à questão e mandar a resposta para email ou whatsapp do professor.

              

QUAIS SÃO OS PASSES DO HANDEBOL ? EXPLIQUE-OS

 QUAIS OS BENEFÍCIOS QUE PODEMOS OBTER QUANDO PRATICAMOS A CORRIDA?

 

HABILIDADES:

 

(EF06EF03) experimentar e fruir esportes de marca e invasão valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

(EF06EF04) praticar um ou mais esporte de marca e invasão oferecido pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.

(EF06EF05) planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca, e invasão, como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.

 

AVALIAÇÃO: Participação e o feedback por meio da entrega (por e-mail e whatsapp) das atividades solicitadas.

Educação Física - Professor Matheus - 1ºE (6ª semana)

 

E.E. PARQUE MARAJOARA II

PLANO DE TRABALHO PARA O PERÍODO DE TELETRABALHO

 

PROFESSOR: Matheus da Silva Frsato

DISCIPLINA: Educação Física

SÉRIE/ANO/TURMA: 1E

DATA: 14 de abril

DATA DE ENTREGA: ENTREGAR ESSA TAREFA ATÉ 21 DE ABRIL

EMAIL: mfrasato@professor.educacao.sp.gov.br

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

AÇÕES:

TAREFA: Responda a tabela abaixo de acordo com a capacidade física predominante:

ATIVIDADE/EXERCÍCIO

CAPACIDADE FÍSICA

Alongar os membros inferiores

 

Pular corda

 

Correr em zig zag

 

Levantar peso

 

Correr em volta da quadra

 

Corridas de curta distância

 

Espacate (abertura zero)

 

 

HABILIDADES:

ü  (EF09EF08) Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc).

ü  Reconhecer as capacidades físicas

 

AVALIAÇÃO: Participação e o feedback por meio da entrega (por email e whatsapp) das atividades solicitadas.

Projeto de Vida - Professora Nádia - 1ºA 1ºB 1ºC 1ºD (6ª semana)

 

E.E. PARQUE MARAJOARA II

PLANO DE TRABALHO PARA O PERÍODO DE TELETRABALHO

 

PROFESSOR:  Nádia Magnani

DISCIPLINA:   Projeto de Vida

SÉRIE/ANO/TURMA: 1º A, B, C e D

DATA:   De 12/04 a 23/04/21                                                      DATA DE ENTREGA: 26/04/21

EMAIL: nmagnani@professor.educação.sp.gov.br

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

COMPETÊNCIAS DO SÉCULO XXI

Atividade I – Leia atentamente a teoria abaixo:

As competências do século XXI são atitudes e valores que todos nós devemos desenvolver em diversos campos: pessoal, social e profissional. Essas competências se organizam em três gru-pos:

Intrapessoais: relacionadas ao desenvolvimento pessoal;

Adaptação, Autodidatismo, Autocuidado, Valorização da Arte e da Cultura, Autogestão, cidadania, Responsabilidade, Valorização da Diversidade, Iniciativa, Bem-Estar físico e mental, Iniciativa, Perseverança, Integridade, Responsabilidade pessoal e social, Interesse Intelectual e curiosidade, Profissionalismo e ética, Determinação, Orientação profissional, Flexibilidade e Produtividade.

Interpessoais: baseadas no relacionamento com o outro;

Comunicação, autoapresentação, empatia, altruísmo, colaboração, autonomia, altruísmo, cooperação, honestidade, liderança, negociação, comunicação assertiva, responsabilidade, resolução de conflitos, influência social e trabalho em equipe.

Cognitivas: associadas à aprendizagem e às relações profissionais.

Aprendizagem adaptativa, criatividade, interpretação, capacidade de análse, função executiva, comunicação oral e escrita, letramento em informação, inovação, escuta ativa, letramento em TICs, Capacidade de resolver problemas, poder de tomar decisões, pensamento crítico e racio-cínio e argumentação.

Competência: é a mobilização de conhecimento habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do exercício pleno da cidadania e do mundo do trabalho.

As competências gerais são:

1)            Conhecimento – Valorizar e utilizar os conhecimentos históricamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2)            Pensamento científico, crítico e criativo – Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3)            Repertório cultural – Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4)            Comunicação – Utilizar diferentes linguagens, verbal (oral ou visual-motora, como Libras e escrita) corporal, visual, sonora e digital – bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, idéias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5)            Cultural digital –Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6)            Trabalho e projeto de vida – Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7)            Argumentação – Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender idéias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8)            Autoconhecimento e autocuidado – Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humano e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9)            Empatia e cooperação –Exercitar a empatia, o diálogo, à resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10)         Responsabilidade e cidadania – Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

Ações:

 

Atividade II – Depois de ter lido a teoria responda as questões abaixo:

 

1)            Explique o que são competências intrapessoais e dê quatro exemplos.(vale 2,0)

 

 

 

 

2)            O que é cultura digital? (Vale 1,5)

 

 

 

 

3)            O que é argumentar? Explique (vale 1,5)

 

 

 

 

4)            Explique o que é competência cognitiva? (vale 1,0)

 

 

 

 

5)            O que é competência? Explique (vale 1,5)

 

 

 

 

6)            De acordo com as competências gerais quais são os tipos de comunicação existentes? (vale 1,5)

 

 

 

 

7)            O que é autoconhecimento e autocuidado? (vale 1,0)

 

 

 

 

Habilidades:

Diferenciar as competências intrapessoais, interpessoais e cognitivas exigidas no século XXI

 

 

Sugestões:

Consultar o livro didático

 

 

Avaliação: Vale de 0 a 10

 

 

Recursos: Googleclassroom, Centro de Mídias, Livro Didático, Caderno do Aluno e Internet

Eletivas - Professora Marília - 1ºD 2ºD (6ª semana)

E.E Parque Marajoara II

Disciplina: Eletiva Culinária série: 1ºD - 2ºD EM

 Professora: MARILIA. RETORNO 15/04 a 29/04

Cardápio: segunda-feira 12/04/21

1-Arroz. 

01  xícara de arroz.

02  xícaras de água.

Modo de fazer: Coloque óleo, alho, cebola pra fritar e coloque o arroz lavado, mexer 02 min., depois colocar água fervida e sal, fogo baixo ate média 30 minutos.

   2- Feijão.

01 xícara de feijão.

 03 xícaras de água.

            Modo de fazer: Coloque água pra ferver na panela de pressão, depois do feijão lavado coloque tudo dentro da panela, tampe, deixa cozinhar entre 25 a 30 min. Quando a panela esfriar – depois que você desligar o fogo – retire a pressão levantando a válvula com um garfo. Tome cuidado. Frite alho e cebola, sal e coloque o feijão e deixa ferver um pouco. 

03- Suco-opcional.


4- SALADA: opcional


5- MISTURA: Filé de frango

Funções e fontes de vitaminas

Vitamina A

Importante para o bom funcionamento visão; protege a pele; essencial para o funcionamento dos órgãos reprodutores.

Fontes: Leite, carne de fígado, gema do ovo, manteiga, vegetais verde-escuros e alaranjados

(brócolis, couve, cenoura, abóbora, etc.).

Vitamina D

Boa para a formação e a reconstituição dos ossos e dentes.

Fontes: Fígado, gema de ovo, leite.

Vitamina E

Contribui para o bom estado dos tecidos; ajuda na digestão das gorduras; retarda o envelhecimento do organismo.

Fontes: Óleos vegetais, vegetais verde-escuros como espinafre, germe de trigo, gema de ovo, gordura do leite, nozes.

Vitamina K

Fundamental para a coagulação sangüínea.

Fontes: Fígado, óleos vegetais, vegetais verdes.

Vitamina C

Junto a alimentos que contém ferro, evita a anemia; ajuda a cicatrizar ferida; evita o aparecimento de certas doenças como a gripe.

Fontes: Acerola, limão, laranja, abacaxi, maracujá, morango, verduras.

Vitamina B1

Importante para o bom funcionamento dos músculos e do cérebro.

Fontes: Aves, peixes, leite e derivados, cereais, verduras.

Vitamina B2

Contribui para o bom estado dos tecidos e da visão; acelera a cicatrização. Fontes: Leite e derivados, cereais, carnes, fígado.

Vitamina B3

Participa de quase todas as reações que ocorrem no organismo.

Fontes: Carnes, peixe, amendoim, grãos, ovo, leite, leguminosas como lentilha e feijão.

Vitamina B5

Importante para o funcionamento do cérebro.

Fontes: Diversos tipos de alimentos.

Vitamina B6

Ajuda na formação dos músculos e dos glóbulos vermelhos (células do sangue).

Fontes: Carnes, ovo, leite, fígado.

Vitamina B12

Ajuda a formar as células vermelhas do sangue e as moléculas de DNA.

Fontes: Carnes, peixes, leite e derivados.

Os minerais podem ser encontrados nos alimentos de origem animal e vegetal. Assim como as vitaminas, são indispensáveis para a regulação das funções do nosso organismo.

Exemplos de funções e fontes de alguns minerais

Cálcio

Composição de ossos e dentes.

Fontes: Leite e derivados, sardinha, mariscos.

Fósforo

Componente de todas as células do organismo e de diversas substâncias químicas do nosso corpo.

Fontes: Leite e derivados, gema de ovo, carnes, peixes, aves, cereais integrais, feijões.

Sódio

Responsável por regular os líquidos corporais a exemplo da pressão sangüínea.

Fontes: Sal de cozinha, alimentos do mar, alimentos de origem animal. A maioria dos alimentos contém sal.

Cloro

Juntamente com o sódio, regula os líquidos corporais. Compõe o ácido clorídrico presente no estômago, auxiliando no processo de digestão.

Fontes: Sal de cozinha, alimentos marinhos e de origem animal.

Potássio 20

Também atua na regulação dos líquidos corporais e em diversas reações que ocorrem com os carboidratos e proteínas.

Fontes: Frutas, leite, carnes, cereais, vegetais, feijões.

Ferro

Presente em diversos componentes do organismo, especialmente o sangue. Protege o organismo contra algumas infecções, ajuda no desenvolvimento da aprendizagem, memória, etc.

Fontes: Carnes, fígado, leguminosas como feijão e lentilha, vegetais verdeescuros, rapadura, melaço, camarão, ostras, grãos integrais.

Iodo

Auxilia no bom funcionamento da glândula tireóide.

Fontes: Sal iodado, vegetais cultivados em solo rico em iodo, frutos do mar e algas marinhas.

Flúor

Constitui ossos e dentes. Reduz as cáries dentárias.

Fontes: Água potável, chá, arroz, soja, espinafre, frutos do mar.

Todos os nutrientes são essenciais e cada um deles apresenta um papel fundamental para o organismo. Assim, nenhum nutriente é mais ou menos importante que o outro. Todos eles são necessários para garantir a saúde.

Com relação às frutas e verduras, fontes de vitaminas e minerais, o ideal é que se tenha uma dieta colorida, isto é, com frutas e verduras de cores diferentes, para garantir a variedade de alimentos e a presença de diversos nutrientes. Como exemplo, as frutas e verduras amarelas e laranjas são fontes de vitamina A e os vegetais verde-escuros são fontes de ferro, etc. Recomenda-se, também, o consumo de frutas e verduras da estação, pois, além de serem mais baratas, são mais nutritivas na época da safra.

Existem substâncias denominadas fibras que, apesar de não serem nutrientes, são muito importantes para o organismo, pois são responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre, e diminuem quantidade de substâncias tóxicas e de gorduras no sangue. Os vegetais, frutas e cereais integrais são fontes de fibras.

 

ATIVIDADE:

 

1-    QUAIS SÃO AS VITAMINAS QUE CONTÉM EM NOSSO CARDÁPIO DA SEGUNDA FEIRA?

 

2-    MONTE O CARDÁPIO DA TERÇA FEIRA DE ACORDO COM SEU GOSTO, SÓ NÃO REPETIR AS VITAMINAS DA SEGUNDA FEIRA.

 

Habilidades: Comunicação, Criatividade, Pesquisas, foco.   Cronograma: quinzenalmente.

Sugestões: Enviar o retorno por email ou grupo whatsap. E-mail: mariliap2020@hotmail.com

Avaliação: Participação, Desenvolvimento do Conteúdo.






Projeto de Vida - Professora Marcilene - 3ºA 3ºB (6ª semana)

 

E.E. Parque Marajoara II

 

PROFESSOR: Marcilene

DISCIPLINA: Projeto de Vida

SÉRIE/ANO/TURMA: 3º ano A e 3º ano B

DATA: 15/04/2021

DATA DE ENTREGA: 21/04/2021

EMAIL: promarcilene@gmail.com  

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

Bom Dia!

A atividade desta semana envolve o preenchimento da autoavaliação socioemocional na Secretaria Escolar Digital: https://sed.educacao.sp.gov.br/  



Boa atividade!

Importante: 

 Nossas atividades de Projeto de Vida são postadas quinzenalmente.

 Toda atividade postada no Classroom é a mesma postada pelo Blog. Você decide qual ferramenta é mais apropriada para você. 

Google Classroom



 





Projeto de Vida - Professora Valéria - 6ºA 6ºB 6ºC 6ºD (6ª semana)

 

E.E Pq Marajoara II

Plano de Trabalho para o período de Teletrabalho

 

PROFESSOR: Valéria Berton Dagostino

DISCIPLINA: Projeto de Vida

SÉRIE/ANO/TURMA: 6ºA, B, C e D

DATA: 15/04/2021

DATA DE ENTREGA: 23/04/2021

EMAIL: valeriaberton@profeducacao.sp.gov.br

ROTEIRO DE ESTUDOS

Atividade 01 : DESCOBRINDO “SUPERPODERES “

Provavelmente, em algum momento de sua vida, você já imaginou como seria se tivesse superpoderes. Ser invisível, ter a força de um gigante, correr mais rápido que o vento ou conseguir ler mentes são poderes que vemos nos filmes de super-heróis. Se você pudesse escolher ter superpoderes, quais teria? Saindo do mundo da imaginação dos super-heróis, saiba que você tem os seus próprios poderes. Isso quer dizer que você tem qualidades e valores que o(a) tornam único(a) e especial. Ninguém no mundo é igual a você! Para pensar e compreender quais são os seus poderes, é preciso pensar sobre si mesmo(a). Para descobrir mais sobre suas qualidades, faça este rápido EXERCÍCIO.

. Eu sou bom (boa) em...............................................................................

. Eu preciso aprender a.............................................................................

. Eu tenho medo de...................................................................................

. Eu me animo quando...............................................................................

. Eu não gosto de.......................................................................................

 

O que você acaba de fazer é um exercício de autoconhecimento

Para terminar este exercício, considerando o que indicou na tabela anterior, pense em 3 superpoderes que você já tem! Vale de tudo: saber guardar um segredo, conseguir manter seu armário organizado, manter a calma quando alguma coisa te chateia etc. Anote seus superpoderes no seu Diário de Práticas e Vivências.

. Superpoder (1).........................................................

. Superpoder (2).........................................................

. Superpoder (3).........................................................

 

Atividade 02: Agora, se você fosse escolher ser um(a) super- herói ou heroína,

qual personagem com seus super poderes, escolheria ser?

Em uma folha de sulfite desenhe  ou cole uma foto do super- herói que escolheu ser. Pode criar um, se preferir, e destaque quais super poderes ele possue.

 

Envie para o email:valeriaberton@prof.educacao.sp.gov.br

Projeto de Vida - Professora Marília - 6ºE (6ª semana)

 

E.E Parque Marajoara II

Disciplina: PROJETO DE VIDA Data: 15/04 retorno 29/04.

 Professora: MARÍLIA EMAIL.mariliap2020@hotmail.com

Público Alvo: 6º E

Os Quatro Pilares da Educação

 Aprender a conhecer – É o eixo da competência cognitiva. Trata-se de exercitar a atenção, tendo a habilidade de fazer comparações entre os conhecimentos já adquiridos.

Aprender a fazer – É o eixo da competência produtiva. É colocar em prática os conhecimentos adquiridos, desenvolvendo novas habilidades e aptidões, importantes para enfrentar as situações que se apresentarem na trajetória escolar e na vida em sociedade.

Aprender a conviver – É o eixo da competência relacional ou social. É a relação do jovem com os outros e com o meio ambiente.

Aprender a ser – É o eixo da competência pessoal. Trabalha a relação do jovem consigo mesmo, desenvolvendo e fortalecendo sua identidade. É o desenvolvimento dos seus talentos, mostrando-se capaz de elaborar reflexões com autonomia e crítico

ATIVIDADE-1

  Represente, com uma palavra, imagem ou um desenho um aspecto marcante do seu passado, uma vivência do presente e uma aspiração para o futuro.


ATIVIDADE-2

Você aceita a opinião do outro?

 Você aceita o outro pensar diferente?

Você procura entender o ponto de vista ouvir e entender o outro?