E. E. Parque Marajoara II
Professora Graça :
Arte.
Tema: Elementos da
Música. Turma: 9º ano A,B,C e D.
Data:15/04/2021
Timbre
O Timbre é a
“cor” do som. Aquilo que distingue a qualidade do tom ou voz de um instrumento
ou cantor, por exemplo, a flauta do clarinete, o soprano do tenor.
Cada objeto ou material possui um timbre que é
único, assim como cada pessoa possui um timbre próprio de voz, tão individual
quanto as impressões digitais.
Melodia
A melodia é uma
sequência de notas musicais. Com uma sucessão de sons ritmados, que organizados
de forma, proporcionam um sentido musical para quem está escutando. Através da
melodia, podemos reconhecer as músicas com um simples assovio.
Para se construir
uma melodia, é preciso organizar as notas musicais com duração, intensidade e
altura. quanto mais simples, mais fácil será a memorização da melodia.
Ritmo
O ritmo é que vai
ditar o tempo musical e estilo de música. Através da duração de cada som e a
sua duração, é possível dar ritmo para a música. A acentuação se destaca neste
elemento, ela faz marcação regular entre a sucessão de sons fortes e fracos,
dividido em porções de valor chamadas compassos.
Harmonia
Quando dois ou mais
sons são reproduzidos simultaneamente, produzindo um acorde, são chamados de harmonia.
Existem duas maneiras de se referir a harmonia: para nos referirmos à seleção
de notas que compõem determinado acorde (formação), e em sentido amplo, para
descrevermos o desenrolar ou a progressão dos acordes durante toda uma
composição.
De acordo com a
Jubi , as manifestações musicais de qualquer forma dependem destes 3 elementos,
mas existem diversas vertentes destes pontos que se ramificam. Para isso é
preciso muito estudo e conhecimento do instrumento que está tocando para
conhecer mais afundo tudo sobre a música.
Intensidade
A intensidade
é a força do som, também chamada de sonoridade. É uma propriedade do som que
permite ao ouvinte distinguir se o som é fraco (baixa intensidade) ou se o som
é forte (alta intensidade) e ela está relacionada à energia de vibração da
fonte que emite as ondas sonoras. Ao se propagar, as ondas sonoras transmitem
energias que se espalham em todas as regiões. Quanto maior é a energia que a
onda transporta, maior é a intensidade do som que o nosso ouvido percebe. É semelhante
ao que habitualmente chamamos de volume.
A intensidade sonora é a força com que as ondas
sonoras empurram o ar e é medida em uma unidade chamada bel, em homenagem ao
cientista inglês Granham Bell, o qual fez estudos que culminaram com a invenção
do telefone. No entanto, os submúltiplos do bel são mais utilizados: 1 decibel
= 1dB = 0,1 bel. A partir de 140db aparece o chamado limite da dor ao ouvido
humano: o som é dificilmente suportável pelo ouvido e pode causar lesões no
sistema auditivo.
Altura
É por meio da altura que podemos distinguir um som agudo
(fininho, alto), de um grave (grosso, baixo). A altura de um som musical
depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e os
lentos sons graves. São essas vibrações que definem cada uma das notas
musicais: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si; assim, a velocidade da onda sonora
determina a altura do som, por isso cada nota tem sua frequência (número de
vibrações por segundo). A altura de um som pode ser caracterizada como definida
ou indefinida. Em ambos os casos, os sons podem ser agudos ou graves. Os
instrumentos de altura indefinida são incapazes de produzir uma melodia, visto
que a maioria deles emite um só som, que a voz humana ou outro instrumento de
altura definida não conseguem imitar.
Densidade
A densidade sonora é a qualidade que estabelece um maior ou
menor número de sons simultâneos. Quando ouvimos um grande conjunto de timbres
simultaneamente dizemos que a música em questão tem uma grande densidade
sonora.
Duração
Alguns sons possuem ressonância curta, isto é, continuam soando por um breve período de tempo, como o som dos tambores, e outros tem ressonância longa, como os sons dos sinos que permanecem soando por um período de tempo maior.
Atividade
01 Fazer a leitura do texto enviado em anexo para relembrar
alguns elementos da composição musical.
02-Escute
a música proposta em : https://www.youtube.com/watch?v=XalXT-zdEDs&ab_channel=InstitutoPianoBrasileiro-IPB de acordo com a altura das notas faça o contorno da
imagem, Depois reproduza somente a linha de contorno em uma folha branca.
03.Escolha uma música da sua
preferência e cante ,em tons Grave, médio e alto.
Escreva quais dificuldades você
encontrou em cada tom. Qual dele você achou mais fácil? Porquê?
Grave um áudio e envie por e mail:
gracasneves@prof.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário