quinta-feira, 15 de abril de 2021

Projeto de Vida - Professora Nádia - 1ºA 1ºB 1ºC 1ºD (6ª semana)

 

E.E. PARQUE MARAJOARA II

PLANO DE TRABALHO PARA O PERÍODO DE TELETRABALHO

 

PROFESSOR:  Nádia Magnani

DISCIPLINA:   Projeto de Vida

SÉRIE/ANO/TURMA: 1º A, B, C e D

DATA:   De 12/04 a 23/04/21                                                      DATA DE ENTREGA: 26/04/21

EMAIL: nmagnani@professor.educação.sp.gov.br

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

COMPETÊNCIAS DO SÉCULO XXI

Atividade I – Leia atentamente a teoria abaixo:

As competências do século XXI são atitudes e valores que todos nós devemos desenvolver em diversos campos: pessoal, social e profissional. Essas competências se organizam em três gru-pos:

Intrapessoais: relacionadas ao desenvolvimento pessoal;

Adaptação, Autodidatismo, Autocuidado, Valorização da Arte e da Cultura, Autogestão, cidadania, Responsabilidade, Valorização da Diversidade, Iniciativa, Bem-Estar físico e mental, Iniciativa, Perseverança, Integridade, Responsabilidade pessoal e social, Interesse Intelectual e curiosidade, Profissionalismo e ética, Determinação, Orientação profissional, Flexibilidade e Produtividade.

Interpessoais: baseadas no relacionamento com o outro;

Comunicação, autoapresentação, empatia, altruísmo, colaboração, autonomia, altruísmo, cooperação, honestidade, liderança, negociação, comunicação assertiva, responsabilidade, resolução de conflitos, influência social e trabalho em equipe.

Cognitivas: associadas à aprendizagem e às relações profissionais.

Aprendizagem adaptativa, criatividade, interpretação, capacidade de análse, função executiva, comunicação oral e escrita, letramento em informação, inovação, escuta ativa, letramento em TICs, Capacidade de resolver problemas, poder de tomar decisões, pensamento crítico e racio-cínio e argumentação.

Competência: é a mobilização de conhecimento habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do exercício pleno da cidadania e do mundo do trabalho.

As competências gerais são:

1)            Conhecimento – Valorizar e utilizar os conhecimentos históricamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2)            Pensamento científico, crítico e criativo – Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3)            Repertório cultural – Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4)            Comunicação – Utilizar diferentes linguagens, verbal (oral ou visual-motora, como Libras e escrita) corporal, visual, sonora e digital – bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, idéias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5)            Cultural digital –Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6)            Trabalho e projeto de vida – Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7)            Argumentação – Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender idéias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8)            Autoconhecimento e autocuidado – Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humano e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9)            Empatia e cooperação –Exercitar a empatia, o diálogo, à resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10)         Responsabilidade e cidadania – Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

Ações:

 

Atividade II – Depois de ter lido a teoria responda as questões abaixo:

 

1)            Explique o que são competências intrapessoais e dê quatro exemplos.(vale 2,0)

 

 

 

 

2)            O que é cultura digital? (Vale 1,5)

 

 

 

 

3)            O que é argumentar? Explique (vale 1,5)

 

 

 

 

4)            Explique o que é competência cognitiva? (vale 1,0)

 

 

 

 

5)            O que é competência? Explique (vale 1,5)

 

 

 

 

6)            De acordo com as competências gerais quais são os tipos de comunicação existentes? (vale 1,5)

 

 

 

 

7)            O que é autoconhecimento e autocuidado? (vale 1,0)

 

 

 

 

Habilidades:

Diferenciar as competências intrapessoais, interpessoais e cognitivas exigidas no século XXI

 

 

Sugestões:

Consultar o livro didático

 

 

Avaliação: Vale de 0 a 10

 

 

Recursos: Googleclassroom, Centro de Mídias, Livro Didático, Caderno do Aluno e Internet

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