segunda-feira, 12 de abril de 2021

Geografia - Professor Everton - 3ºTA 3ºTB (6ª semana)

 E.E. PARQUE MARAJOARA II

3ºTA e 3ºTB (EJA)  

Aula on-line pelo Meed, 12 de abril as 20:45. - 3TB

Aula on-line pelo Meed, 15 de abril as 21:30. - 3TA

 

 

PROFESSOR: Everton   WhatsApp: 95963-1198     DISCIPLINA: Geografia

E-mail: evertonlevi@professor.educacao.sp.gov.br

 

 

3ª ATIVIDADE SEMANAL DE GEOGRAFIA DE 12/04 a 16/04 (1º Bimestre)

Tema: Regionalização do espaço mundial

Habilidade do Currículo Paulista: Comparar as diferentes formas de regionalização do Brasil.

 Unidade temática: Território brasileiro.

 Objetos de conhecimento: As fronteiras brasileiras.

Atividade baseada na aula do CMSP. Aula disponível no repositório do CMSP(https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/inicio)

 

LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO(COPIAR NO CADERNO).

APÓS A REALIZAÇÃO DA LEITURA DO TEXTO, CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA RESPONDER AS QUESTÕES.

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfYDXonU8de8q2OBLHsiIOdWDrq03jIaZKqkkrICYUcejY7vA/viewform?usp=sf_link

 

 

 

 

 

 

Regionalização do mundo

 

O processo de regionalização do mundo é um conceito muito amplo e discutido na ciência geográfica. Regionalizar significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais.

Compreende-se a ideia de diferenciação de áreas no contexto geral e de aproximação dessas áreas por meio de suas características comuns. Uma região configura-se como uma área delimitada, definida por suas características comuns, por exemplo: um bioma, o Cerrado, que é uma região do planeta Terra com semelhanças nos seus aspectos naturais. Nesse caso, considera-se o elemento natural (fitofisionomia do Cerrado) como critério para a criação de uma região.

As regionalizações mundiais são: Os continentes, os biomas, os climas mundiais, as bacias hidrográficas e os idiomas.

Todas essas regionalizações são exemplos de formas e maneiras que podemos delimitar o espaço por meio das características elegidas.

O que é regionalização do mundo?

Regionalizar o mundo é criar áreas ou lugares semelhantes no planeta Terra. As regionalizações mundiais existem para uma melhor análise das particularidades de cada lugar. Sendo assim, cria-se uma área ou uma região considerando-se alguma característica específica, como:

A localização espacial, o clima, o relevo, a vegetação e os aspectos sociais, políticos e econômicos

Dessa forma é possível analisar, comparar, observar e determinar todas as propriedades daquela região e, assim, entendê-la melhor, numa escala local, regional ou global.

As regionalizações mundiais são variadas, como os continentes:

Antártida, América, Ásia, África, Europa e a Oceania

Os continentes são regionalizações que abarcam as áreas de países mais próximos levando em consideração suas localizações geográficas.

Regionalização mundial: continentes.

Outra maneira de regionalizar o mundo, utilizada a partir da década de 1960, no contexto da Guerra Fria, foi a regionalização dos países em primeiro, segundo e terceiro mundos. Esse critério levava em consideração:

Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos ou ricos, Segundo mundo: países socialistas, Terceiro mundo: países capitalistas subdesenvolvidos ou pobres

Após o final da Guerra Fria, essa regionalização passou a ser ultrapassada, não mais usada a nível global, sendo outro critério considerado, pelo qual os países foram categorizados em um novo regionalismo: desenvolvidos ou subdesenvolvidos. Dessa forma, considera-se o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país. Essa regionalização é considerada até os dias atuais em todo o mundo.

 

Critérios de regionalização

Pode-se dizer que são vários os critérios utilizados para fazer-se uma regionalização, de maneira a reduzir-se o espaço geográfico e dividi-lo. Destacam-se os seguintes critérios:

Critérios físicos: criação de regiões unificando áreas com algum elemento físico comum, como:

- clima - relevo - vegetação - hidrografia

Critérios socioeconômicos: baseiam-se na divisão que considera aspectos sociais, como:

- idioma - distribuição da riqueza - concentração de renda - industrialização - áreas de maior ou menor desenvolvimento - violência - geração de emprego

Critérios religiosos: referem-se à criação de regiões considerando as religiões pelo mundo:

- católicos - muçulmanos - judeus - protestantes

Critérios políticos: tipo de regionalização bastante utilizado na Guerra Fria, com a divisão do mundo, por meio de aspectos políticos ligados à ideologia e aos modos de vida capitalista e socialista, marcada pela existência do Muro de Berlim.

Critério geográfico: considera-se a localização espacial ou algum aspecto da geografia do lugar, como a divisão do continente americano em Américas do Norte, Central e do Sul.

 

Tipos de regionalização do mundo

Existem várias formas de regionalizarmos o espaço geográfico mundial. Entender a criação de regiões é exatamente isso, eleger uma particularidade daquele território, e assim uni-lo a outros que apresentem a mesma característica.

No mundo vários exemplos de regionalizações foram criados, recriados e extintos ao longo da história, e apesar das grandes diferenças regionais, econômicas, culturais, sociais e da paisagem que existem, foi possível classificá-lo em regiões. As regionalizações mundiais mais comuns e conhecidas são:

Continentes: regionalização geográfica do mundo em seis continentes.

Paisagens naturais: considera-se os elementos naturais como vegetação, clima, relevo e demais paisagens da natureza.

Cultura: cria-se regiões de acordo com a cultura da população, como idioma, hábitos, religião etc.

Aspectos econômicos: classificação de ricos ou pobres; desenvolvidos ou subdesenvolvidos; blocos econômicos, como os BRICs, os Tigres Asiáticos, a União Européia; países ricos ou pobres etc.

Nesse sentido, pode-se citar a separação entre Ásia e Europa. Enquanto continentes, estão próximas geograficamente, porém apresentam formas de colonização, culturas e etnias que as diferenciam entre si e fizeram-nas ser separadas por um elemento natural, os Montes Urais (relevo montanhoso).

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-regionalizacao-mundo.htm#:~:text=Esse%20crit%C3%A9rio%20levava%20em%20considera%C3%A7%C3%A3o,pa%C3%ADses%20capitalistas%20subdesenvolvidos%20ou%20pobres

Sociologia - Professora Vera - 3ºTA 3ºTB (6ª semana)

E.E.Parque Marajoara II

Prof. Vera – Sociologia

Semana de 12/04/2021

 3TA e 3 TB

A conquista dos direitos Civis, Políticos, Sociais e Humanos no Brasil

É preciso discutir o que de fato é cidadania e o que representam os direitos civis, políticos e sociais. A definição utilizada nesse artigo será a teoria do clássico autor britânico T. H. Marshall, apresentada em sua obra “Cidadania, classe social e status”. Para o autor, cidadania corresponde à conquista de três direitos: o civil, o político e o social. O direito civil diz respeito basicamente à liberdade individual: liberdade de ir e vir, de pensamento, de fé, de imprensa, de fechar contratos legais, igualdade perante a lei e direito à justiça, direito ao próprio corpo e direito à propriedade privada. Deve-se entender o direito político como a possibilidade de participar do exercício do poder político, candidatar-se, votar e ser votado, criar e filiar-se a partidos políticos, participar de movimentos sociais, entre outros. Por último, os direitos sociais dizem respeito ao atendimento das necessidades básicas de um ser humano que garanta o mínimo de bem-estar, e que ele leve a vida de um ser civilizado. Por exemplo, direito à alimentação, à moradia, à educação, à saúde, a um salário digno.

Uma vez que o homem participa da vida econômica de sua cidade ou Estado, ele irá querer gozar também de direitos políticos e participar da esfera pública. No século XIX, era necessário enriquecer o status de cidadão com novos direitos e deveres e organizar a vida civil. Surge, então, o direito político, que permitia que o trabalhador se organizasse em sindicatos, partidos políticos e fosse eleito. A prioridade, os direitos políticos eram restritos a grupos fechados da elite, mas ao longo do tempo esse monopólio foi quebrado e a participação de todos na vida pública foi possível com o sufrágio universal em 1918. O direito ao voto deixa de limitar a atividade política às classes economicamente desenvolvidas e passa a ser para todos. Mais uma conquista dos cidadãos.

A sequência lógica e histórica da formação dos direitos, primeiramente o civil, depois político e em seguida o social não foi seguido em totalidade pelos demais países em que a cidadania foi desenvolvida. Há caminhos diferentes seguidos por outras nações para alcançar a cidadania além do adotado na Inglaterra. Um exemplo disto é o Brasil. Aqui, primeiramente, foi desenvolvido o direito social, depois o político e, finalmente, o civil. Compara-se então o resultado alcançado por esse percurso alternativo. A maior importância dada ao direito social reflete, hoje, na diferença, por exemplo, se comparado um cidadão brasileiro a um cidadão inglês. É simples verificar que, no Brasil, um homem pobre e negro será julgado de forma diferente por um tribunal se cometer o mesmo crime que um homem branco e rico. O velho ditado “um peso e duas medidas” pode ser muito bem aplicado quando é verificado que existem “tipos” de cidadãos no Brasil, o que dificilmente ocorreria na Inglaterra. (MARSHALL, 1967).

Responda: as questões abaixo citadas e elabore duas perguntas com as respostas.

1-    O que diz respeito o Direito Civil.

2-    Como foi quebrado os direitos e a prioridade nos tempos do Monopólio.

Obs. Entregar até dia 15/04 via wapp ou e-mail

Vera.de.paula100@gmail.com

História - Professora Rita - 7ºA (6ª semana)

 5ª SEMANA (1º BIMESTRE)

1) Assistir as aulas no centro de mídias e elaborar um resumo utilizando as seguintes questões norteadoras:

-Tema da aula;                  -O conteúdo trabalhado(explicação):            -O que você entendeu;

-No mínimo 10 linhas.    

2)  Retomando algumas ideias...

As grandes transformações sociais e econômicas do final da Idade Média modificaram o modo de viver dos europeus. Eles começaram a desenvolver uma nova maneira de pensar e de ver o mundo. A vida mais agitada das cidades, o intenso contato humano e a possibilidade de enriquecimento por meio do comércio tornaram muitas pessoas mais confiantes em si mesmas, mais ousadas e mais críticas. Essa mudança refletiu-se na produção intelectual e artística desse período.

Faça uma pesquisa sobre o Renascimento e responda:

a)  O que é Renascimento?

b)  Explique as características do Renascimento:

- Antropocentrismo =

- Teocentrismo =

-  Humanismo =

- Retorno a cultura Greco romana=

- Racionalismo =

- Heliocentrismo =

c)  Explique o que era o mecenato.

d)  Por que a Itália foi o berço do Renascimento?

 

OBS: “NÃO” estou recebendo atividades digitadas, somente “MANUSCRITAS”.

- É possível acompanhar a programação pela TV Cultura (canal 2.3); pela SKY (canal76);     e pelo APP ( a presença do dia só será validada após responder 1 questão no CMSP).

História - Professora Rita - 6ºA 6ºB 6ºC 6ºD (6ª semana)

   6ª SEMANA ( 1º BIMESTRE)

1) Assistir as aulas no centro de mídias e elaborar um resumo utilizando as seguintes questões norteadoras:

-Tema da aula;               -O conteúdo trabalhado(explicação)            -O que você entendeu;

-No mínimo 10 linhas. 

2)  Alunos vocês irão procurar no youtube  o vídeo:  Contagem do tempo na História Professor Carlos Camilo: humanas ao alcance de todos. Depois de assistir irão realizar as atividades:

 Responda:

1)   O que é Tempo Histórico?

2)   O que é Tempo Cronológico?

3)   Como é dividido o Tempo Cronológico?

4)  Explique o Calendário Gregoriano.

5)   Calcule, os séculos correspondentes aos seguintes anos:

a)   732 =  VIII                                      i)   1879 =                                            q)   2000 =                 z)   63 =                         

b)   1002 =                                             j)    1800 =                                           r)    1 =

c)   400 =                                              k)   1900 =                                            s)   99 =

d)   1300 =                                            L)   1033 =                                            t)    101 =

e)   56 =                                                m)   147 =                                              u)   1200 =

f)   1987 =                                             n)   1700 =                                            v)   900 =

g)   2001 =                                            o)    700 =                                              x)   222 =

h)   3 =                                                  p)    1952 =                                            y)   1600 =

6)   Pesquise os agrupamentos temporais:

a)   Lustro = período de  5 anos.

b)   Década = período de ______________.

c)   Quartel = período de ______________.

d)   Século = período de _______________.

e)   Milênio = período de_______________.

f)   Meados = _______________________.

                                                                                                                                                                             OBS: “NÃO” estou recebendo atividades digitadas, somente “MANUSCRITAS”.

- É possível acompanhar a programação pela TV Cultura (canal 2.3); pela SKY (canal76); e pelo APP(a presença do dia só será validada após responder 1 questão no CMSP).


 *Entrega das atividades na data estipulada: 12/04 até 16/04/2021

 *Enviar pelo email rita_moreira.mel@hotmail.com

 *As atividades serão semanais e valem notas e frequência. 

Geografia - Vera - 6ºA 6ºB 6ºC 6ºD (6ª semana)

E.E. Parque Marajoara II

Prof. Vera – Geografia

Semana de 12/04/2021

6 anos A,B,C e D

 

Atividade de Recapitulação

 

1-      Quais são as divisões do Brasil que representam nossos territórios?

a-      Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul

b-      Norte, Nordeste, Leste e Sul

c-       Norte, Sul, Leste e Oeste

 

2-      Quais são os Estados das Capitais de Porto Velho e Aracaju?

a-      Roraima e Sergipe

b-      Sergipe e Paraíba

c-       Rondônia e Sergipe

 

3-      O que são paisagens naturais.

a-      Lagos, oceanos, florestas etc.

b-      Prédios, montanhas, lagos etc.

c-       Ruas, chalés, prédios etc.

 

4-      Como pode ser dividida as paisagens culturais?

a-      Fauna e audição

b-      Paisagem Rural e Urbana

c-       Tato e Visão

 

5-      Quais são as Capitais dos Estados Pará e Piauí?

a-      Rio Branco e João Pessoa

b-      Belém e Teresina

c-       São Luís e Boa Vista

 

Entregar até dia15/04 via wapp

9.8105-4374

Geografia - Professor Paulo - 6ºE (6ª semana)

6°ANO GEO – ATIVID.5 – PROF. PAULO – ZAP: 942243667

Data de entrega 15 de abril

Valendo nota 10

Atividade extra para recuperação de nota do 1° bimestre.

Faça uma pesquisa sobre as comunidades tradicionais do Brasil.

História - Professora Ariane - 6ºE (6ª semana)

 

E.E. Parque Marajoara II

 

 

PROFESSOR: ARIANE

DISCIPLINA: HISTÓRIA

SÉRIE/ANO/TURMA: 6º Ano E

DATA: 12/04/2021

DATA DE ENTREGA:16/04/2021

EMAIL: ariabr@terra.com.br

 

 

 

ATIVIDADES ESTUDOS SEMANAIS

(1º Bimestre)

 

Copie o texto em seu caderno e responda as questões a seguir:

 

1.    Explique o que foi o Período da Pré-História:

2.    Como está dividido o Período da Pré-História:

3.    O que foi o Período Paleolítico:

4.    O que foi o Período Neolítico:

 

Pré-História

Pré-História é o período do passado da humanidade que vai do aparecimento do homem à invenção da escrita e que abrange milhões de anos.

A origem da humanidade é objeto de pesquisas de arqueólogos, paleontólogos, geólogos e biólogos.

Suas pesquisas baseiam-se em vestígios que sobreviveram no tempo, como fósseis, pinturas rupestres, utensílios de uso diário, restos de fogueira etc.

Esses vestígios são encontrados em cavernas ou soterrados por diversas camadas de solo.

Divisão da Pré-História

A Pré-História se divide em dois grandes períodos: a Idade da Pedra e a Idade dos Metais.

·       Idade da Pedra - está compreendida entre o aparecimento dos primeiros hominídeos e mais ou menos 10000 a.C.. Para fim de estudo também se divide:

o  Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8000 a.C.);

o  Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5000 a.C.);

·       Idade dos Metais (5000 a.C. até o surgimento da escrita, por volta de 3500 a.C.).

 

·         Paleolítico

·         Paleolítico é o período mais extenso da Pré-História da humanidade, compreendido entre seu surgimento, por volta de 4,4 milhões de anos, até 8000 a.C.

·         Nessa época os homens viviam em bandos e ajudavam uns aos outros na obtenção de alimentos, através da caça, da pesca e da coleta de frutos, raízes e ovos, o que os obrigava a uma vida nômade.

·         A baixa temperatura leva os grupos de hominídeos a se abrigar em cavernas e a construir habitações com galhos de árvores e a compartilhar o uso dos rios, das florestas e dos lagos.

·         Os instrumentos utilizados, a princípio eram de osso e madeira, depois, lascas de pedra e marfim. Fabricavam machados, facas e outros instrumentos pontiagudos.

·         Uma descoberta importante nesse período foi domínio do fogo. Estima-se que o fogo passou a ser controlado pela humanidade há 500 mil anos, na África oriental.

·         Com seu controle, os grupos passaram a se aquecer do frio, a cozinhar alimentos, defender-se dos animais ferozes, iluminar a noite etc.

Por volta de 30000 a.C., o Homo sapiens aperfeiçoou a técnica da caça e da pesca, inventou o arco e a flechaEm torno de 18000 a.C. a Terra passou por transformações climáticas e geológicas.

Essas transformações, que duraram milhares de anos, mudaram significativamente a vida animal e vegetal do planeta e alteraram a relação entre homem e natureza. O homem entrou num período denominado Neolítico.

 

Neolítico

No período Neolítico, novas modificações climáticas alteraram a vegetação. Aumentaram as dificuldades para caçar e se instalaram nas margens dos rios, o que contribuiu para o desenvolvimento da agricultura, com o plantio de trigo, cevada e aveia.

Aprenderam a domesticar alguns animais e a criar gado. Surgiram os primeiros aglomerados populacionais, com finalidade principalmente defensiva.

Seus objetos tornaram-se mais bem acabados, pois a pedra, depois de lascada, era esfregada no chão ou na areia até tornar-se polida.

Desenvolveram a arte da cerâmica, fabricando grandes potes para guardar o excedente da produção agrícola.

Desenvolveram as técnicas de fiação e tecelagem para a confecção de tecidos de lã e linho, em substituição aos trajes confeccionados com peles de animais.

Apareceram os primeiros trabalhos em metais pouco duros, como o cobre e o ouro. Começaram as viagens por terra e por mar.

A organização social, denominada comunidade primitiva, baseava-se nos laços de sangue, idioma e costumes.

A fase final do Neolítico caracterizou-se pela desintegração do sistema de comunidade primitiva e pela origem das sociedades organizadas em Estados e divididas em diferentes camadas sociais.

 

Idade dos Metais

O desenvolvimento de técnicas de fundição de metais possibilitou o abandono progressivo dos instrumentos de pedra.

O primeiro metal a ser fundido foi o cobre, posteriormente o estanho. Da fusão desses dois metais, surgiu o bronze, mais duro e resistente, com o qual fabricavam espadas, lanças etc. Por volta de 3000 a.C. produzia-se bronze no Egito e na Mesopotâmia.

A metalúrgica do ferro é posterior. Tem início por volta de 1500 a.C., na Ásia Menor. Por ser um minério mais difícil de ser trabalhado difundiu-se lentamente.

Em razão da sua superioridade para a fabricação de armamentos, o ferro contribuiu para a supremacia dos povos que souberam utilizá-lo com essa finalidade.

Geografia - Professor Paulo - 7ºA 7ºC (6ª semana)

 

7°ANO A/C -  GEO –ATIV.5 – PROF PAULO – ZAP 942243667

DATA DE ENTREGA 15 DE ABRIL

VALENDO NOTA 10

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE NOTA DOI 1° BIMESTRE

FAÇA UMA PESQUISA, SOBRE OS TIPOS DE PAISAGEM DO TERRITÓRIO DO BRASIL

História - Professora Vera - 7ºB 7ºC (6ª semana)

E.E.Parque Marajoara II

Prof. Vera – História

Semana de 12/04/2021

7 anos  B e C

 

Atividade de Recapitulação

 

1-      Quais são os períodos da Pré-História?

a-      Paleolítico, Média e Idade Moderna

b-      Idade Antiga, média, Moderna e Contemporânea

c-       Paleolítico, Mesolítico e Neolítico

 

2-      O que representa o Feudo para os Senhores Feudais?

a-      Terra

b-      Construção

c-       Armazém

 

3-      Como era composto a hierarquia do Feudalismo.

a-      Rei, Nobreza e Senhores Feudais

b-      Rei, Clero, Nobres e Servos

c-       Rei, Clero, Igreja e Servos

 

4-      Quem eram os Suseranos?

a-      Nobres

b-      Clero

c-       Servos

 

5-      Quais são os períodos da História?

a-      Paleolítico, Mesolítico e Neolítico

b-      Paleolítico, Idade Média e Neolítico

c-       Idade Antiga, Média, Moderna e Contemporânea

 

Entregar até dia15/04 via wapp

9.8105-4374

Geografia - Professor Everton - 8ºA 8ºC (6ª semana)

 

E.E. PARQUE MARAJOARA II

8° ANO A8° ANO C  

Aula CMSP nos dias 15 de abril as 11:30 estarei no chat.

Aula on-line pelo Meed, 12 de abril as 16:20 8ºC e 17:05 8ºA.

 

PROFESSOR: Everton   WhatsApp: 95963-1198     DISCIPLINA: Geografia

E-mail: evertonlevi@professor.educacao.sp.gov.br

 

 

3ª ATIVIDADE SEMANAL DE GEOGRAFIA DE 12/04 a 16/04 (1º Bimestre)

Tema: Os critérios e formas da regionalização mundial

Habilidade do Currículo Paulista: Comparar e diferenciar os critérios de regionalização mundial, considerando as intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as envolvem.

Unidade temática: Regionalização do espaço mundial.

 

Atividade baseada na aula do CMSP no dia 19/02/2021. Aula disponível no repositório do CMSP(https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/inicio)

 

LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO(COPIAR NO CADERNO).

APÓS A REALIZAÇÃO DA LEITURA DO TEXTO, CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA RESPONDER AS QUESTÕES.

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdWwa1kuimj2hllPkXDS6Qf25ByMvAsml2QUrYYF1jwd66i3Q/viewform?usp=sf_link

 

 

 

Regionalização do mundo

 

O processo de regionalização do mundo é um conceito muito amplo e discutido na ciência geográfica. Regionalizar significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais.

Compreende-se a ideia de diferenciação de áreas no contexto geral e de aproximação dessas áreas por meio de suas características comuns. Uma região configura-se como uma área delimitada, definida por suas características comuns, por exemplo: um bioma, o Cerrado, que é uma região do planeta Terra com semelhanças nos seus aspectos naturais. Nesse caso, considera-se o elemento natural (fitofisionomia do Cerrado) como critério para a criação de uma região.

As regionalizações mundiais são: Os continentes, os biomas, os climas mundiais, as bacias hidrográficas e os idiomas.

Todas essas regionalizações são exemplos de formas e maneiras que podemos delimitar o espaço por meio das características elegidas.

O que é regionalização do mundo?

Regionalizar o mundo é criar áreas ou lugares semelhantes no planeta Terra. As regionalizações mundiais existem para uma melhor análise das particularidades de cada lugar. Sendo assim, cria-se uma área ou uma região considerando-se alguma característica específica, como:

A localização espacial, o clima, o relevo, a vegetação e os aspectos sociais, políticos e econômicos

Dessa forma é possível analisar, comparar, observar e determinar todas as propriedades daquela região e, assim, entendê-la melhor, numa escala local, regional ou global.

As regionalizações mundiais são variadas, como os continentes:

Antártida, América, Ásia, África, Europa e a Oceania

Os continentes são regionalizações que abarcam as áreas de países mais próximos levando em consideração suas localizações geográficas.

Regionalização mundial: continentes.

Outra maneira de regionalizar o mundo, utilizada a partir da década de 1960, no contexto da Guerra Fria, foi a regionalização dos países em primeiro, segundo e terceiro mundos. Esse critério levava em consideração:

Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos ou ricos, Segundo mundo: países socialistas, Terceiro mundo: países capitalistas subdesenvolvidos ou pobres

Após o final da Guerra Fria, essa regionalização passou a ser ultrapassada, não mais usada a nível global, sendo outro critério considerado, pelo qual os países foram categorizados em um novo regionalismo: desenvolvidos ou subdesenvolvidos. Dessa forma, considera-se o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país. Essa regionalização é considerada até os dias atuais em todo o mundo.

 

 

Critérios de regionalização

Pode-se dizer que são vários os critérios utilizados para fazer-se uma regionalização, de maneira a reduzir-se o espaço geográfico e dividi-lo. Destacam-se os seguintes critérios:

Critérios físicos: criação de regiões unificando áreas com algum elemento físico comum, como:

- clima - relevo - vegetação - hidrografia

Critérios socioeconômicos: baseiam-se na divisão que considera aspectos sociais, como:

- idioma - distribuição da riqueza - concentração de renda - industrialização - áreas de maior ou menor desenvolvimento - violência - geração de emprego

Critérios religiosos: referem-se à criação de regiões considerando as religiões pelo mundo:

- católicos - muçulmanos - judeus - protestantes

Critérios políticos: tipo de regionalização bastante utilizado na Guerra Fria, com a divisão do mundo, por meio de aspectos políticos ligados à ideologia e aos modos de vida capitalista e socialista, marcada pela existência do Muro de Berlim.

Critério geográfico: considera-se a localização espacial ou algum aspecto da geografia do lugar, como a divisão do continente americano em Américas do Norte, Central e do Sul.

 

Tipos de regionalização do mundo

Existem várias formas de regionalizarmos o espaço geográfico mundial. Entender a criação de regiões é exatamente isso, eleger uma particularidade daquele território, e assim uni-lo a outros que apresentem a mesma característica.

No mundo vários exemplos de regionalizações foram criados, recriados e extintos ao longo da história, e apesar das grandes diferenças regionais, econômicas, culturais, sociais e da paisagem que existem, foi possível classificá-lo em regiões. As regionalizações mundiais mais comuns e conhecidas são:

Continentes: regionalização geográfica do mundo em seis continentes.

Paisagens naturais: considera-se os elementos naturais como vegetação, clima, relevo e demais paisagens da natureza.

Cultura: cria-se regiões de acordo com a cultura da população, como idioma, hábitos, religião etc.

Aspectos econômicos: classificação de ricos ou pobres; desenvolvidos ou subdesenvolvidos; blocos econômicos, como os BRICs, os Tigres Asiáticos, a União Européia; países ricos ou pobres etc.

Nesse sentido, pode-se citar a separação entre Ásia e Europa. Enquanto continentes, estão próximas geograficamente, porém apresentam formas de colonização, culturas e etnias que as diferenciam entre si e fizeram-nas ser separadas por um elemento natural, os Montes Urais (relevo montanhoso).

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-regionalizacao-mundo.htm#:~:text=Esse%20crit%C3%A9rio%20levava%20em%20considera%C3%A7%C3%A3o,pa%C3%ADses%20capitalistas%20subdesenvolvidos%20ou%20pobres