quarta-feira, 10 de março de 2021

Arte - Professora Nádia - 1ºA 1ºB 1ºC 1ºD ( 5ª Semana)

E.E Pq Marajoara II

Plano de Trabalho para o período de Teletrabalho

 

PROFESSOR: Nádia Magnani

DISCIPLINA: Arte

SÉRIE/ANO/TURMA: 1ºs A, B, C e D

DATA:   08/03/21 a 12/03/2021                                                 DATA DE ENTREGA: 15/03/2021

EMAIL: nmagnani@professor.educacao.sp.gov.br

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

ENCONTRO ENTRE ARTE E PÚBLICO RECEPCIONANDO ESTRANGEIROS

Sala São Paulo – Fundação Osesp – Governo do Estado de São Paulo

. Recepcionando estrangeiros,

. Folders, Programação

. Orquestras estrangeiras

. Apresentações e Compra de ingressos

. Projetos Sociais

Ações:

Atividade I – Leia atentamente a teoria abaixo:

Conteúdos, conceitos e processos de criação.

Greetings – Apresentações

Welcome  Foreigners – Recepcionando estrangeiros

Indication in other  languages contained in sheet music – Indicações em outras línguas contidas em partituras.

Greetings- Saudações.

Hello Alô, Hi (Oi) ,  Good morning (Bom dia) , Good afternoon (Boa tarde) ,  Good evening  (Boa noite em saudações), Good day (Bom dia para o dia todo ou G’day),   Welcome (Bem vindo) ,  Good bye,Bye- Bye ou Bye (Adeus),  So long (Até mais), See you later (Te vejo mais tarde), See you tomorow (Te vejo amanhã),  Have a nice day(Tenha um bom dia,  Nice to meet you ( Pra-zer em conhecê-lo)

Conversation - Conversação

Where are you from? (De onde você é?)

I’m from Denver (Eu sou de Denver)

May I help you? (Em que posso ajudá-lo?)

Yes  you can. (Sim você pode)

Where do you live? (Onde você mora?

 I live at Jabaquara. ( Eu moro no Jabaquara)

What time is it? (Que horas são?)

It’s noon ou it’s midday  ( É meio dia)

It’s midnight – É meia noite.

It’ss twenty-thrree past 11    (São 23 após as 11 ou  onze e vinte e três)

It’s seven to nine – (São sete para as nove)

It’s a quarter to six ( São quatro para as seis)

It’s half past four (São quatro e meia)

Thank you ou Thanks  (Muito obrigado)

Bilingual folders and programs – Programas bilíngues.

Para que os estrangeiros consigam aproveitar melhor a sua visita no espaço expositivo é habitual a distribuição de folders que expliquem a natureza dos serviços  prestados pela instituição e detalhes que teste a sua importância social.

No caso de concertos musicais é comum a  confecção de programas bilíngues para que o visitante tenha acesso as informações acerca do concerto para compreender o tema do espetáculo e também as demais informações sobre a sua produção.

Programa é tudo o que vai ser apresentado no concerto que estará em português e inglês.

O Folder é mais sucinto onde está descrito a função social e histórica do local.

Haverão também placas incrustradas no prédio a fim de identificar os locais onde ficam a cafeteria, os sanitários, sala de concertos, entrada e saída de emergência, etc...

 

 

Funcionamento da sala São Paulo

Foi explicado na conversação sobre as funções sociais da Sala São Paulo e como funcionam as temporadas que podem ser assinadas e como proceder para comprar ingressos e a retirada dos mesmos e os horários das apresentações e também sobre projetos sociais “Conheça a orquestra” e sobre visitas dos estudantes e programas educacionais onde alunos das escolas públicas podem participar de um concerto didático gratuitamente.

Jovens músicos que saíram de conservatórios passam por uma audição e  podem receber um bolsa de estudos aprimorando os seus conhecimentos e se tornarem profissionais.

Foi falado sobre os detalhes dos vitrais existentes no prédio e sobre o prédio.

Cicerone. pessoa (normalmente profissional) que mostra e explica a visitantes ou a turistas os aspectos importantes ou curiosos de determinado lugar; guia.Pessoa que conduz outras em visita a um museu, exposição, feira, etc...

Quem pretende trabalhar em hotelaria, turismo e eventos terá que ter conhecimentos de Inglès.

A Sala São Paulo recebe orquestras de outro país que usam o prédio da Sala São Paulo e muitas vezes aproveitam músicos brasileiros por isso a importância do Inglés porque senão ficará difícil a comunicação.

Aparecem indicações nas  partituras musicais em Italiano e em outras línguas mostrando a cadência e a mudança de andamento que são as dinâmicas da música.

Atividade II – Conheça a Sala São Paulo – Veja o vídeo.

http://www.salasaopaulo.art.br 

Atividade III – Responda as questões abaixo:

1)      Na teoria apresentada qual é a relação existente entre a Arte e a Lingua Inglêsa? (1,5)

 

 

2)      Você conhecia a Sala São Paulo ? (      ) Sim ou (      ) Não

No cenário brasileiro qual é a importância da Sala São Paulo ? Explique. (vale 1,5)

 

 

3)      Como um estrangeiro que não fala o português consegue se localizar estando dentro da Sala São Paulo? (vale 1,0)

 

 

 

4)      O que faz um Cicerone? (Vale 1,5)

 

 

 

5)      Qual é a diferença entre Folder e Programação? Explique.(Vale 1,5)

 

 

 

 

6)      De uma forma geral o que foi conversado entre a pessoa que recebeu o visitante na Sala São Paulo? Explique. (Vale 1,5)

 

 

 

 

 

7)      Qual é a função social e cultural da Sala São Paulo? (1,5)

 

 

 

 

Habilidades:

Fazer o uso do Inglês como língua global, levando em conta a multiplicidade e variedade de funções de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo e a sua relação com a Arte.

 

 

Sugestões:

Pesquisar mais sobre o assunto.

 

 

Avaliação:

Vale de 0 a 10.

 

 

Português - Professora Maria José - 7 A 7B 7C ( 5ª Semana)

E.E Pq Marajoara II Plano de Trabalho para o período de Teletrabalho PROFESSOR: Maria Jose de Lima Garcia Seijas DISCIPLINA: Português SÉRIE/ANO/TURMA: 7 Ano B, e C DATA:10/03/2021 DATA DE ENTREGA: 12/03/2021 EMAIL: alunos7seijasprof@gmail.com ROTEIRO DE ESTUDOS Ações: A atividade a seguir os alunos estudaram em sala online. Sugestões: Ler com atenção a atividade a ser realizada. Seja criativo, observe bem o título. Avaliação: Os alunos serão avaliados durante o ano todo, de acordo com suas atividades realizadas. ATIVIDADE: Texto O gênero textual circula tanto em mídia impressa como em mídia digital. Em geral, eles têm, em sua composição, a linguagem publicitária, que pode ser utilizada para convencer ou persuadir alguém a fazer alguma coisa, como consumir um produto. E, para que isso ocorra, quem escreve ou produz um cartaz, utiliza palavras que provoquem uma reação em que o lê. 1: Produzir um cartaz com a função informativa. Título do cartaz: Máscara contra vírus. 2: Informar se o seu cartaz produz verbos, ou não, e se possui, qual o tempo verbal em que está, ou estão. Bom trabalho!

Português - Professora Maria José - 8 A 8 B 8 C ( 5ª Semana)

E.E Pq Marajoara II Plano de Trabalho para o período de Teletrabalho PROFESSOR: Maria Jose de Lima Garcia Seijas DISCIPLINA: Português SÉRIE/ANO/TURMA: 8 A, B E C. DATA:10/03/2021 DATA DE ENTREGA: 12/03/2021 EMAIL: alunos8limaprof@gmail.com ROTEIRO DE ESTUDOS Ações: O texto foi enviado para a turma, para que lessem e posse discutido em sala virtual. Sugestões: Ler o texto atentamente. Avaliação: Serão avaliados o ano todo. ATIVIDADE: Crônica: Trágico acidente de leitura Tão comodamente que eu estava lendo, como quem viaja num tapete mágico, num trenó, num sonho. Nem lia: Deslizava. Quando de subido a terrível palavra apareceu, apareceu e ficou plantada ali, diante de mim, focando-me: ABSCÔNDITO. Que momento passei!... O momento de imobilidade e apreensão de quando o fotógrafo se posta atrás da máquina, envolvidos os dois no mesmo pano preto, como um duplo monstro misterioso e corcunda...O terrível silêncio do condenado ante o pelotão de fuzilamento, quando os soldados dormem na portaria e o capitão grita: Fogo! QUINTANA, Mario, Nova antologia poética,5. Ed. São Paulo 1995. Responder: 1: Segundo a leitura que você fez do texto, o que o autor quis transmitir ao leitor? Bom Trabalho!

Português - Professora Renata - 6ºE (5ª semana)

 

E.E Pq Marajoara II

Plano de Trabalho para o período de Teletrabalho

 

PROFESSOR:  Renata

DISCIPLINA:  Potuguês

SÉRIE/ANO/TURMA: 6 ano E

DATA: 09-03

DATA DE ENTREGA: 

EMAIL: chasseraux@professor.educacao.sp.gov.br

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

Ações: Assistir vídeo aula - Variação Linguística

 

https://youtu.be/6fBOVygtNoU

 

Habilidades: EF69LP55

Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma padrão e o de preconceito linguístico.

 

 

 

Sugestões:  Assistir a vídeo aula , realizando anotações no caderno de português.

Inglês - Professora Eni - 1ºA 1ºB (5ª semana)

EE PARQUE MARAJOARA II

 

Professora: Eni

Disciplina: Inglês

Data: 10/03/2021                    Entrega:  Até 15/03/2021

email: eni.ingles@gmail.com

 

a) Look the following  picture and answer the questions:




Educação Física - Professora Poliani - 1ºA 1ºB 1ºC 1ºD (5ª semana)

 

E.E. PARQUE MARAJOARA II

PLANO DE TRABALHO PARA O PERÍODO DE TELETRABALHO

 

PROFESSOR: Poliani Claro Guarinon

DISCIPLINA: Educação Física

SÉRIE/ANO/TURMA: 1A, B, C e D

DATA: 10 março

DATA DE ENTREGA:

NÃO PRECISA ENTREGAR ESSA TAREFA

EMAIL: guarinon@prof.educacao.sp.gov.br

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

AÇÕES:

TAREFA: Calcular o IMC e a relação cintura quadril de 3 pessoas diferentes incluindo a si próprio.

 

HABILIDADES:

(EF09EF08) Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc).

Português - Professora Claudineia - 1ºA 1ºB 1ºC 1ºD (5ª semana)

1A, B, C. D

 

Enviar foto pelo whtsapp: 15981102508

 

Fazer a lição na apostila aula 02, pg 31 e 32 e a pesquisa sobre “As mulheres nos dias atuais no trabalho e nos estudos durante a pandemia”.

Português - Professor Elmo - 2ºA 2ºB (5ª semana)

Atividade de Língua Portuguesa – 5° semana

Professor: Elmo de Melo

Público alvo: 2ª e 2B

Período: 10/03 a 17/03/2021

Enviar para: ep.melo@yahoo.com.br

Leia o texto abaixo para responder as questões.

 

CAPÍTULO XIII - MUDANÇA DE VIDA

(...) Pelo hábito de frequentar a igreja tomara conhecimento e travara , , estreita amizade com um pequeno sacristão' que, digamos de passagem, era tão boa peça como ele; apenas se encontravam limitavam-se a trocar olhares significativos enquanto o amigo andava ocupado no serviço da igreja; assim, porém, que se acabavam as missas, e que saiam as verdadeiras beatas°, reuniam-se os dois, e começavam a contar suas diabruras mais recentes, travando o plano de mil outras novas. Por complacência, ou antes por prova de decidida amizade, o companheiro confiava ao nosso gazeador um caniço, e faziam juntos o serviço e as maroteiras, a mais pequena que faziam era irem de altar em altar escorropichando' todas as galhetas°, o que lhes incendeia mais o desejo de traquina, Esta vida durou por muito tempo; porém afinal já eram as gazetas'. tão repetidas, que o padrinho se viu forçado a acompanhá-lo outra vez todos os dias para a escola, o que desfez todos os planos que os dois tinham concertado. O nosso futuro clérigo tinha muitas vezes pensado em como não lhe seria agradável ver-se revestido como o seu companheiro de uma batina e uma sobrepeliz", e feito também .cristão, ter a toda hora à sua disposição quantos caniços quisesse, ter por sua e de seu amigo toda a igreja, poder nos dias de festa, tornando o turíbulo., afogar em ondas de fumaça a cara da velha que mais perto lhe ficasse na ocasião da missa...Oh, Isto era um sonho de venturas. Vendo-se privado, depois que o padrinho o acompanhava, de gozar parte destes prazeres, como fazia nos dias de fugida, atearam''-se-lhe os desejos, e começou a confessá-los ao padrinho, dando a entender que nada havia de que agora gostasse tanto como fosse a igreja, para

 a qual, dizia ele, parecia ter nascido. Isto foi para o padrinho um alegrão, porque neste gosto recente do pequeno via furo aos seus projetos.

   ----   Eu bem dizia... pensava consigo; não tem dúvida, vou adiante; o rapaz está-me enchendo as medidas.

    Afinal o menino tornou um dia urna resolução última, e propôs ao padrinho que o fizesse sacristão.

 — Isso seria muito bom, disse ele, a fim de acostumar-me para quando for padre.

  A princípio a ideia deslumbrou o padrinho, porém mais tarde acudiu-lhe a reflexão, e assentou que seria rebaixar o menino e comprometer a sua dignidade futura. Afinal, porém, tantas foram as rogativas'. e argumentos do pequeno, que se viu obrigado a ceder. O menino tinha nisso duas enormes vantagens, satisfazia seus desejos e saia da escola, poupando assim as remessas diárias de bolos.

 — Está bem, dissera consigo o padrinho, ele já sabe ler alguma coisa e escrever: deixo-o, para fazer-lhe a vontade, algum tempo na Sé, para que também tome mais amor àquela vida, e depois, apenas o vir com o juízo mais assente., hei de ir adiante com a coisa. Foi em consequência procurar aquele sacristão da Sé que dançara o minuete', na festa do batizado, que era nada menos do que o pai do sacristãozinho com que o nosso pequeno travara amizade, para arranjar o afilhado, que não queria outra igreja que não fosse a Sé. Felizmente pôde ele ser admitido; com a prática que tivera dos dias de gazeta aprendera pouco mais ou menos todo o cerimonial que é mister' a um sacristão: ajudar a missa já ele sabia, às outras coisas aperfeiçoou-se em pouco tempo.

   Em poucos dias aprontou-se, e em uma bela manhã saiu de casa vestido com a competente batina e sobrepeliz, e foi tomar posse do emprego. Ao vê-lo passar a vizinha dos maus agouros'. soltou uma exclamação de surpresa a princípio supondo alguma asneira do compadre; porém reparando, compreendeu o que era, e desatou uma gargalhada.

 — E que tal?! ...Deus vos guarde, Sr. cura, disse fazendo um cumprimento.

   O menino lançou-lhe um olhar de revés, e respondeu entre dentes:

  — Eu sou cura, e hei de te curar...

 Era aquilo uma promessa de vingança.

 — Ora dá-se? continuou a vizinha consigo mesma; aquilo na igreja é um pecado!

 Chegou o menino à Sé impando de contente; parecia-lhe a batina um manto real. Por fortuna houve logo nesse dia dois batizados e um casamento, e ele teve assim ocasião de entrar no pleno exercício de suas funções, em que começou revestindo-se da maior gravidade deste mundo. No outro dia, porém, o negócio começou a mudar de figura, e as brejeiradas começara.

 

(Rogativa ; súplica, pedido, prece

Assente; sentar-se, apoiar-se, firmar-se

Minuete; antiga dança de passo simples e vagaroso

Mister; cargo ou atividade profissional, artista, arte

 Agouro: Mau presságio)

 

A primeira foi em uma missa cantada. Coube ao pequeno o ficar com uma tocha, e ao companheiro o turíbulo ao pé do altar.

Por infelicidade a vizinha do compadre, a quem o menino prometera curar, sem pensar no que fazia colocou-se perto do altar junto aos dois. Assim que a avistou, o novo sacristão disse algumas palavras a seu companheiro, dando-lhe de olho para a mulher. Daí a pouco colocaram-se os dois disfarçadamente em distância conveniente, e de maneira tal que ela ficasse pouco mais ou menos com um deles atrás e outro adiante. Começaram então os dois uma obra meritória: enquanto um, tendo enchido o turíbulo de incenso, e balançando-o convenientemente, fazia com que os rolos de fumaça que se desprendiam fossem bater de cheio na cara da pobre mulher, o outro com a tocha  despeja - va-lhe sobre as costas da mantilha a cada passo plastradas de cera derretida, olhando disfarçado para o altar. A pobre mulher exasperou-se, e disse-lhes não sabemos o quê

— Estamos te curando, respondeu o menino tranquilamente.

Vendo que não tirava partido, quis a devota mudar de lugar e sair, porém, o aperto era tão grande que o não pôde fazer, e teve de aturar o suplício até o fim. Acabada a festa, dirigiu-se ao mestre-de-cerimônias, e fez uma enorme queixa, que custou aos dois uma tremenda sarabanda. Pouco, porém, se importaram com isso, uma vez que tinham realizado o seu plano. (...)

 ALMEIDA Manuel Antônio de. Memórias de um Sargento de Milícias. “Mudança de Vida”

 

1.    De acordo com o texto, o que levou o menino a se manter na igreja?

      2.Quais foram os reais motivos que o levaram a ser sacristão?

      3.Que argumentos ele usou para convencer o padrinho a esse respeito?

      4.Assim como em “O Noviço”, de Martins Pena, também escrito no século

 

      XIX, a obra “Memórias de um Sargento de Milícias”, aborda questões ligadas à ausência de valores morais. Selecione um trecho do texto que represente uma situação amoral e comente sobre ela.

Relembre:

Período simples: é formado a partir de um único verbo, ou seja, construído por uma oração.

Período Composto: possui mais de uma oração, portanto construído por mais de um verbo. Devido ao modo como as orações articulam-se nesse tipo de período, elas podem ser chamadas de orações coordenadas e orações subordinadas.

5. Releia o primeiro parágrafo e retire dele alguns exemplos de períodos compostos.

Arte - Professora Jaqueline 2ºA 2ºB 2ºC (5ª semana)

 

EE Parque Marajoara II

 

Nome:_________________________________________________ Nº ____

Disciplina: Arte Professor: Jaqueline Marques Série: 2º

Período de entrega: De 09/03 a 15/03

Habilidades a serem desenvolvidas: Investigar o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser compartilhada. 

Atenção: Assistir as aulas de artes do centro de mídias de SP na sala do 3º ano. Consultar a cada semana a programação de aulas no site do CENTRO DE MÍDIAS DE SP. 

  

Orientações: 

 Dando continuidade ao tema da aula passada, assista os vídeos e realize a atividade.

https://www.youtube.com/watch?v=eExT5v44-AU ; https://www.youtube.com/watch?v=IEsSW2nY28o ; https://www.youtube.com/watch?v=48tg5QsER6s 

Atividades a serem desenvolvidas: 

Responda as questões no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSebbZBj9KbQ4gqgPWoku5sFQTHtWaDMv3SVGG yxN9D8ZdGdKg/viewform?usp=sf_link

Educação Física - Professora Poliani - 2ºA 2ºB 2ºC 2ºD (5ª semana)

 

E.E. PARQUE MARAJOARA II

PLANO DE TRABALHO PARA O PERÍODO DE TELETRABALHO

 

PROFESSOR: Poliani Claro Guarinon

DISCIPLINA: Educação Física

SÉRIE/ANO/TURMA: 2A, B, C

DATA: 10 março

DATA DE ENTREGA:

ENTREGAR ESSA TAREFA 17 de MARÇO

EMAIL: guarinon@prof.educacao.sp.gov.br

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

AÇÕES:

TAREFA: Criar um produto ou serviço que esteja relacionado ao mundo da estética, com nome, embalagem e composição. Fazer o vídeo da propaganda explicando sobre seu produto e enviar para o email da professora. Lembrando que é uma propaganda, você precisa tentar vender seu produto...então capricha!

 

HABILIDADES:

Reconhecer a associação promovida pelas mídias entre ginástica e padrões de beleza

Inglês - Professora Custódia - 2ºA 2ºB 2ºC 2ºD 2ºE (5ª semana)

Disciplina inglês

Séries: 2 anos

Data 08/03/21

Entrega: 15/03/21

E-mail: creveihu@gmail.com

 

Habilidade: usar formas verbais no presente simples e no passado simples voz passiva, em um texto informativo.

 

Avaliação: participação dos estudantes e feedback das tarefas













Português - Professora Lucimara 2ºC 2ºD (5ª semana)

 

E.E Pq Marajoara II

Plano de Trabalho para o período de Teletrabalho

 

PROFESSOR: Lucimara Calandria Ribeiro

DISCIPLINA: Português

SÉRIE/ANO/TURMA:2º C e D

DATA: 10/03/2021

DATA DE ENTREGA: PRÓXIMA AULA ONLINE

EMAIL:lucimaracalandria7@gmail.com

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

Ações:

1 -  Realizar as atividades das páginas 17 até 22 da apostila Aprender Sempre.

2 – Assistir às aulas do CMSP e realizar as atividades propostas lá, bem como participar de nossas aulas online.

 

 

Habilidades:

 

Elaborar estratégias de produção de textos diversos (verbais e não verbais), respeitando as suas diferentes características de gênero e os procedimentos de coesão e coerência textual.

 

Sugestões:

Assistir às aulas de 25/02 e 02/03 no CMSP para realizar estas atividades.

Participar das nossas aulas online.

 

Avaliação:

Observação da participação e do desenvolvimento das atividades propostas.

Arte - Professora Jaqueline - 3ºA 3ºB (5ª semana)

 

EE Parque Marajoara II

 

Nome:_________________________________________________ Nº ____

Disciplina: Arte Professor: Jaqueline Marques Série: 3º

Período de entrega: De 09/03 a 15/03

Habilidades a serem desenvolvidas: Investigar o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser compartilhada. 

Atenção: Assistir as aulas de artes do centro de mídias de SP na sala do 3º ano. Consultar a cada semana a programação de aulas no site do CENTRO DE MÍDIAS DE SP. 

  

Orientações: 

 Dando continuidade ao tema da aula passada, assista os vídeos e realize a atividade.

https://www.youtube.com/watch?v=eExT5v44-AU ; https://www.youtube.com/watch?v=IEsSW2nY28o ; https://www.youtube.com/watch?v=48tg5QsER6s 

Atividades a serem desenvolvidas: 

Responda as questões no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfUE0schjvpstbDFGaEz-1zCt7SYQWhPP3_oUDS 7e2FJ226uw/viewform?usp=sf_link