E.E. PARQUE MARAJOARA II
RELATÓRIO DE TRABALHO NO PERÍODO DE TELETRABALHO
PROFESSORA: NÁDIA MAGNANI
DISCIPLINA: PROJETO DE VIDA
SÉRIES: 1ºA, B, C e D
DATA: 01/03 a 05/03/2021 DATA
DA ENTREGA: 08/03/2021
E.MAIL:
nmagnani@professor.educacao.sp.gov.br
ROTEIRO DE ESTUDOS
PROJETO DE VIDA E O NOVO ENSINO MÉDIO
Aprender sobre o novo ensino médio
Quando a gente pensa que sabe todas as respostas vem a vida
e faz todas as perguntas.
Autor
desconhecido
AÇÕES
Atividade I – Ler atentamente as informações abaixo:
Você já ouviu falar sobre o novo ensino médio?
Esse ano haverá mudanças. Quem está no 2º e 3º continua com
o livro São Paulo faz escola.
Vocês do 1º ano trabalharão com o novo currículo e
trabalharam o também o aspecto socioemocional.
O currículo do novo ensino médio está adequado as novas
transformações da sociedade e do mercado de trabalho que ocorrem no séc XXI por
meio de um currículo mais flexível.
O aluno do ensino médio tinha um percurso fixo e hoje você
poderá escolher um
itinerário que é aprofundar a área de conhecimento de que você mais
gosta.
Ex.: Se você gosta de Inglês, Português, Artes e Educação
Física você escolherá a área de linguagens.
Se você gosta mais de Matemática você vai escolher outra
área e o mesmo acontecerá com outras matérias de acordo com a sua afinidade.
A partir de 2021será implementado na 1ª série o novo ensino
médio.
Em 2022 será implementado para os estudantes da 2º a série
do ensino médio e em 2023 será implementado para os estudantes da 3ª série do
ensino médio.
Organização curricular Formação geral básica (comum para todos os estudantes) do ensino médio 1.800
horas
3.150 horas 3 anos
3 anos Itinerários formativos
1.350 horas
3 anos
O itinerário será
escolhido por você de acordo com a área que deseja se aprofundar.
Linguagens e suas tecnologias
Português
Arte
Educação Física
Inglês
Matemática e suas tecnologias
Matemática
Ciências Humanas e Sociais
História
Geografia
Filosofia
Sociologia
Ciências da natureza e suas tecnologias
Biologia
Química
Física
Itinerários formativos
1.350 horas
Em 3 anos
Você poderá escolher 1 itinerário formativo ou se a sua
escola tiver o NOVOTEC que é a formação técnica você poderá fazer essa opção.
Itinerário formativo
são cada conjunto de unidades curriculares ofertadas pelas instituições ou
redes de ensino que possibilitam o estudante a escolher conforme seus
interesses, aprofundar esses conhecimentos e se preparar para o prosseguimento
nos estudos e do mundo do trabalho em uma ou mais áreas do conhecimento e/ou na
formação técnica profissional.
Qual é a importância do aprofundamento curricular?
. Expandir aprendizados da formação geral básica;
. Articular conhecimentos com temas contemporâneos de acordo com o
interesse do estudante.
. Explorar potenciais e vocação.
. Permitir ao estudante escolher a sua própria trajetória
com maior tempo dedicado aos conteúdos escolhidos de acordo com o seu projeto
de vida.
As escolas poderão oferecer linguagens integradas,
exemplo:
Duas opções
Linguagens e ciências da natureza
Ciências da natureza e Matemática
Se o aluno se arrepender do que escolheu ele poderá mudar o
seu itinerário formativo no final de cada semestre.
Processo de escolha
dos aprofundamentos
Julho/agosto 21
julho 21 Agosto
21
Indica qual área ele tem Diretor apresenta aos
pro- Equipe escolar define
Interesse em aprofundar fessores o catálogo de
opções a partir da consulta
de aprofundamento
curri dos estudantes
quais
cular. aprofundamentos se-
rão
ofertados no pró-
ximo
ano (2 semestres)
Em agosto/setembro
a escola vai apresentar o que irá oferecer e você deverá escolher o itinerário
a seguir.
Se na sua escola não tiver o itinerário que você quer
aprofundar você pode pedir transferência para uma escola próxima num raio de 2
km.
Atividade II
Pesquisar
com detalhes e também procurar conversar com profissionais que
exercem a profissão que vocês pretendem
seguir para saber o que fazem, o que é necessário estudar, em que locais
poderão trabalhar, quais as vantagens e desvantagens da profissão, qual é o
salário médio, etc...
Coletar todas as informações possíveis.
Pesquisar ao menos três faculdades ou cursos que oferecem a
profissão que pretende exercer.
HABILIDADES:
Competências socioemocionais
Curiosidade em aprender.
SUGESTÕES:
Procure na Internet artigos que falam sobre a profissão que
pretende escolher.
AVALIAÇÃO: Esta atividade vale de 0 a 10
Recursos: Googleclassroom e Centro de Mídias e Internet e conversa com profissionais.