quinta-feira, 4 de março de 2021

Projeto de Vida - Professora Nádia - 1ºA 1ºB 1ºC 1ºD (4ª semana)

 

E.E. PARQUE MARAJOARA II

RELATÓRIO DE TRABALHO NO PERÍODO DE TELETRABALHO 

PROFESSORA: NÁDIA MAGNANI

DISCIPLINA: PROJETO DE VIDA 

SÉRIES: 1ºA, B, C e D 

DATA: 01/03 a 05/03/2021                                                           DATA DA ENTREGA: 08/03/2021 

E.MAIL:   nmagnani@professor.educacao.sp.gov.br

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

PROJETO DE VIDA E O NOVO ENSINO MÉDIO

Aprender sobre o novo ensino médio

Quando a gente pensa que sabe todas as respostas vem a vida e faz todas as perguntas.

                                                                                                                                                                                 

                                                                                                                               Autor desconhecido

AÇÕES

Atividade I – Ler atentamente as informações abaixo:

Você já ouviu falar sobre o novo ensino médio?

Esse ano haverá mudanças. Quem está no 2º e 3º continua com o livro São Paulo faz escola.

Vocês do 1º ano trabalharão com o novo currículo e trabalharam o também o aspecto socioemocional.

O currículo do novo ensino médio está adequado as novas transformações da sociedade e do mercado de trabalho que ocorrem no séc XXI por meio de um currículo mais flexível.

O aluno do ensino médio tinha um percurso fixo e hoje  você  poderá  escolher  um  itinerário que é aprofundar a área de conhecimento de que você mais gosta.

Ex.: Se você gosta de Inglês, Português, Artes e Educação Física você escolherá a área de linguagens. 

Se você gosta mais de Matemática você vai escolher outra área e o mesmo acontecerá com outras matérias de acordo com a sua afinidade.

A partir de 2021será implementado na 1ª série o novo ensino médio.

Em 2022 será implementado para os estudantes da 2º a série do ensino médio e em 2023 será implementado para os estudantes da 3ª série do ensino médio.

Organização curricular                        Formação geral básica (comum para todos os estudantes)   do ensino médio                                                                              1.800 horas

       3.150 horas                                                                                      3 anos 

          3 anos                                                 Itinerários formativos 

                                                                                   1.350 horas

                                                                                  3 anos

O itinerário será  escolhido por você de acordo com a área que deseja se aprofundar.

Linguagens e suas tecnologias

Português                            

Arte

Educação Física

Inglês

Matemática e suas tecnologias

Matemática 

Ciências Humanas e Sociais

História

Geografia

Filosofia

Sociologia

Ciências da natureza e suas tecnologias

Biologia

Química

Física

Itinerários formativos

       1.350 horas

       Em 3 anos

Você poderá escolher 1 itinerário formativo ou se a sua escola tiver o NOVOTEC que é a formação técnica você poderá fazer essa opção.

Itinerário formativo são cada conjunto de unidades curriculares ofertadas pelas instituições ou redes de ensino que possibilitam o estudante a escolher conforme seus interesses, aprofundar esses conhecimentos e se preparar para o prosseguimento nos estudos e do mundo do trabalho em uma ou mais áreas do conhecimento e/ou na formação técnica profissional.

Qual é a importância do aprofundamento curricular?

. Expandir aprendizados da formação geral básica;

. Articular conhecimentos com  temas contemporâneos de acordo com o interesse do estudante.

. Explorar potenciais e vocação. 

. Permitir ao estudante escolher a sua própria trajetória com maior tempo dedicado aos conteúdos escolhidos de acordo com o seu projeto de vida.

As escolas poderão oferecer linguagens integradas, exemplo: 

Duas opções

Linguagens e ciências da natureza

Ciências da natureza e Matemática 

Se o aluno se arrepender do que escolheu ele poderá mudar o seu itinerário formativo no final de cada semestre.

Processo de escolha dos aprofundamentos

Julho/agosto 21                                                 julho 21                                            Agosto 21

Indica qual área ele tem                       Diretor apresenta aos pro-               Equipe escolar define

Interesse em aprofundar                     fessores o catálogo de opções         a partir da consulta 

                                     de aprofundamento curri                 dos estudantes quais

                                                                 cular.                                            aprofundamentos se-

                                                                                                                       rão ofertados no pró-

                                                                                                                      ximo ano (2 semestres)          

                                                                                                                                                 

Em agosto/setembro a escola vai apresentar o que irá oferecer e você deverá escolher o itinerário a seguir.

Se na sua escola não tiver o itinerário que você quer aprofundar você pode pedir transferência para uma escola próxima num raio de 2 km.

 

Atividade II

Pesquisar com detalhes e também procurar conversar com profissionais que exercem a profissão  que vocês pretendem seguir para saber o que fazem, o que é necessário estudar, em que locais poderão trabalhar, quais as vantagens e desvantagens da profissão, qual é o salário médio, etc... 

Coletar todas as informações possíveis.

Pesquisar ao menos três faculdades ou cursos que oferecem a profissão que pretende exercer.

 

HABILIDADES:

Competências socioemocionais

Curiosidade em aprender.

 

SUGESTÕES:

Procure na Internet artigos que falam sobre a profissão que pretende escolher.

 

 

AVALIAÇÃO: Esta atividade vale de 0 a 10

 

 Recursos: Googleclassroom e  Centro de Mídias e Internet e conversa com profissionais.

Projeto de Vida - Professora Angélica - 1ºE (4ª semana)

 

  PROJETO DE VIDA – FILOSOFIA DA FELICIDADE!

 

 

ANO/ SÉRIE : 1° ano E

PROFESSORA: ANGELICA MARIA MORESCHI

TEMA: FELICIDADE -

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO:  LEIAM ESTE TEXTO, COM CARINHO, VAMOS PENSAR SOBRE A FELICIDADE!!!!

https://youtu.be/Zm5V_b47IM8

 

 

Filosofia da Felicidade

O problema da felicidade é todo de ordem espiritual. Ser feliz importa em determinado estado de alma, que independe de circunstâncias externas.
A felicidade, como a imortalidade, está na trama íntima da vida mesma, dessa vida que não começa no berço, nem termina no túmulo.
Ser feliz é viver intensamente, é mergulhar no pélago da vida, sondando- lhe os arcos anos mais recônditos . “Eu vim para terdes vida, e vida em abundância”.
Felicidade não é satisfação , nem prazer, cuja sede seja a matéria. Tenho fome? Alimento- me, sinto- me saciado.
Tenho sede? Bebo, estou dessedentado. Isto não é felicidade, pois que voltarei a ter fome e a ter sede. Ser feliz é comer certo pão e beber certa água, que nutrem e saciam para sempre.
Sem fé, não há felicidade. A alegria de viver vem do otimismo; o otimismo é filho da fé. Sentir alegria de viver, ser otimista, ter fé: eis a felicidade.
A felicidade não conhece o passado, nem futuro: está sempre no presente.
O sofrimento não destrói a felicidade; esta é que age sobre aquele, suavizando- o hoje, dissipando- o amanhã.
Assim como da noite desponta o dia, assim a felicidade, muitas vezes, nasce da própria dor.
A felicidade é produto de auto- educação. Educar é desenvolver os poderes latentes do Espírito. Aos que pretendem alcançar a felicidade, por outros meios, estão reservados desapontamentos e desilusões.
Buscar a felicidade ora do seu interior, diz Vigil, é fazer como o caracol que andasse à cata de sua  casa. É, ainda, como a jovem solteira que, ao cair das tardes, esperasse pelo marido.
Quanto mais intensa é a chama, maior será a irradiação que ela projeta. Da mesma sorte, quanto mais intensa for a vida, tanto maior será a felicidade que dela dimana. Duas chamas conjugadas formam uma chama bem mais forte.
Assim, também, a vida se torna tanto mais feliz, quanto mais irmanada estiver com outras vidas e quanto mais estreita e íntima seja essa confraternização. “Pai, quero que eles sejam comigo, como eu sou um contigo”.
Pela Felicidade, como pelo céu , ninguém tem que esperar. Os que esperam jamais alcançam. Os que querem deveras a felicidade, já estão com ela. Os que realmente querem o céu, já nele estão, têm nele a sua morada. “A hora vem, e agora é.”.
(Vinícius . Filosofia da Felicidade. In: Em T orno do Mestre, FEB)

RESPONDA COM UMA PALAVRA!

O QUE FELICIDADE PARA VOCE?

Projeto de Vida - Professora Aparecida - 2ºA 2ºC 2ºD

 

Plano de trabalho para o período de teletrabalho

 

Disciplina: Projeto de Vida                    Data: 04/03/2021             Professora: Aparecida Jorcovix

Público alvo: 2º A, C, D

Ações: Lista de atividades.

Competências socioemocionais: foco, determinação, entusiasmo, organização.

Sugestões: Provavelmente, em algum momento de sua vida , você já imaginou como seria se tivesse superpoderes. Ser invisível, ter a força de um gigante, correr mais rápido que o vento ou conseguir ler mentes são poderes que vemos nos filmes de super-heróis. Se você pudesse escolher ter superpoderes, quais teria?

                     Saindo do mundo da imaginação dos super-heróis, saiba que você tem os seus próprios poderes. Isso quer dizer que você tem qualidades e valores que o(a) tornam único(a) e especial. Ninguém no mundo é igual a você! Para pensar e compreender quais são os seus poderes, é preciso pensar sobre si mesmo(a).

                     Para descobrir mais sobre suas qualidades, faça este rápido exercício. Em 5 minutos, preencha a tabela a seguir.

Eu sou bom(boa) em _________________________________________________________

Eu preciso aprender a_________________________________________________________

Eu tenho medo de____________________________________________________________

Eu me animo quando__________________________________________________________

Eu não gosto de______________________________________________________________

                     O que você acabou de fazer é um exercício de autoconhecimento, assim como conhecemos outras pessoas, também temos que conhecer a nós mesmos! E isso nunca acaba. Por incrível que pareça, estamos sempre descobrindo coisas sobre como somos, como nos sentimos quando alguma situação específica acontece etc.

                     Para terminar esta missão, considerando o que indicou na tabela anterior, pense em 3 superpoderes que você tem! Vale tudo: saber guardar um segredo, conseguir manter seu armário organizado, manter a calma quando alguma coisa te chateia etc.

                      Anote em seu diário de práticas e vivências e mande   para o e-mail: cidajorcovix@gmail.com até o dia 18/03/2021 apenas os seus 03 superpoderes.

Avaliação: Será avaliada a pertinência das respostas dadas nos exercícios propostos.

Obs: Não esqueça de mandar suas atividades com nome e série.

Projeto de Vida - Professora Simone - 2ºB (4ª semana)

- Redigir (na própria folha ou no caderno, sem a necessidade de copiar o texto).

- Foto nítida e na vertical.

- Colocar NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE.

- Ler o conteúdo com atenção e realizar a atividade (autobiografia).

- Enviar a atividade para o e-mail - prosimonemara@gmail.com

HABILIDADE: Autoconfiança, curiosidade, empatia, resiliência, abertura ao novo e imaginação criativa.

PROFESSORA: Simone

CONTEÚDO: Autobiografia

DATA DA ENTREGA: Até 10/03/2021

 

AUTOBIOGRAFIA

 “A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível”

Alice no País das Maravilhas



Justificativa e objetivo: Conhecer nossa história e nossas heranças nos leva a perceber os desafios que já ultrapassamos inclusive os das gerações que vieram antes de nós. Ter consciência dos caminhos que nos trouxeram até aqui contribuiu para trilharmos melhor os caminhos atuais e futuros. Considerando esse contexto, o principal objetivo desta atividade é auxiliar você na construção da sua autobiografia.

ATIVIDADE

Chegou a hora de contar um pouco mais sobre você. Pode ser que seja um processo difícil ou que alguns momentos de sua trajetória tenham sido dolorosos. Mas também pode ser uma oportunidade para se lembrar de coisas boas e agradáveis, dos cheiros da infância, das comidas de que você mais gostava e das pessoas que lhe deram afeto. Deixe fluir a escrita; não se preocupe se está fazendo sentido ou não.

Para começar, abra seu caderno e encontre uma página em branco. Use as perguntas a seguir para guiar a sua escrita, mas essa é só uma sugestão, a história é sua.

Perguntas sugestão para uma pequena biografia:

1. Quem foram as pessoas que cuidaram de você na infância?

2. Qual o local de origem dessas pessoas? Onde elas cresceram? Que tipo de trabalho elas faziam?

3. Onde você nasceu e em que ano? Onde você cresceu?

 4. Do que você gostava de brincar na sua infância? O que mais gostava de fazer?

5. Como foi o inicio da sua adolescência? Algo o marcou nesse período?

6. O que está acontecendo neste momento de sua vida que gostaria de complementar?

7. O que você gosta de fazer?

8. Quem é a pessoa que mais inspira você atualmente? Por quê?

9. Quais são seus sonhos para o futuro? Como você se imagina no futuro?




Eletivas - Professora Marília - 1ºD 2ºD (4ª semana)

 

E.E Pq Marajoara II

Plano de Trabalho

Disciplina: ELETIVA Data: 04/03 A 18/03

SERIÉ: 1ºD  /   2ºD

ELETIVAS:

O que é Eletiva São disciplinas temáticas, oferecidas semestralmente, propostas pelos professores e/ou pelos estudantes e objetivam diversificar, aprofundar e/ou enriquecer os conteúdos.

OBJETIVOS:

Qual o objetivo das Eletivas Possibilitarem aos alunos a oportunidade de enriquecer seu próprio currículo; ampliar, diversificar, aprofundar conceitos, procedimentos ou temáticas de uma disciplina ou área de conhecimento; desenvolver estudos de acordo com os focos de interesses relacionados aos seus Projetos de Vida e/ou da comunidade a que pertencem; favorecer a aquisição de competências específicas para a continuidade dos estudos e para a inserção e permanência no mundo.

Atividades: escolher o tema e anotar quais os motivos que levou a escolher.

1.   MODA.                                         9. MARKETING.

2.   TEATRO.                                     10. JORNALISMO.

3.   HORTA.

4.   LIBRAS.

5.   TURISMO.

6.   FOTOGRAFIA.

7.   PUBLICIDADE.

8.   EMPREENDORISMO.

 

Habilidades: Comunicação, Criatividade, Pesquisas.

 Cronograma: Semanalmente

Sugestões: pesquisar sobre tema escolhido e apresentar na próxima aula pelo meet.

Avaliação: Participação, Desenvolvimento do Conteúdo.

 

Meu e-mail: mariliap2020@gmail.com                                         

                                                                                                           BONS ESTUDOS

Projeto de Vida - Professora Marcilene - 3ºA (4ª semana)

 

E.E. Parque Marajoara II

 

PROFESSOR: Marcilene

 

DISCIPLINA: Projeto de Vida

 

SÉRIE/ANO/TURMA: 3º ano A

 

DATA: 04/03/2021

DATA DE ENTREGA: 17/03/2021

EMAIL: promarcilene@gmail.com  

 

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

Bom Dia!

Considerando que o Projeto de Vida se relaciona com quem fomos, somos e desejamos ser, vamos tentar relacionar essas ideias ao nosso objetivo de construir um projeto de vida. 

Preencha o formulário a seguir usando palavras que representem suas visões e emoções sobre cada um dos seus "eus".

Boa atividade!

 

1º Bimestre:

Atividade: Eu ontem, eu hoje e eu no futuro https://forms.gle/z3uxRkFthB5qH8YRA  

 

Importante: 

 Nossas atividades de Projeto de Vida são postadas quinzenalmente.

 Toda atividade postada no Classroom é a mesma postada pelo Blog. Você decide qual ferramenta é mais apropriada para você. 

Projeto de Vida - Professora Marcilene - 3ºB (4ª semana)

 

E.E. Parque Marajoara II

 

PROFESSOR: Marcilene

 

DISCIPLINA: Projeto de Vida

 

SÉRIE/ANO/TURMA: 3º ano B

 

DATA: 04/03/2021

DATA DE ENTREGA: 17/03/2021

EMAIL: promarcilene@gmail.com  

 

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

Bom Dia!

Considerando que o Projeto de Vida se relaciona com quem fomos, somos e desejamos ser, vamos tentar relacionar essas ideias ao nosso objetivo de construir um projeto de vida. 

Preencha o formulário a seguir usando palavras que representem suas visões e emoções sobre cada um dos seus "eus".

Boa atividade!

 

1º Bimestre:

Atividade: Eu ontem, eu hoje e eu no futuro https://forms.gle/z3uxRkFthB5qH8YRA  

 

Importante: 

 Nossas atividades de Projeto de Vida são postadas quinzenalmente.

 Toda atividade postada no Classroom é a mesma postada pelo Blog. Você decide qual ferramenta é mais apropriada para você. 

Eletivas - Professora Angélica - 6ºE (4ª semana)

 

TURISMO ,CONHEÇA MARAVILHAS BRASILEIRAS!

 

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO

Série 6°E   -ENSINO FUNDAMENTAL

PROFESSORA :ANGÉLICA MARIA MORESCHI

QUINZENAL: 19/02/2021   À   05/03/2021

TEMA: PARANAPIACABA - O que fazer: Paranapiacaba??

ORIENTAÇÃO PARA O ESTUDO.

 

Como chegar em Paranapiacaba

Mas como se dá o acesso até Paranapiacaba? Neste sentido, há algumas formas para acessar esta encantadora vila:

De trem Expresso Turístico

Podendo embarcar direto da estação Luz – SP, você pode ir direto até a cidade com praticidade e conforto. Essa opção só funciona ao domingos e com horários restritos. Ao comprar sua passagem, necessariamente você paga ida e volta e o preço é em média R$50,00 por pessoa. Caso vá visitar com acompanhantes é possível ter descontos no valor.

De Metrô | Trem | Ônibus

Se deseja economizar e ter maior flexibilidade de horários (Todos os dias da semana), recomendo que opte por essa opção. Ela é mais demorada, porém a diferença de preço é significativa.

O trajeto que irá fazer, será:

  • Vá até alguma estação de metrô da CPTM e pegue a linha 3 – Vermelha no sentido Corinthians-Itaquera.
  • Desça na estação Brás.
  • Neste ponto é preciso migrar para a linha nº 10 – Turquesa da CPTM  (Na estação do Brás) e seguir sentido até a última estação (Rio Grande da Serra). O trajeto dura aproximadamente 1 hora.
  • Embarque no ônibus nº424, da empresa Viação Ribeirão Pires rumo a Paranapiacaba.

IMPORTANTE: O ônibus nº424 passa de hora em hora e não aceita o bilhete único, por isso deixe separado o dinheiro da passagem.

De carro

Através da Via Anchieta, siga até o KM-29 pela pista marginal, sentido Riacho Grande. Portanto, na altura do KM-29 entre na Estrada Velha do Mar, rodovia SP-148, com sentido à Ribeirão Pires, e após isso, acesse a Rodovia Índio Tibiriçá, SP-31, até o KM-45, na alça de acesso para a Rodovia Antonio Adib Chamas, SP-122, até a cidade de Paranapiacaba.

TODOS ESTES LUGARES LINDOS PERTENCEM A SANTO ANDRE´!!! INCRÍVEL NÉ?

PESQUISEM PARA A PRÓXIMA AULA:

a) QUAL O VALOR DA PASSAGEM DE TREM PARA PARAPIACABA?

b) COMO FAÇO PARA IR COM MEUS AMIGOS FAZER UMA TRILHA NESTE LUGAR??

Beijos Virtuais!!!