E.E. Pq. Marajoara II.
Professora: Graça Costa -
Arte.
Roteiro de Estudos para 9º anos: A B e C e D
Tema: Composição Musical.
Data: 03/03/ 1º bimestre
Objetivos: Explorar os
conhecimentos prévios do ano referente a composição sonora.
Materiais : Celular , lápis
e caderno .
Atividade 01 Fazer a leitura do texto abaixo.
Improvisação musical é a arte de compor
e registrar ao mesmo tempo; ou seja, é inventar na hora!
Uma improvisação pode ser uma harmonia, uma melodia, um solo, um riff, um ritmo, etc.
Essa arte diferencia músicos criadores de
músicos reprodutores. Músicos reprodutores são aqueles que apenas reproduzem ou
executam músicas prontas. Eles geralmente possuem técnica e boa leitura, mas
são completamente engessados musicalmente (dependentes de um repertório) e não
sabem o que estão fazendo, estão apenas seguindo uma receita de bolo.
Músicos criadores não se limitam a apenas
reproduzir músicas prontas; são capazes de alterá-las, incrementá-las, criar
novas melodias ou harmonias automaticamente. Estes são músicos que sabem o que
estão fazendo, são aqueles que entendem o que está por trás da cifra e da pauta. Podem dialogar musicalmente.
Vantagens de saber improvisar
Resumindo, quem sabe improvisar:
·
Entende o que está se passando e tem
ideias imediatas;
·
Possui facilidade para compor, pois
tem muitas ferramentas e recursos em mente;
·
Possui um ouvido muito apurado;
·
Consegue se sair bem em situações
inesperadas como: músicas novas, alterações de repertório de última hora, falha
de memória (branco), etc.
·
Coloca sua própria identidade nas
músicas.
Para ser capaz de improvisar, é necessário
conhecer o assunto em questão. Por exemplo, no ramo de palestras, qualquer
pessoa é capaz de improvisar um discurso sobre “felicidade”, pois todos possuem
algum conceito sobre esse tema.
Talvez o fato de ser um
improviso prejudique a qualidade do discurso; muitos falariam sem utilizar
palavras bonitas ou reflexões profundas. Agora, quantas pessoas improvisariam
um discurso sobre a importância da equação de Schrödinger no
eletromagnetismo quântico?
Na música, é a mesma coisa,
precisamos de um bom vocabulário (saber escolher palavras adequadas) e também
precisamos conhecer o contexto em que estamos inseridos, para que as palavras
façam sentido.
Essa conversa está boa, mas
vamos falar de algo mais prático agora: como se aprende a improvisar afinal?
Bom, existem alguns
segredos para se tornar um bom improvisador. Falaremos especificamente de solos
aqui nesse tópico, mas o conceito é o mesmo para as demais vertentes de
improvisação na música.
Atividade 02. Apreciação.
Acesse o link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=RQ6DW8Q9BVA&ab_channel=EricaRosa
Após a leitura e apreciação, escolha um tema e
improvise uma pequena rima e grave um áudio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário