quinta-feira, 4 de março de 2021

Arte - Professora Graça - 9ºA 9ºB 9ºC 9ºD (4ª semana)

 E.E. Pq. Marajoara II.

Professora: Graça Costa - Arte.

Roteiro de Estudos para 9º  anos: A B e C e D

Tema:  Composição Musical.

Data: 03/03/ 1º bimestre                                                  

Objetivos: Explorar os conhecimentos prévios do ano referente a composição sonora.

 

 

 

Materiais : Celular , lápis e caderno .

 

Atividade 01 Fazer a leitura do texto abaixo.

Improvisação musical é a arte de compor e registrar ao mesmo tempo; ou seja, é inventar na hora!

Uma improvisação pode ser uma harmonia, uma melodia, um solo, um riff, um ritmo, etc.

Essa arte diferencia músicos criadores de músicos reprodutores. Músicos reprodutores são aqueles que apenas reproduzem ou executam músicas prontas. Eles geralmente possuem técnica e boa leitura, mas são completamente engessados musicalmente (dependentes de um repertório) e não sabem o que estão fazendo, estão apenas seguindo uma receita de bolo.

Músicos criadores não se limitam a apenas reproduzir músicas prontas; são capazes de alterá-las, incrementá-las, criar novas melodias ou harmonias automaticamente. Estes são músicos que sabem o que estão fazendo, são aqueles que entendem o que está por trás da cifra e da pauta. Podem dialogar musicalmente.

 

Vantagens de saber improvisar

Resumindo, quem sabe improvisar:

·         Entende o que está se passando e tem ideias imediatas;

·         Possui facilidade para compor, pois tem muitas ferramentas e recursos em mente;

·         Possui um ouvido muito apurado;

·         Consegue se sair bem em situações inesperadas como: músicas novas, alterações de repertório de última hora, falha de memória (branco), etc.

·         Coloca sua própria identidade nas músicas.

 Para ser capaz de improvisar, é necessário conhecer o assunto em questão. Por exemplo, no ramo de palestras, qualquer pessoa é capaz de improvisar um discurso sobre “felicidade”, pois todos possuem algum conceito sobre esse tema.

Talvez o fato de ser um improviso prejudique a qualidade do discurso; muitos falariam sem utilizar palavras bonitas ou reflexões profundas. Agora, quantas pessoas improvisariam um discurso sobre a importância da equação de Schrödinger no eletromagnetismo quântico?

Na música, é a mesma coisa, precisamos de um bom vocabulário (saber escolher palavras adequadas) e também precisamos conhecer o contexto em que estamos inseridos, para que as palavras façam sentido.

Essa conversa está boa, mas vamos falar de algo mais prático agora: como se aprende a improvisar afinal?

Bom, existem alguns segredos para se tornar um bom improvisador. Falaremos especificamente de solos aqui nesse tópico, mas o conceito é o mesmo para as demais vertentes de improvisação na música.

Atividade 02. Apreciação.

Acesse o link abaixo.

 https://www.youtube.com/watch?v=RQ6DW8Q9BVA&ab_channel=EricaRosa

 Após a leitura e apreciação, escolha um tema e improvise uma pequena rima e grave um áudio.

 

Obs: para aprofundar seus conhecimentos em música de Improviso, acesse: https://www.descomplicandoamusica.com/improvisacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário