quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Arte - Professora Graça - 2D (3ª semana)

 

E.E. Parque Marajoara

Professora: Graça Costa - Arte.

Roteiro de Estudos para 2º  D

 Tema: A linguagem do Grafite.

 

Data:  24/02 a  1º bimestre  

 

  Objetivo.  Explorar a história do grafite, sua função e seu principais representantes no Brasil.

    

Materiais : Celular , lápis e caderno .

 

Atividade 01.

Leia o texto e analise as imagens a seguir:

 

Conheça Eduardo Kobra: Artista e Muralista brasileiro!

30/11/2016 Dionísio Arte

Por volta de 1987, na periferia de São Paulo, surgiu o talento de Eduardo Kobra. Com o objetivo de levar arte para toda a capital paulista e transformar a paisagem urbana por meio da arte, ele se tornou um dos maiores artistas do mundo.

Mas além de juntar a nostalgia e a modernidade em pinturas cenográficas e monumentais, o artista ainda consegue criar portais para momentos saudosos da cidade. As cenas que o grafiteiro Kobra pinta, remetem à personagens, cenas e locais que sempre têm um significado especial e um conceito por trás da obra.

Nas obras de Eduardo Kobra, é possível ver a riqueza do traço, da luz e da sombra, das cores e do monocromático. O resultado que são murais clássicos e tridimensionais que dão ao público a possibilidade de interagir com a obra e propiciar uma comparação entre o ar romântico e o clima nostálgico dos  grandes centros.

Kobra realiza trabalhos tanto no Brasil quanto no exterior, sendo atualmente um dos maiores artistas de rua do mundo. Para suas criações, ele realiza pesquisas com materiais reciclados e novas tecnologias, como no caso da pintura em 3D sobre pavimentos. Inclusive, essa técnica pesquisada pelo artista já foi utilizada em um grafiti pintado na Praça Patriarca, no centro da capital paulista.











A técnica anamórfica tem a função de “enganar os olhos” de quem a aprecia, pois ela pode parecer distorcida de um certo ângulo. Contudo, ao ser analisada do ângulo correto que foi o estipulado pelo artista, ela passa a ser um 3D com variações de profundidade.

O projeto mais recente de Kobra é o chamado “Green Pincel”, que tem o intuito de combater através da arte as várias agressões que a natureza e o meio ambiente sofrem por meio da ação do homem.

14. Mural sem nome – Papeete, Taiti

A inspiração do artista veio da obra monumental de Paul Gauguin. Com 15 metros de altura por 8 de largura, este mural retrata duas nativas do Taiti.















 24. Anne Frank – Amsterdã, Holanda

Kobra pintou o mural da menina Anne Frank em Amsterdã. Ela foi morta em fevereiro de 1945 pela barbárie nazista no campo de extermínio Bergen-Belsen e se tornou um símbolo da Segunda Guerra Mundial.

 








Após a leitura responda as questões:

1-Quais as técnicas Usadas pelo artista?

2-Quais temáticas são apresentadas na obra do artista?

3-Quais as formas de pesquisa o artista utiliza para suas produções?

4-Analise esteticamente a obra pintada  pelo artista na praça do Patriarca no Centro da Capital Paulista, comentando a técnica , as cores, a dimensão, a sensação...

 

 

Entregar até.03/03/ no emai:gracasneves@prof.educacao.sp.gov.br

Dúvidas(19)998154885.


Arte - Professora Graça - 1E - (3º semana)

 

E.E. Parque Marajoara II

Professora :  Graça Costa.-  disciplina- Arte.

Data: 17/02   Série- 1º E -             1º bimestre.

 

Tema: Linguagens e estilos da arte.

Materiais: Celular , lápis e caderno

Objetivo. Aprofundar o conhecimento sobre Dança Moderna.

 

Atividade 01 –

Leia o texto a seguir.

Dança Moderna, emergida nos últimos anos do século XIX e firmada nos primeiros anos do século XX, tem raízes e intenções bem distintas. Os bailarinos dançam descalços, trabalham com contrações, torções, desencaixes, lesões, etc. Seus movimentos são mais livres, embora ainda respeitem uma técnica organizada. Recusa o apoio nas pontas dos pés como um catalisador dos movimentos e coloca o eixo de seu trabalho no tronco, no contato, na queda, na improvisação, na respiração, no movimento da coluna e das articulações, em diferentes graus de tensão/relaxamento muscular, e também o trabalho no chão.

Entre os principais artistas que começaram este movimento estão as americanas: Loie Fuller (18621928), Isadora Duncan (18771927), Ruth St Dennis (18791968) E Martha Graham (18941991); o suíço Emile Jacques Dalcroze (18651950); a alemã Mary Wigman (18861973) e o húngaro Rudolf von Laban (18791958). Com técnicas e estilos muito diferentes, o que tinham em comum era a insatisfação com as opções disponíveis para bailarinos em sua época e seu objetivo último era transmitir ao seu público um senso de realidade interior e exterior.

Na América do Norte, a dança moderna recebeu grande influência dos estudos do ator e pesquisador francês François Delsarte (1811-1871). Suas investigações podem ser condensadas em seus dois grandes princípios: A Lei da Correspondência e a Lei da Trindade. Uma aluna de Delsarte (Mme. Harvey) levou os ensinamentos do mestre até a Denishawn School, escola de dança fundada por Ruth Saint Dennis e Ted Shawn. Esse último iniciou sua carreira com o estudo do Delsartismo. A grande iniciadora da dança moderna americana foi Isadora Duncan, mas a primeira técnica estruturada foi a de Martha Graham, criada nos anos 20 e 30 do século XX. Este estilo procura dar mais ênfase aos sentimentos, aos sonhos, tentando teatralizá-los ao máximo através de movimentos corporais.

Depois de Martha Graham, vieram outros nomes que enriqueceram ainda mais o cenário da época: Doris HumphreyLester HortonJosé Limon entre outros. Suas técnicas encontram-se em alguns pontos, mas divergem muito. E suas escolas continuam a existir muito fortemente nos Estados Unidos, um dos berços da Dança Moderna. Esta foi muito afastada pela Dança Contemporânea, mas voltou ao seu lugar depois de 3 anos.

Principais nomes da Dança Moderna nos EUA: Isadora Duncan, Martha Graham, Ruth Saint-Dennis, Ted Shawn, Charles Weidman, Doris Humphrey, Loïe Fuller.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

De acordo com o texto acima responda as seguintes questões.

1-     Quais são as principais características da dança Moderna?

2-     Quis as diferenças e semelhanças entre a dança moderna e contemporânea ?

3-     Qual o principal influenciador  da dança moderna na América do Norte?

4-     Assista os vídeos nos links abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=b_63g5TICeY&ab_channel=Lu%C3%ADsVal%C3%A9rio.

https://www.youtube.com/watch?v=9tFLeYJy7TY&ab_channel=EdmundoPoy.

Analise os dois vídeos assistidos, e comente sobre suas impressões referente aos dois estilos de dança apresentados.

 

Obs: Entregar até 03/03 no e mail: gracasneves@prof.educacao.sp.gov.br.

Dúvidas(19)998154885.

Arte - Professora Graça - 9A 9B 9C 9D - (3ª semana)

 

Roteiro de Estudos.

E.E. Parque Marajoara II

Professora :  Graça Costa.-  disciplina- Arte.

Data: 24/02   Série- 9º A,B e C  e D

 

Materiais: Celular , lápis e caderno .

Objetivo. Analisar a linguagem da música inserida no contexto Cotidiano.

Tema. A música no cotidiano.

 

 

1-      Reflita sobre as suas experiências com arte e responda as questões abaixo.

a)      O que é poética pessoal?

b)      Em que lugares você costuma ter contato com a música?

c)       Qual estilo de música você prefere?

d)      Você costuma ouvir músicas estrangeiras? Quais gêneros?

2-Marque as alternativas corretas.

A dimensão Social da Arte está relacionado a:

a)      A arte de diferentes países.

b)      Envolve os diferentes contextos onde seja possível ter contato com a arte

Ex: Igreja, casa, na rua, no trabalho, com os amigos , shopping, na cidade em que você vive.

c)       Envolve a política.

        A dimensão cultural da arte está relacionada a:

 a)As influências culturais locais .

        b) Aos produtos culturais oferecidos pela mídia.

          c) As religiões.

A Dimensão política está relacionada a:

a) As Influências  culturais e estéticas de outros países e culturas na produção local, regional etc.

b) As produções culturais dos artesãos.

c) As músicas brasileiras.

A dimensão Histórica  está ligada  a:

a)      A política.

b)      Produtos culturais oferecidos pela Mídia.

c)       Ao registro de fatos e acontecimentos que ficaram marcados na/pela produção artística ,por exemplo: a música do filme Titanic.

A dimensão econômica  tem relação com:

a)      Produção musical brasileira.

b)      As religiões.

c)       Consumo de produtos artísticos produzidos em massa pela indústria cultural, como filmes, música e objetos ligados a moda, ou quantidades restritas/artesanais-livros, objetos, gravuras, mídias etc.

A Dimensão estética está ligada a:

a)      Relações sensoriais de  apreciação, deleite, afetivas e sentimentais estabelecidas intelectualmente em diferentes situações vividas pelo sujeito que envolvem um produto artístico.

b)      Registros de fatos e acontecimentos históricos.

c)       Produtos culturais oferecidos pela mídia.

A dimensão ética está ligada a:

a) Produção musical brasileira.

b)As religiões.

c)Pensamentos, conceitos e valores positivos, à não descriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos pela sociedade, normalmente transmitidos no Convívio Social.

 

3-Aprecie as músicas através do Link abaixo:

1-https://www.youtube.com/watch?v=bzHYgGC6JBI&ab_channel=Japon%C3%AAsdoParaguai.

2-https://www.youtube.com/watch?v=Wv0KwOEYKU4&ab_channel=GabyELPRO.

 

Escreva , sobre as dimensões históricas da primeira.

Escreva sobre a s Dimensões Culturais da segunda.

Arte - Professora Graça - 6A 6B 6C 6D - ( 3º semana)

 

          E. E. PQ Marajoara II

 

Professora:  Graça costa

Disciplina:   Arte-24/02/2021

          1º Bimestre.

Algumas orientações importantes: Não esquecer de escrever o cabeçalho da atividade.

Ex: Nome da escola: E. E. Pq Marajoara II

Matéria. Arte.   data. de entrega 03/março

Professora. Graça.

Nome do aluno.             Turma:            

Tema:  Percussão Corporal e Improvisação. (CMSP 22/02/2021)

 Vamos pensar um pouco sobre as formas de produzir som:

1-Quais Instrumentos podemos usar para produzir música? Escreva 3 exemplos

2-De que maneira podemos usar nosso corpo para produzir som?

3-Como podemos dar ritmo aos sons que produzimos com nosso corpo?

4-Você já tentou tocar uma música somente com os sons do corpo? Qual?

5-Você já assistiu algum show com esse tipo de apresentação musical? Qual?

Agora Vamos apreciar acessando o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=_Tz7KROhuAw&ab_channel=barbatuques.

Escreva quais formas de percussão corporal eles usam para produzir som.

 

 

 

Entregar no e mail. gracasneves@prof.educacao.sp.gov.br.até 24/02/2021

Para tirar dúvidas: whatsapp.(19)998154885.

 

 

 

Arte - Professora Graça - 7A 7B 7C - (3ª semana)

 

E.E. Pq. Marajoara II

Profª  Graça Costa -  Matéria - Arte -série -7º Ano : A,B,C .

Data:24/02/2021

Tema: Conhecendo Instrumentos Musicais.

Materiais: Celular ou computador, caderno de desenho e lápis.

Objetivo: Aprofundar o conhecimento dos diferentes Instrumentos musicais, sua classificação, origem e seus usos.

Referente ao que estudamos na aula passada responda as seguintes questões.

1-Como podemos classificar os Instrumentos musicais?

Quais Instrumentos da família das madeiras você conhece?

2-Quais Instrumentos da família das cordas você conhece?

3-Quais Instrumentos da família dos metais você conhece?

4-Você toca algum instrumento musical?

 

2-Vamos Apreciar!

https://www.youtube.com/watch?v=j440-D5JhjI&t=143s&ab_channel=QueenOfficial

a)      Quais Instrumentos você consegue identificar?

b)      Qual estilo musical está sendo tocado?

c)       Os Instrumentos tocados nessa música podem ser usados para tocar outros ritmos?

3-Faça uma pesquisa de um Instrumentos musicais de percussão e

escolha um deles como modelo para construir o seu, usando materiais reciclados.

4-Faça o esboço(desenho )do objeto que você escolheu e anote os materiais que você vai precisar para fazer.

Pesquise no Youtube por Instrumentos de percussão artesanal.(como fazer).

 

 

Enviar  até: 03/03

no email:gracasneves@prof.educacao.sp.com.br

Dúvidas(19)998154885.

Arta - Professora Graça - 8A 8B 8C 8D - (3º semana)

 Roteiro de Estudos.

E.E. Parque Marajoara II

Professora :  Graça Costa.-  disciplina- Arte.

Data: 24/02  Série- 8º A,B ,C e D

 

Materiais: Celular , lápis e caderno .

Objetivo. Aprofundar o conhecimento sobre Notação Musical e seus usos na música contemporânea.

 

De acordo com a aula :24/02 (CMSP)

 

Leia o Texto:

Elementos Formais

Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e é articulando esses cinco elementos que se criam músicas:



































Timbre

O Timbre é a “cor” do som. Aquilo que distingue a qualidade do tom ou voz de um instrumento ou cantor, por exemplo, a flauta do clarinete, o soprano do tenor.
Cada objeto ou material possui um timbre que é único, assim como cada pessoa possui um timbre próprio de voz, tão individual quanto as impressões digitais.


Intensidade

A intensidade é a força do som, também chamada de sonoridade. É uma propriedade do som que permite ao ouvinte distinguir se o som é fraco (baixa intensidade) ou se o som é forte (alta intensidade) e ela está relacionada à energia de vibração da fonte que emite as ondas sonoras. Ao se propagar, as ondas sonoras transmitem energias que se espalham em todas as regiões. Quanto maior é a energia que a onda transporta, maior é a intensidade do som que o nosso ouvido percebe. É semelhante ao que habitualmente chamamos de volume.
A intensidade sonora é a força com que as ondas sonoras empurram o ar e é medida em uma unidade chamada bel, em homenagem ao cientista inglês Granham Bell, o qual fez estudos que culminaram com a invenção do telefone. No entanto, os submúltiplos do bel são mais utilizados: 1 decibel = 1dB = 0,1 bel. A partir de 140db aparece o chamado limite da dor ao ouvido humano: o som é dificilmente suportável pelo ouvido e pode causar lesões no sistema auditivo.

Altura

É por meio da altura que podemos distinguir um som agudo (fininho, alto), de um grave (grosso, baixo). A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves. São essas vibrações que definem cada uma das notas musicais: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si; assim, a velocidade da onda sonora determina a altura do som, por isso cada nota tem sua frequência (número de vibrações por segundo). A altura de um som pode ser caracterizada como definida ou indefinida. Em ambos os casos, os sons podem ser agudos ou graves. Os instrumentos de altura indefinida são incapazes de produzir uma melodia, visto que a maioria deles emite um só som, que a voz humana ou outro instrumento de altura definida não conseguem imitar.

Densidade

A densidade sonora é a qualidade que estabelece um maior ou menor número de sons simultâneos. Quando ouvimos um grande conjunto de timbres simultaneamente dizemos que a música em questão tem uma grande densidade sonora.

Duração

A duração é o tempo que o som permanece em nossos ouvidos, isto é, se o som é curto ou longo. É a característica que revela o tempo de emissão de um som. Depende do tempo que duram as vibrações do objeto que os produz. As diversas durações são utilizadas em combinação com uma regularidade básica chamada de pulso ou pulsação. Essas variações são comumente chamadas de ritmo.
Alguns sons possuem ressonância curta, isto é, continuam soando por um breve período de tempo, como o som dos tambores, e outros tem ressonância longa, como os sons dos sinos que permanecem soando por um período de tempo maior.

Harmonia

Harmonia é a combinação dos sons ouvidos simultaneamente, é o agrupamento agradável de sons. No nosso exemplo, você poderia muito bem tocar a música apenas com uma nota de cada vez, porém ficaria sem graça. Por isso, quanto mais notas musicais você tocar simultaneamente (acordes) de forma agradável, harmoniosa, melhor será a música.

Ritmo

Ritmo é o que age em função da duração do som. É a definição de quanto tempo cada parte da melodia continuará à tona. Você já percebeu que na parte “(...) margens plácidas”, o “plá” demora mais que o “cidas”? Isso é o ritmo da música.

1-De acordo com os conhecimentos que você tem, responda as questões abaixo :

a)-O que é som?

b)-Como os sons são produzidos?

c)-Como são feitas as composições musicais?

d)- A altura do som tem relação com volume?

2-Escreva 2 exemplos de Instrumentos que possuem sons grave.

3-Escreva 2 exemplos de instrumentos que possuam sons graves.

5- Aprecie a música no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=BCGSio-EQ4s&ab_channel=CordeldoFogoEncantado.

Classifique.

a)Intensidade.

b)ritmo.

c)harmonia.

d)densidade.

 

Entregar até:03/03 no email : gracasneves@prof.educacao.sp.gov.br

Dúvidas(19)998154885.


Inglês - Professora Eni - 1ºA 1ºB (3ª semana)

 

EE PARQUE MARAJOARA !!

 

Professora: Eni

Disciplina: Inglês

Data: 24/02/2021                   Entrega até : 01/03/2021

email: eni.ingles@gmail.com




Arte - Professora Nádia - 1ºA 1ºB 1ºC 1ºD (3ª semana)

 

E.E PARQUE MARAJOARA II

Plano de Trabalho para o período de Teletrabalho

PROFESSOR: Nádia Magnani

DISCIPLINA: Arte

SÉRIE/ANO/TURMA: 1ºA, 1ºB. 1ºC e 1º D

DATA: 22/02 a 26/01/2021 DATA DE ENTREGA: 03/03/2021

EMAIL: nmagnani@professor.educacao.sp.gov.br

ROTEIRO DE ESTUDOS

Ações:

Conteúdos e processos de criação em dança

Isadora Duncan é a precursora da dança moderna.

Os movimentos não deveriam ser domados e estar pautados em regras rígidas. Deveriam ser libertos de amarras e pudores e trabalhados em sua plenitude.

Trabalha com os gestos simples do cotidiano e também inova no vestuário abolindo a sapatilha de ponta.

Rudolf Laban

Ele é considerado o pai da dança teatro.

Não haviam registros na dança (uma escrita) e ele cria a labanotação que nada mais é do que símbolos para que definem as direções e os planos da dança e também e também cria o conceito da kinesfera.

Kinesfera é a esfera que delimita o espaço físico máximo que o corpo pode atingir com os gestos . Ele trabalha os gestos simples do cotidiano como andar, correr, pular, etc...


Mary Wigman

Ele traduz uma condição social para a dança e cria a dançoterapia onde trabalha com pessoas paralíticas, mutiladas, pessoas com incapacidades podendo até ser mental ou que estão em processo de recuperação.

Liberdade de expressão de movimentos com música ou sem música e conta com a ajuda de outros profissionais como médicos, fisioterapeutas, etc...

https://youtu.be/AtLSSuFlJ5c

Martha Graham

Liberdade de movimento com uma carga dramática como sentimentos de raiva, solidão, medo, tristeza, etc...

Trabalha também os processos colaborativos onde todos podem expressar os sentimentos. https://youtu.be/I-lcFwPJUXQ

Merce Cunninghann

Ele cria um estilo arrojado na dança como apoiar-se em paredes, evoluções no solo, etc...e interpreta os temas cotidianos, realísticos e polêmicos.

Ele busca uma liberdade expressiva muito maior da forma trabalhando os movimentos aleatórios.

https://youtu.be/xJeum_kxSV8

Habilidades: (Revisão do 9º ano)

EF69AR31 Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, política, histórica, econômica, estética e ética.


Atividade I – Leia a teoria e assista os vídeos.


Atividade II – Responda as questões abaixo:

1) Qual foi a inovação trazida por Mary Wigman na dança? Qual era a condição dos seus alunos? (Vale 2,0)

2) Como é chamada a esfera que delimita o espaço físico máximo que o corpo pode atingir através dos gestos? (Vale 1,5)

3) O que é Labanotação e que a criou? (Vale 1,5)

4) Assinale a alternativa correta: (1,5)

Criou nos gestos da dança os mais diversos sentimentos.

A ( ) Merce Cunninghan

B ( ) Rudolf Laban

C ( ) Mary Wigman

D ( ) Isadora Duncan

E ( ) Martha Graham

5) Assinale a alternativa correta: (Vale 1,5

Foge totalmente das regras impostas pelo balé clássico liberando a sapatilha de pontas e o vestuário rígido, estamos falando de:

A ( ) Rudolf Laban

B ( ) Mary Wigman

C ( ) Isadora Duncan

D ( ) Merce Cunninghan

E ( ) Martha Graham

6) Pesquise na Internet, na apostila do 9º ano ou no livro didático quais são os planos e direções no sistema de labanotação.(vale 2,0)


Sugestões:

Leia com muita atenção a teoria.


Avaliação:

O questionário vale de 0 a 10.Recursos: Googleclassroom, Centro de Mídias, caderno do aluno e Internet.