Roteiro de Estudos.
E.E. Parque Marajoara II
Professora : Graça
Costa.- disciplina- Arte.
Data: 24/02 Série-
8º A,B ,C e D
Materiais: Celular , lápis e caderno .
Objetivo. Aprofundar o conhecimento sobre Notação
Musical e seus usos na música contemporânea.
De acordo com a aula :24/02 (CMSP)
Leia o Texto:
Elementos
Formais
Timbre
O Timbre é a “cor” do som. Aquilo que distingue a qualidade do tom ou
voz de um instrumento ou cantor, por exemplo, a flauta do clarinete, o soprano
do tenor.
Cada objeto ou material possui um timbre que é
único, assim como cada pessoa possui um timbre próprio de voz, tão individual
quanto as impressões digitais.
Intensidade
A intensidade é a
força do som, também chamada de sonoridade. É uma propriedade do som que permite
ao ouvinte distinguir se o som é fraco (baixa intensidade) ou se o som é forte
(alta intensidade) e ela está relacionada à energia de vibração da fonte que
emite as ondas sonoras. Ao se propagar, as ondas sonoras transmitem energias
que se espalham em todas as regiões. Quanto maior é a energia que a onda
transporta, maior é a intensidade do som que o nosso ouvido percebe. É
semelhante ao que habitualmente chamamos de volume.
A intensidade sonora é a força com que as ondas
sonoras empurram o ar e é medida em uma unidade chamada bel, em homenagem ao
cientista inglês Granham Bell, o qual fez estudos que culminaram com a invenção
do telefone. No entanto, os submúltiplos do bel são mais utilizados: 1 decibel
= 1dB = 0,1 bel. A partir de 140db aparece o chamado limite da dor ao ouvido
humano: o som é dificilmente suportável pelo ouvido e pode causar lesões no
sistema auditivo.
Altura
É por meio da altura
que podemos distinguir um som agudo (fininho, alto), de um grave (grosso,
baixo). A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações
rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves. São essas vibrações que
definem cada uma das notas musicais: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si; assim, a
velocidade da onda sonora determina a altura do som, por isso cada nota tem sua
frequência (número de vibrações por segundo). A altura de um som pode ser
caracterizada como definida ou indefinida. Em ambos os casos, os sons podem ser
agudos ou graves. Os instrumentos de altura indefinida são incapazes de produzir
uma melodia, visto que a maioria deles emite um só som, que a voz humana ou
outro instrumento de altura definida não conseguem imitar.
Densidade
A densidade sonora é
a qualidade que estabelece um maior ou menor número de sons simultâneos. Quando
ouvimos um grande conjunto de timbres simultaneamente dizemos que a música em
questão tem uma grande densidade sonora.
Duração
A duração é o tempo
que o som permanece em nossos ouvidos, isto é, se o som é curto ou longo. É a
característica que revela o tempo de emissão de um som. Depende do tempo que
duram as vibrações do objeto que os produz. As diversas durações são utilizadas
em combinação com uma regularidade básica chamada de pulso ou pulsação. Essas
variações são comumente chamadas de ritmo.
Alguns sons possuem ressonância curta, isto é,
continuam soando por um breve período de tempo, como o som dos tambores, e
outros tem ressonância longa, como os sons dos sinos que permanecem soando por
um período de tempo maior.
Harmonia
Harmonia é a
combinação dos sons ouvidos simultaneamente, é o agrupamento agradável de sons.
No nosso exemplo, você poderia muito bem tocar a música apenas com uma nota de
cada vez, porém ficaria sem graça. Por isso, quanto mais notas musicais você
tocar simultaneamente (acordes) de forma agradável, harmoniosa, melhor será a
música.
Ritmo
Ritmo é o que age em função da duração do som.
É a definição de quanto tempo cada parte da melodia continuará à tona. Você já
percebeu que na parte “(...) margens plácidas”, o “plá” demora mais que o
“cidas”? Isso é o ritmo da música.
1-De acordo com os conhecimentos que você tem,
responda as questões abaixo :
a)-O que é som?
b)-Como os sons são produzidos?
c)-Como são feitas as composições musicais?
d)- A altura do som tem relação com volume?
2-Escreva 2 exemplos de Instrumentos que possuem sons
grave.
3-Escreva 2 exemplos de instrumentos que possuam sons
graves.
5- Aprecie a música no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=BCGSio-EQ4s&ab_channel=CordeldoFogoEncantado.
Classifique.
a)Intensidade.
b)ritmo.
c)harmonia.
d)densidade.
Entregar até:03/03 no email : gracasneves@prof.educacao.sp.gov.br
Dúvidas(19)998154885.
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