quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Arte - Professora Nádia - 1ºA 1ºB 1ºC 1ºD (3ª semana)

 

E.E PARQUE MARAJOARA II

Plano de Trabalho para o período de Teletrabalho

PROFESSOR: Nádia Magnani

DISCIPLINA: Arte

SÉRIE/ANO/TURMA: 1ºA, 1ºB. 1ºC e 1º D

DATA: 22/02 a 26/01/2021 DATA DE ENTREGA: 03/03/2021

EMAIL: nmagnani@professor.educacao.sp.gov.br

ROTEIRO DE ESTUDOS

Ações:

Conteúdos e processos de criação em dança

Isadora Duncan é a precursora da dança moderna.

Os movimentos não deveriam ser domados e estar pautados em regras rígidas. Deveriam ser libertos de amarras e pudores e trabalhados em sua plenitude.

Trabalha com os gestos simples do cotidiano e também inova no vestuário abolindo a sapatilha de ponta.

Rudolf Laban

Ele é considerado o pai da dança teatro.

Não haviam registros na dança (uma escrita) e ele cria a labanotação que nada mais é do que símbolos para que definem as direções e os planos da dança e também e também cria o conceito da kinesfera.

Kinesfera é a esfera que delimita o espaço físico máximo que o corpo pode atingir com os gestos . Ele trabalha os gestos simples do cotidiano como andar, correr, pular, etc...


Mary Wigman

Ele traduz uma condição social para a dança e cria a dançoterapia onde trabalha com pessoas paralíticas, mutiladas, pessoas com incapacidades podendo até ser mental ou que estão em processo de recuperação.

Liberdade de expressão de movimentos com música ou sem música e conta com a ajuda de outros profissionais como médicos, fisioterapeutas, etc...

https://youtu.be/AtLSSuFlJ5c

Martha Graham

Liberdade de movimento com uma carga dramática como sentimentos de raiva, solidão, medo, tristeza, etc...

Trabalha também os processos colaborativos onde todos podem expressar os sentimentos. https://youtu.be/I-lcFwPJUXQ

Merce Cunninghann

Ele cria um estilo arrojado na dança como apoiar-se em paredes, evoluções no solo, etc...e interpreta os temas cotidianos, realísticos e polêmicos.

Ele busca uma liberdade expressiva muito maior da forma trabalhando os movimentos aleatórios.

https://youtu.be/xJeum_kxSV8

Habilidades: (Revisão do 9º ano)

EF69AR31 Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, política, histórica, econômica, estética e ética.


Atividade I – Leia a teoria e assista os vídeos.


Atividade II – Responda as questões abaixo:

1) Qual foi a inovação trazida por Mary Wigman na dança? Qual era a condição dos seus alunos? (Vale 2,0)

2) Como é chamada a esfera que delimita o espaço físico máximo que o corpo pode atingir através dos gestos? (Vale 1,5)

3) O que é Labanotação e que a criou? (Vale 1,5)

4) Assinale a alternativa correta: (1,5)

Criou nos gestos da dança os mais diversos sentimentos.

A ( ) Merce Cunninghan

B ( ) Rudolf Laban

C ( ) Mary Wigman

D ( ) Isadora Duncan

E ( ) Martha Graham

5) Assinale a alternativa correta: (Vale 1,5

Foge totalmente das regras impostas pelo balé clássico liberando a sapatilha de pontas e o vestuário rígido, estamos falando de:

A ( ) Rudolf Laban

B ( ) Mary Wigman

C ( ) Isadora Duncan

D ( ) Merce Cunninghan

E ( ) Martha Graham

6) Pesquise na Internet, na apostila do 9º ano ou no livro didático quais são os planos e direções no sistema de labanotação.(vale 2,0)


Sugestões:

Leia com muita atenção a teoria.


Avaliação:

O questionário vale de 0 a 10.Recursos: Googleclassroom, Centro de Mídias, caderno do aluno e Internet.


3 comentários:

  1. professora oque é para fazer? nao achei nenhuma questao ou algo do tipo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envie um email para a professora com suas dúvidas: nmagnani@professor.educacao.sp.gov.br

      Excluir