E.E PARQUE MARAJOARA II
Plano de Trabalho para o período
de Teletrabalho
PROFESSOR: Nádia Magnani
DISCIPLINA: Arte
SÉRIE/ANO/TURMA: 1ºA, 1ºB. 1ºC e
1º D
DATA: 22/02 a 26/01/2021 DATA DE
ENTREGA: 03/03/2021
EMAIL:
nmagnani@professor.educacao.sp.gov.br
ROTEIRO DE ESTUDOS
Ações:
Conteúdos e processos de criação
em dança
Isadora Duncan é a precursora da
dança moderna.
Os
movimentos não deveriam ser domados e estar pautados em regras rígidas.
Deveriam ser libertos de amarras e pudores e trabalhados em sua plenitude.
Trabalha
com os gestos simples do cotidiano e também inova no vestuário abolindo a
sapatilha de ponta.
Rudolf Laban
Ele é considerado o pai da dança
teatro.
Não
haviam registros na dança (uma escrita) e ele cria a labanotação que nada mais
é do que símbolos para que definem as direções e os planos da dança e também e
também cria o conceito da kinesfera.
Kinesfera
é a esfera que delimita o espaço físico máximo que o corpo pode atingir com os
gestos . Ele trabalha os gestos simples do cotidiano como andar, correr, pular,
etc...
Mary Wigman
Ele
traduz uma condição social para a dança e cria a dançoterapia onde trabalha com
pessoas paralíticas, mutiladas, pessoas com incapacidades podendo até ser
mental ou que estão em processo de recuperação.
Liberdade
de expressão de movimentos com música ou sem música e conta com a ajuda de
outros profissionais como médicos, fisioterapeutas, etc...
https://youtu.be/AtLSSuFlJ5c
Martha Graham
Liberdade
de movimento com uma carga dramática como sentimentos de raiva, solidão, medo,
tristeza, etc...
Trabalha
também os processos colaborativos onde todos podem expressar os sentimentos.
https://youtu.be/I-lcFwPJUXQ
Merce Cunninghann
Ele
cria um estilo arrojado na dança como apoiar-se em paredes, evoluções no solo,
etc...e interpreta os temas cotidianos, realísticos e polêmicos.
Ele
busca uma liberdade expressiva muito maior da forma trabalhando os movimentos
aleatórios.
https://youtu.be/xJeum_kxSV8
Habilidades: (Revisão do 9º ano)
EF69AR31
Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social,
política, histórica, econômica, estética e ética.
Atividade I – Leia a teoria e assista os vídeos.
Atividade II – Responda as
questões abaixo:
1)
Qual foi a inovação trazida por Mary Wigman na dança? Qual era a condição dos
seus alunos? (Vale 2,0)
2)
Como é chamada a esfera que delimita o espaço físico máximo que o corpo pode
atingir através dos gestos? (Vale 1,5)
3) O que é Labanotação e que a criou? (Vale 1,5)
4) Assinale a alternativa correta:
(1,5)
Criou nos gestos da dança os mais
diversos sentimentos.
A ( ) Merce Cunninghan
B ( ) Rudolf Laban
C ( ) Mary Wigman
D ( ) Isadora Duncan
E ( ) Martha Graham
5) Assinale a alternativa correta:
(Vale 1,5
Foge
totalmente das regras impostas pelo balé clássico liberando a sapatilha de
pontas e o vestuário rígido, estamos falando de:
A ( ) Rudolf Laban
B ( ) Mary Wigman
C ( ) Isadora Duncan
D ( ) Merce Cunninghan
E ( ) Martha Graham
6)
Pesquise na Internet, na apostila do 9º ano ou no livro didático quais são os
planos e direções no sistema de labanotação.(vale 2,0)
Sugestões:
Leia com muita atenção a teoria.
Avaliação:
O questionário vale de 0 a 10.Recursos: Googleclassroom, Centro de Mídias, caderno do aluno e Internet.
professora oque é para fazer? nao achei nenhuma questao ou algo do tipo
ResponderExcluirtambém não entendi
ExcluirEnvie um email para a professora com suas dúvidas: nmagnani@professor.educacao.sp.gov.br
Excluir