segunda-feira, 19 de abril de 2021

Matemática - Professora Ana Francisca - 2º E (6ª semana)

 

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

2º série EM

E.E. Parque Marajoara ll

Professora:  Ana Francisca

Nome…………………..N°...

FORMAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS

 Observar atentamente os objetos






1 - Responda: quais as principais características que você percebeu em relação ao formato de cada um? E faça a planificação de cada figura.

Prismas:

Pirâmides:

Cones:

Cilindros

 

2 - (FAAP-SP) Num poliedro convexo, o número de arestas excede o número de vértices em 6 unidades. Calcule o número de faces.

 F + V = A + 2

A = V + 6

3 - (PUC-MG) Um poliedro convexo tem 3 faces pentagonais e algumas faces triangulares. Qual o número de faces desse poliedro, sabendo que o número de arestas é o quádruplo do número de faces triangulares

P: pentagonais (5 arestas)

T: triangulares (3 arestas)

F = 3P +xT

4 - Calcule e ache o valor de x, marque a alternativa correta.

a) x = 5                  b) x = 2                  c) x = 4                d) x = 3  

5 - Um Poliedro convexo tem 32 faces, sendo 20 hexágono e 12 pentágono. O número de vértices desse polígono é;

a) 90                       b) 72                  c) 60                 d) 56

 

 

 

6 - Abaixo existem 3 polígonos com dimensões diferentes. É possível obter novas figuras a partir da

junção deles. Vejamos alguns exemplos,

 









a  - Forneça uma expressão para se calcular o perímetro da:

 

Figura 1                                                                     Figura 2                                                                                                                                                           

 

 

b - Forneça uma expressão para se calcular o perímetro da:

 

Figura 1                                                                    Figura 2

c - O perímetro da Figura 1 é igual ao da Figura 2? E o que acontece com as áreas dessas figuras, são iguais?

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………...

7 -. Fator significa escrever números ou expressões algébricas na forma de produto de fatores.  Por exemplo:

35 = 7 · 5 = 7 · (2 + 3)            2x² - 18x = 2x · (x – 9)

 

 

8. Fatore as seguintes expressões algébricas:

a. 2x² – 9x =

 b. 24a² – 18a =

c. 3y² + 6y = d. b + 21 b = 

9 - Relacione as colunas:

a. a · (1 + 120a)                        (  ) x - 4x²

b. – 3a² + 21a                           (  ) 3a. ( -a + 7)

c. 2y · (y – 8)                            (  ) 9. ( - 4 - y²)

d. – 36 – 9x²                             (  ) 2x² - 16y

e. 5x²+ 100                                  (  ) 5.(x² -20)

f. x · (1 – 4x)         (  ) a + 120a²

 

 

Data de entrega 23/04.

                                           Boa atividade e!!!!


Matemática - Professora Ana Francisca - 3º C 3º D ( 6ª semana)

 

Matemática

Atividade de matemática para nota.

E E Parque marajoara ll.   3º ano EM

Profª Ana Francisca

Nome                   

Atividade sobre  Potenciação

1 - Calcule o valor das expressões:

a) 25 – 2⁴ =

 2⁴ – 2² – 2⁰

c) -3² + 1 – 65

d) 4² – 5¹ + 0³ + 7

e) 10² – 7² – 10³ + 2³

f) 3⁴ – 3³ + 3² – 3¹ + 3⁰

g) (-1)³ + (-6) : (-2) – 2⁴a) 0

2 - Para simplificar uma expressão algébrica, é necessário realizar todas as operações indicadas.

 Por exemplo, se desejarmos simplificar ao máximo a expressão 3.(5x² – 1) – ( 2x² – x + 3), aplicamos a propriedade distributiva e somamos os termos semelhantes: 3 · 5x² + 3.(–1) – 2x² + x – 3 = 15x² – 3 – 2x² + x – 3 = 13x ²+ x – 6.

Agora é a sua vez! Simplifique ao máximo a expressão:

E = 3·(x² – 2x) – 2·(6x² - 3).

 

 

 

 

Apostila Aprender Sempre

AULAS, 5,6,7 e, 8

página 69 a 78

5 E 6 – CASAS, GATOS E RATOS

Data de entrega: 23/04/2021                      

 Bons estudos!!!  

Tecnologia - Professora Ana Francisca - 8º D ( 6ª semana)

 

AULA DE TECNOLOGIA

E.E. Parque Marajoara ll

Professora:  Ana Francisca

Aluno......................................nº.....8º........

Liberdade de Expressão.







Leia atentamente o texto abaixo e responda as  questões que seguem. 

A liberdade de expressão nasceu para garantir o direito às ideias que nós odiamos”, afirma Fernando Schüler, professor do Insper. “Nós somos, por definição, movidos pelos sentimentos. Detestamos ouvir discursos que contrariam a nossa forma de ver o mundo. Então a liberdade de expressão é um tema muito difícil.”

FIA-USP Marco Antonio Sabino, a discussão chama atenção nas decisões judiciais porque “são rasas” e não enfrentam o âmago da liberdade de expressão. “Hoje somos levados a discutir frivolidades, qualquer debate mais profundo é automaticamente vilipendiado. É uma questão que nos torna pessoas muito pouco suscetíveis ao dissenso”, acrescenta

 

Para o professor e advogado Sabino destaca que existe uma cultura em que as pessoas acreditam que liberdade de expressão é absoluta. “Temos exemplos clássicos de discursos que fazem muito mal à sociedade", explica. Para ele, “quando a pergunta é se a liberdade de expressão é absoluta, a resposta é: não”.

 

Sobre o Projeto de Lei 2630/2020, conhecido como PL das Fake News, que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, Sabino afirma: “consigo identificar a responsabilidade, mas não a liberdade”.

Para ele, nos termos da norma, “o discurso ideológico pode ser caracterizado como um discurso falso”. E complementa:“eu fico com medo do poder que se atribui ao agente de mercado”.

Schüler também não acredita que o PL seja um bom caminho. “Essa ideia de que o Estado fará o controle me parece muito perigosa e, tecnicamente irrelevante, diante dos meios que a tecnologia dispõe hoje”, afirma.“É muito difícil, em uma sociedade como essa, controlar qualquer coisa. O poder está nas pessoas”.

Questões:

 

Quem foi Fernando Schüler? e qual foi a sua afirmação relacionada a liberdade de expressão? 

…………………………………………………………………………………………………………………………………...

Existe limites para a liberdade de expressão?……………………………………………………………………………………………………………………………………






Responda:.................................................................................................................................................................

Com suas palavras; comente sobre o projeto de leis das fakes News.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Falando no limite da liberdade de expressão, expresse  sobre ódio e preconceito…………………………………....

………………………………………………………………

 

O que essa imagem representa para você.Justifique 

sua resposta.









……………………………………………………………………………………………………………………………………

Data de entrega.19/04/2021

Por favor, qualquer dúvida me chame no WhatsApp ou chat. Obrigado (a).Atenciosamente: Ana Francisca.

 

                                Bons Estudos!!!


Matemática - Professora Ana Francisca - 6º C 6º D 6º E ( 6ª semana)

 

Matemática

Matemática para os 6ºanos

E.E. Parque Marajoara ll

Prof. Ana Francisca

Atividades Complementares

Turmas: 6º anos C,D e  E.       

 

Nome…………………………………………..nº……..

 

 Frações com maçãs.









Representar uma fração é bem simples, o denominador indica a quantidade em que a parte inteira foi dividida, e o numerador indica a quantidade de partes que consideramos.


Adição

 Exemplos

 

  Denominadores iguais, somam-se os numeradores.

   Os denominadores  diferentes, somem e transformam as frações em frações equivalentes de mesmo denominador.

  Neste caso, calculamos o Mínimo múltiplo comum.

  Subtração

.Na subtração é semelhante a adição, só os sinais que são diferentes. Exemplo:





Multiplicação

A multiplicação de frações é feita multiplicando os numeradores entre si, bem como seus denominadores.

Exemplos






Divisão

a) Na divisão entre duas frações, multiplica-se a primeira fração pelo inverso da segunda,

                     Exercícios:

1 ) Encontre o resultado dos cálculos abaixo:


    








2 ) Observe a figura:




 





a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido?

b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo?

c) A parte pintada representa que fração do retângulo?

3 ) Calcule as expressões,simplificando sempre que possível:

Determine o valor das seguintes expressões:














Boa Atividade!!!!!     Data de entrega 23/04