quinta-feira, 4 de março de 2021

Projeto de Vida - Professora Nádia - 1ºA 1ºB 1ºC 1ºD (4ª semana)

 

E.E. PARQUE MARAJOARA II

RELATÓRIO DE TRABALHO NO PERÍODO DE TELETRABALHO 

PROFESSORA: NÁDIA MAGNANI

DISCIPLINA: PROJETO DE VIDA 

SÉRIES: 1ºA, B, C e D 

DATA: 01/03 a 05/03/2021                                                           DATA DA ENTREGA: 08/03/2021 

E.MAIL:   nmagnani@professor.educacao.sp.gov.br

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

PROJETO DE VIDA E O NOVO ENSINO MÉDIO

Aprender sobre o novo ensino médio

Quando a gente pensa que sabe todas as respostas vem a vida e faz todas as perguntas.

                                                                                                                                                                                 

                                                                                                                               Autor desconhecido

AÇÕES

Atividade I – Ler atentamente as informações abaixo:

Você já ouviu falar sobre o novo ensino médio?

Esse ano haverá mudanças. Quem está no 2º e 3º continua com o livro São Paulo faz escola.

Vocês do 1º ano trabalharão com o novo currículo e trabalharam o também o aspecto socioemocional.

O currículo do novo ensino médio está adequado as novas transformações da sociedade e do mercado de trabalho que ocorrem no séc XXI por meio de um currículo mais flexível.

O aluno do ensino médio tinha um percurso fixo e hoje  você  poderá  escolher  um  itinerário que é aprofundar a área de conhecimento de que você mais gosta.

Ex.: Se você gosta de Inglês, Português, Artes e Educação Física você escolherá a área de linguagens. 

Se você gosta mais de Matemática você vai escolher outra área e o mesmo acontecerá com outras matérias de acordo com a sua afinidade.

A partir de 2021será implementado na 1ª série o novo ensino médio.

Em 2022 será implementado para os estudantes da 2º a série do ensino médio e em 2023 será implementado para os estudantes da 3ª série do ensino médio.

Organização curricular                        Formação geral básica (comum para todos os estudantes)   do ensino médio                                                                              1.800 horas

       3.150 horas                                                                                      3 anos 

          3 anos                                                 Itinerários formativos 

                                                                                   1.350 horas

                                                                                  3 anos

O itinerário será  escolhido por você de acordo com a área que deseja se aprofundar.

Linguagens e suas tecnologias

Português                            

Arte

Educação Física

Inglês

Matemática e suas tecnologias

Matemática 

Ciências Humanas e Sociais

História

Geografia

Filosofia

Sociologia

Ciências da natureza e suas tecnologias

Biologia

Química

Física

Itinerários formativos

       1.350 horas

       Em 3 anos

Você poderá escolher 1 itinerário formativo ou se a sua escola tiver o NOVOTEC que é a formação técnica você poderá fazer essa opção.

Itinerário formativo são cada conjunto de unidades curriculares ofertadas pelas instituições ou redes de ensino que possibilitam o estudante a escolher conforme seus interesses, aprofundar esses conhecimentos e se preparar para o prosseguimento nos estudos e do mundo do trabalho em uma ou mais áreas do conhecimento e/ou na formação técnica profissional.

Qual é a importância do aprofundamento curricular?

. Expandir aprendizados da formação geral básica;

. Articular conhecimentos com  temas contemporâneos de acordo com o interesse do estudante.

. Explorar potenciais e vocação. 

. Permitir ao estudante escolher a sua própria trajetória com maior tempo dedicado aos conteúdos escolhidos de acordo com o seu projeto de vida.

As escolas poderão oferecer linguagens integradas, exemplo: 

Duas opções

Linguagens e ciências da natureza

Ciências da natureza e Matemática 

Se o aluno se arrepender do que escolheu ele poderá mudar o seu itinerário formativo no final de cada semestre.

Processo de escolha dos aprofundamentos

Julho/agosto 21                                                 julho 21                                            Agosto 21

Indica qual área ele tem                       Diretor apresenta aos pro-               Equipe escolar define

Interesse em aprofundar                     fessores o catálogo de opções         a partir da consulta 

                                     de aprofundamento curri                 dos estudantes quais

                                                                 cular.                                            aprofundamentos se-

                                                                                                                       rão ofertados no pró-

                                                                                                                      ximo ano (2 semestres)          

                                                                                                                                                 

Em agosto/setembro a escola vai apresentar o que irá oferecer e você deverá escolher o itinerário a seguir.

Se na sua escola não tiver o itinerário que você quer aprofundar você pode pedir transferência para uma escola próxima num raio de 2 km.

 

Atividade II

Pesquisar com detalhes e também procurar conversar com profissionais que exercem a profissão  que vocês pretendem seguir para saber o que fazem, o que é necessário estudar, em que locais poderão trabalhar, quais as vantagens e desvantagens da profissão, qual é o salário médio, etc... 

Coletar todas as informações possíveis.

Pesquisar ao menos três faculdades ou cursos que oferecem a profissão que pretende exercer.

 

HABILIDADES:

Competências socioemocionais

Curiosidade em aprender.

 

SUGESTÕES:

Procure na Internet artigos que falam sobre a profissão que pretende escolher.

 

 

AVALIAÇÃO: Esta atividade vale de 0 a 10

 

 Recursos: Googleclassroom e  Centro de Mídias e Internet e conversa com profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário