PROFESSOR:
Renata |
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DISCIPLINA:
Português |
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SÉRIE/ANO/TURMA: 8 ano D |
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DATA:
12-04 |
DATA DE
ENTREGA: 16-04 |
ROTEIRO DE ESTUDOS
Interpretação
de texto.
Leia
com atenção o texto. Em seguida, responda às variadas questões interpretativas:
Apelo
Amanhã faz um mês que a
Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti
falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por
uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de
relance no espelho.
Com os dias, Senhora, o
leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de
jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um
corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte de fraco, ah,
Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite e eles se iam e eu ficava
só, sem o perdão de sua presença a todas as aflições do dia, como a última luz
na varanda.
E comecei a sentir
falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada − o meu jeito de
querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes
poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa, calço a meia furada. Que
fim levou o saca-rolhas? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os
outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.
TREVISAN, Dalton.
“Mistérios de Curitiba”. 5ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.
Questões
Questão
1 – Em “Primeiros dias, para dizer a
verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina.”,
o narrador:
( ) faz uma
crítica à Senhora.
( ) faz uma
queixa à Senhora.
( ) faz uma
confissão à Senhora.
Questão
2 – No segmento “A notícia de sua perda
veio aos poucos […]”, a expressão grifada poderia ser
substituída por:
( )
paulatinamente.
( ) incessantemente.
( )
esporadicamente.
Questão
3 – O narrador expõe os fatos que fizeram
com que a ausência da Senhora não fosse sentida, num determinado espaço de
tempo. Identifique-os:
Questão
4 – No fragmento “Com os dias, Senhora, o
leite primeira vez coalhou.”, o termo “Senhora” desempenha a função de:
( ) sujeito.
( ) aposto.
( ) vocativo.
Questão
5 – Na oração “[…] ninguém os guardou
debaixo da escada.”, o pronome destacado foi empregado para retomar:
Questão
6 – Na passagem “Para não dar parte de
fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos.”, o trecho sublinhado exprime:
( ) o modo de
o narrador ir beber com os amigos.
( ) a
finalidade de o narrador ir beber com os amigos.
( ) a
consequência de o narrador ir beber com os amigos.
Questão
7 – No período “Às suas violetas, na
janela, não lhes poupei água e elas murcham.”, a conjunção “e” tem valor:
( ) aditivo.
( )
alternativo.
( )
adversativo.
Questão
8 – Na parte “Nenhum de nós sabe,
sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando.”, os
dois-pontos introduzem um fato:
( ) que
explica o fato anterior.
( ) que
contradiz o fato anterior.
( ) que
complementa o fato anterior.
Questão
9 – O narrador encerra o texto com:
( ) um apelo
à senhora.
( ) uma ordem
à Senhora.
( ) um
conselho à Senhora.
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