quarta-feira, 3 de março de 2021

Arte - Professora Nádia - 1ºA 1ºB 1ºC 1ºD (4ª semana)

 

.E. PARQUE MARAJOARA II

Plano de Trabalho para o período de Teletrabalho

 

PROFESSOR:  Nádia Magnani

DISCIPLINA:   Arte

SÉRIE/ANO/TURMA: 1ºs  A, B, C e D

DATA: 01/03 a 05/03/2021                                                                          DATA DE ENTREGA:  08/03/2021

EMAIL:  nmagnani@professor.educacao.sp.gov.br

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Arte Cidade e Patrimônio Cultural

Ações:

Atividade I – Ler atentamente a teoria e observar as imagens.

Patrimônio cultural é tudo aquilo que possui importância histórica e cultural para um país ou uma pequena comunidade, como a arquitetura, festas, danças, músicas, manifestações populares, artes, culinária, entre outros. Os patrimônios culturais oficiais de uma região são escolhidos pelo Estado. Ex.  Bumba meu boi, Carnaval, Festa do Divino, Festa junina,  danças: Samba de Roda, Frevo, Quadrilha, Maracatu, Baião, Músicas: Escravos de Jó, O cravo e a rosa, Marcha Soldado, Se essa rua fosse minha, etc...

A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial.

Patrimônio Material  A cultura material é associada aos elementos concretos de uma sociedade, representando a cultura e história de sua população. Os bens de natureza material podem ser móveis ou imóveis.

Patrimônio imaterial é o conjunto de bens que têm valor mas não têm preço, porque não são negociáveis. Reúne conhecimentos, práticas e modos de vida e de expressão, e também lugares. Ele é transmitido de geração a geração, e cada uma delas traz contribuições a ele, preservando a memória coletiva e criando um sentimento de identidade, de pertencimento a um grupo — ou seja, uma ideia de continuidade. É o patrimônio imaterial que leva as pessoas de um país, por exemplo, a sentir-se integradas naquela nacionalidade.

Os bens móveis podem ser transportados, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

São considerados bens imóveis as estruturas físicas, como cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos, e bens individuais. Ex: Estação da Luz, Catedral da Sé, Mercado Municipal de São Paulo, Museu de Arte São Paulo, Casa do Olhar em Santo André, Memorial da América Latina, etc...



No Brasil, as formas de proteção dos bens de cultura material são o tombamento, o registro e o inventário. 
Tombamento é o reconhecimento de um bem material, de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e/ou simbólico para uma comunidade, protegendo-o de descaracterização ou de destruição através da aplicação de legislação específica. Finalizado o processo de Tombamento, o bem é inscrito no Livro de Tombo. 
Inventário. descrição detalhada do patrimônio de pessoa falecida, para que se possa proceder à partilha dos bens. 
O patrimônio cultural imaterial diz respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas). O patrimônio imaterial é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) define como patrimônio imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural." Unesco para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, ratificada pelo Brasil em março de 2006. 
IPHAN. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio cultural e surgiu em 14/07/1934. 
A conservação e restauro de obras de arte é uma atividade que tem por objeto a reparação ou atuação preventiva de qualquer obra que, devido a sua antiguidade ou estado de conservação, seja necessária uma intervenção para preservar sua integridade física, assim como seu valor artístico, respeitando ao máximo a essência original da obra. 
Reforma.  Tornar algo novo; fazer uma renovação; remodelação: reforma do vestuário, da casa. 
Habilidades: 
Reconhecer e diferenciar o patrimônio cultural material e imaterial, restauro e reforma  e tombamento e inventário. 
Atividade II  - Responder as questões abaixo: 
 
1) O que é patrimônio cultural? Explique (vale 1,5) 
 
 
2) Qual é a diferença entre restauro e reforma? (vale 1,5) 
 
 
 
 
3) Dê exemplos de dois  patrimônios materiais e dois imateriais e explique.(vale 1,0) 
 
 
 
4) Qual é o significado da sigla IPHAN e quando surgiu? (vale 1,5) 
 
 
5) Explique o que é tombamento e para que serve? (vale 1,5) 
 
 
 
6)  Descrever resumidamente sobre  a vida e as obras de Cândido Portinari e de Aldemir Martins. (vale 3,0) 
 
 
 
 
 
 
 
Sugestões:  
Procure pesquisar mais sobre o assunto. 
Avaliação: 
De 0 a 10  
 
 
 
Recursos: Googleclassroom, Centro de Mídias, caderno do aluno e Internet. 




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