terça-feira, 13 de abril de 2021

História - Professora Rita - 2ºE (6ª semana)

 6ª SEMANA ( 1º BIMESTRE)

 1)  Assistir as aulas do centro de mídias e elaborar um resumo utilizando as seguintes questões norteadoras:

- Tema da aula:             - O conteúdo trabalhado(explicação):     - O que você entendeu.

2)  Leia o texto e responda:

     “Conforme verificamos, a nova camada burguesa, pretendendo impor-se socialmente, precisamos combater a cultura medieval, no interior da qual ela aparecia somente como uma porção inferior e sem importância da população. Era, pois, necessário construir uma imagem inferior da sociedade na qual ela, a burguesia, ocupasse o centro e não as margens do corpo social. Assim sendo, as grandes famílias que prosperavam com os negócios bancários e comerciais e os novos príncipes e monarcas começavam a utilizar uma parte da sua riqueza para a construção de palácios no centro das cidades: igrejas, catedrais e capelas, na entrada das quais colocavam seus brasões e em cujo interior enterravam seus mortos: estátuas gigantescas colocadas nas praças e locais públicos, com as quais homenageavam seus fundadores e seus heróis: e, de resto, quadros, gravuras, afrescos, que adornavam os recintos particulares e alguns prédios públicos em que costumavam aparecer em grande destaque em meio aos santos ou às cenas do Evangelho, ou mesmo retratados em primeiro plano, predominando sobre uma cidade ou uma vasta região que aparecia em ponto menor ao fundo.

      Esses financiadores de uma nova cultura – burguesia, príncipes e monarcas –eram chamadas mecenas, isto é , protetores das artes. Seu objetivo não era somente a autopromoção, mas também a propaganda é difusão de novos hábitos, valores e comportamentos. Mais do que sua imagem, que podia ou não aparecer nas obras, o que elas deveriam veicular era uma visão racional, dinâmica, progressista, otimista e opulenta do mundo e da sociedade. Uma visão na qual o modo de vida e os valores da burguesia e do poder centralizado aparecessem como única forma de vida e o conjunto de crenças mais satisfatório para todas as pessoas. Essa luta cultural deve ser compreendida, 

portanto, como uma das dimensões da luta da burguesia para afirmar-se diante do clero e da nobreza e de seus ideais de submissão piedosa e da cavalaria medieval.” (SEVCENKO, Nicolau. O renascimento.24. Ed. S. P., atual, 1994.

Vocabulário:

- Afresco; técnica de pintura mural caracterizada pela aplicação de pigmentos de cordiluídos em água sobre o revestimento fresco.

 - Autopromoção: divulgação e valorização de si próprio.

- Opulenta: muito rica, abastada, abundância de bens.

- Veicular: transmitir, propagar, difundir. 

Leia o texto complementar desta página e destaque:

1) Quem eram os mecenas?

2) Quais os objetivos da burguesia em patrocinar as artes.

3) Quais os valores que a burguesia pretendia difundir.

4) Pesquise alguns artistas e suas obras:

Nome                                                   Obras                                         País

Miguel de Cervantes                            D. Quixote                                 Espanha

William Shakespeare

Luís Vaz de Camões

Maquiavel

Erasmo de Rotterdam

Thomas Morus

Michelângelo

Leonardo da Vinci

Rafael

Ticiano

Bramante

OBS: “NÃO” estou recebendo atividades digitadas, somente “MANUSCRITAS”.                                    - É possível acompanhar a programação pela TV Cultura (canal 2.3); pela SKY (canal76);  e pelo APP( a presença do dia será validada a partir da resolução de 1 questão no CMSP).

*Entrega das atividades na data estipulada: 12/04 até 16/04/2021

 *Enviar pelo email rita_moreira.mel@hotmail.com

 *As atividades serão semanais e valem notas e frequência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário