quarta-feira, 14 de abril de 2021

Português - Professora Lucimara - 9ºA 9ºB 9ºC (6ª semana)

 

E.E Pq Marajoara II

Plano de Trabalho para o período de Teletrabalho

 

PROFESSOR: Lucimara Calandria Ribeiro

DISCIPLINA: Português

SÉRIE/ANO/TURMA:  9º A, B e C

DATA: 14/04/21

DATA DE ENTREGA: 21/04/21

EMAIL: lucimaracalandria7@gmail.com

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

Ações:

1 – Realizar as atividade da Apostila “Aprender Sempre” das páginas 15 acompanhando a  aula do CMSP de 19/02.

OBSERVAÇÃO: Aqui você pode criar uma carta de apresentação de si mesmo ou criar um texto de apresentação como se você fosse um personagem de uma história, no entanto lembre-se que você irá se autodescrever! 

Vale nota de 0-10

Enviar esta atividade por e-mail até dia 21/04

2 –  Realizar atividade de pesquisa e exercícios sobre verbos aqui anexadas e também enviar por e-mail.

OBSERVAÇÃO: AS TABELAS DE VERBOS DEVEM SER REALIZADAS NO CADERNO.

3 – Colocar as aulas do CMSP em dia, realizar as tarefas presentes no APP e também realizar  todas as tarefas do Caderno Aprender Sempre até a página 22 para nossa próxima aula online.

OBSERVAÇÃO: ESTA TAREFA DA APOSTILA NÃO DEVE SER ENVIADA POR E-MAIL. VERIFICAREMOS EM AULA!

Habilidades:

 

·         EF08LP04A - Identificar aspectos linguísticos e gramaticais (ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, acentuação, hifenização, estilo etc.) em funcionamento em um texto

·         EF08LP04B - Utilizar, ao produzir diferentes gêneros textuais, conhecimentos linguísticos e gramaticais

·         EF08LP06 – Identificar, em textos de diferentes gêneros, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores)

 

Sugestões:

Assistir às aulas dos dias 23, 25 e 26/02 no CMSP

Avaliação:

Observação e análise das participações nas aulas online bem como a realização das atividades propostas.

ATIVIDADE PARA ALUNOS 9º A, B e C

 

Realize uma pesquisa da conjugação dos verbos AMAR, VENDER E PARTIR em todos os tempos verbais do MODO INDICATIVO (presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais que perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito)

COPIE A TABELA DE CONJUGAÇÃO, COM MUITO CAPRICHO, EM SEU CADERNO, PARA QUE VOCÊ SEMPRE POSSA CONSULTAR ESTA TABELA.

EM SEGUIDA REALIZE OS EXERCÍCIOS A SEGUIR:

VEREI A ATIVIDADE NO CADERNO DE VOCÊS NA PRÓXIMA AULA ONLINE (SEGUNDA – FEIRA E TERÇA)

Exercícios - Tempos do modo indicativo

 

1. Sublinhe os verbos das orações abaixo e classifique-os de acordo com os tempos verbais do modo indicativo:

a) Gabriel estudou muito para a prova de amanhã.

b) Na próxima semana viajarei com meus primos para o litoral.

c) Durante a noite, relampejava como nunca.

d) Meus pais são muito compreensíveis comigo.

e) Os integrantes da banda receberiam um bom cachê para fazer o show.

f) Durante o incêndio, os bombeiros abriam as portas com violência.

g) Certamente, ainda riremos dessa situação embaraçosa.

h) As pessoas aprendem com seus próprios erros.

 

 

2) Complete as lacunas das orações abaixo:

a) A flor se ____________________ em fruto. (transformar - pretérito perfeito).

b) A gatinha _______________________________  seu prato servido. (encontrar - pretérito imperfeito).

c) O cãozinho __________________________________   na piscina. (cair - pretérito perfeito).

d) Tu ______________________________________ muito bem. (escrever - presente)

e) Vós ________________________________________  todo o pudim? (comer - pretérito perfeito).

f) As crianças ____sairão____________________________________ mais cedo amanhã. (sair - futuro do presente)

g) Se você poupasse mais, __gastaria_________________________________ menos. (gastar - futuro do pretérito)

h) Nós _______resolveremos_____________________________  nosso problema através do diálogo. (resolver - futuro do presente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário