Disciplina: Português Data: 14/04/2021 Professora: Aparecida Jorcovix
Público alvo: 6º A, B, C, D
Ações: Lista de atividades.
Habilidades: Reconhecer efeito de sentido decorrente da exploração
de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
Avaliação: Será avaliada a pertinência das respostas dadas nos
exercícios propostos.
Responda os exercícios abaixo:
1) Quantas
letras e quantos fonemas temos nas palavras abaixo?]
a)
Cartaz
b)
Conhecimento
c)
Sumiço
d)
Alho
e)
Lâmpada
f)
Chapéu
g)
Barro
h)
Passagem
i)
Molécula
j)
Problema
2) Classifique
o modo como o verbo destacado é enunciado nas frases abaixo ( modo
indicativo, modo subjuntivo, modo
imperativo).
a) Ele
morreu na contramão.
b) Se
ele estudasse, seria aprovado.
c) Não
saia de casa.
d) Almocei tarde hoje.
e) Minha
família torce para que eu troque o
carro.
f) Seja feliz!
g) Nós
atravessaremos a rua.
h) Ouça esse conselho.
i)
Quando nós viajarmos,
traremos um presente pra você.
j)
Você comprou
arroz?
Não se esqueça:
O
modo revela a maneira como o falante enuncia o verbo. São três os modos
verbais:
1) Indicativo:
o falante enuncia o fato como algo certo (indica certeza do que está falando).
Ex.: Viajou para São Paulo.
2) Subjuntivo:
o falante enuncia algo duvidoso, hipotético (indica dúvida em relação ao que se
está falando, hipótese).
Ex.: Se ele me emprestasse, eu leria aquele livro com
prazer.
3) Imperativo:
o falante exprime uma ordem, solicitação ou desejo.
Ex.: Feche a porta!
Professora é para enviar? se sim até quando?
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