segunda-feira, 1 de março de 2021

História - Professora Ariane - 9ºC 9ºD (4ª semana)

 

E.E. Parque Marajoara II

 

 

PROFESSOR: ARIANE

DISCIPLINA: HISTÓRIA

SÉRIE/ANO/TURMA: 9º Ano C/D

DATA: 01/03/2021

DATA DE ENTREGA: 05/03/2021

EMAIL: ariabr@terra.com.br

 

 

 

ATIVIDADES ESTUDOS SEMANAIS

(1º Bimestre)

 

Ø Copie o texto em seu caderno e responda as questões a seguir:

1)   Qual período aconteceu o Primeiro Reinado e quem governou?

2)   Como se caracterizou o Primeiro Reinado?

3)   Explique como foi a Política do Primeiro Reinado?

 

Primeiro Reinado

Primeiro Reinado corresponde ao período de 7 de setembro de 1822 a 7 de abril de 1831, em que o Brasil foi governado por D. Pedro I, primeiro imperador do Brasil.

Em outras palavras, esta época tem início com a Independência do Brasil e termina com a abdicação de Dom Pedro I.

O Primeiro Reinado foi marcado por disputas entre a elite agrária e o Imperador, além de conflitos regionais no Nordeste e na Cisplatina. Porém, foi o momento que o Brasil construiu sua base como Estado e nação.

 

 

Características do Primeiro Reinado

O Primeiro Reinado se caracteriza pelo período da formação do Estado brasileiro. O regime de governo era numa monarquia constitucional cujo chefe de Estado era Dom Pedro I.

Na economia, os principais produtos exportados são o açúcar, tabaco e algodão, além do intenso comércio de pessoas escravizadas.

Em termos culturais, este foi o início da busca de uma identidade própria, pois o Brasil deixara de ser parte do Reino português e começa a ver a si mesmo como nação independente.

 

 

Política do Primeiro Reinado

 

Uma vez terminadas as batalhas pela independência na Bahia, uma assembleia de deputados foi reunida para redigir a Constituição do novo país.

Após muitas discussões, um projeto foi apresentado em 1823 ao Imperador, mas como ela limitava os poderes de D. Pedro I, ele fecha a Assembleia e manda fazer uma nova Constituição, a qual foi outorgada em 1824. Nesta nova Carta Magna estava o Poder Moderador, que seria exercido pelo imperador, em caso de conflito entre os poderes legislativo, executivo e judiciário.

O Poder Moderador foi visto, por muitos brasileiros, como uma forma do Imperador centralizar em si os demais poderes do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário