Plano de trabalho para o período de teletrabalho
Disciplina: Português Data: 11/03/2021 Professora: Aparecida Jorcovix
Público alvo: 6º A, B, C, D
Ações: Lista de atividades.
Habilidades: Reconhecer efeito de sentido decorrente da exploração
de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
Sugestões: Leia as informações abaixo, depois responda às questões
que seguem.
Avaliação: Será avaliada a pertinência das respostas dadas nos
exercícios propostos.
FONEMA E LETRA
Fonema: é a menor unidade
sonora de uma palavra falada. (o som que sai da nossa boca)
Letra: é a menor unidade
gráfica de uma palavra. (a grafia que usamos para escrever a palavra)
Ex: Que ( tem três letra e dois fonemas) usamos três letras para
escrever a palavra, mas quando falamos só saem dois sons da nossa boca /K/E/. O
qu tem um som apenas.
Conta ( 5 letra e 4
fonemas). O on conta um único som.
Parede ( 6 letras e 6
fonemas). Todas as letras produzem um som.
Nexo ( 4 letras e 5
fonemas). A letra x, nesse caso, produz dois sons. Pronunciamos assim:
N/E/C/S/O/.
Vamos tentar contar quantas
letras e quantos fonemas têm cada palavra? Vamos lá:
a) Fumaça
b) Café
c) Fixo
d) Exibir
e) Massa
f) Xampu
g) Mexerica
h) Esta
i)
Visita
j)
Esquina
Obs.: Na segunda-feira, dia
15/03, tirarei as dúvidas de vocês e passarei mais algumas palavras para vocês
contarem os fonemas e as letras.
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