segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

História - Professor Rubens - 3ºA 3ºB (3ª semana)

 

Atividade diagnóstica: 3ª Série  - Ensino  Médio

Parque Marajoara

Prof. Rubens Augusto

Disciplina - História

Ano Letivo 2021

Conteúdo - Neocolonialismo  e Imperialismo Norte-americano

Postada 22/02 - Entrega 27/02

e-mail - rubensaugustop@hotmail.com

Observe a imagem













Texto

Imperialismo norte-americano

Definição: Política de domínio territorial, cultural e econômico dos EUA sobre as nações latino-americanas.

Antecedentes: Doutrina Monroe (1823) Os EUA se opõem a qualquer intervenção político/militar da Europa na América; Lema: “A América para os americanos”;

Contexto histórico:independência das nações latino-americanas;

Ameaça de recolonização por parte da Santa Aliança.

Fatores: desenvolvimento industrial norte-americano:

Pós-Guerra de Secessão (1861-1865) com a vitória dos estados do Norte.

Desenvolvimento do capitalismo monopolista e financeiro:

↑ Concentração de empresas (trustes, cartéis e holdings).

Aumento significativo da produção industrial:

Busca de novos mercados consumidores.

Política do Big Stick: Política intervencionista dos EUA na América Latina implementada durante o governo do presidente Theodore Roosevelt (1901-1909). Lema: “Fale com suavidade, e carregue um grande porrete, assim irás longe”.

Atividade

1- Explique a Doutrina Monroe.

2- Quais os objetivos da Poltica do Big Stick

3- Aponte as diferenças básicas entre o Coilonislismo e o Neocolonialismo

Questões

1- O Neocolonialismo europeu do século XIX se caracteriza:

I. Pela necessidade de novas fontes de matérias-primas e de outros mercados consumidores para a crescente produção industrial;

II. Pelo crescimento demográfico europeu e a consequente necessidade de novas regiões para receber o excedente populacional;

III. Pela necessidade de aplicação dos capitais excedentes da economia industrial;

IV. Nova pressão dos países da América do Sul e africanos para que a Europa aplicasse seus capitais em suas riquezas locais;

V. Pela ajuda europeia ao fortalecimento do Império do Japão na Malásia.

Diante do exposto, marque a alternativa correta:

a) Somente os itens IV e V estão corretos;

b) Somente os itens I, II e III estão corretos;

c) Somente os itens I e V estão corretos;

d) Somente os itens I e IV estão corretos;

e) Todos os itens estão corretos.

 

2- Comparando-se o colonialismo iniciado no século XVI com o neocolonialismo dos séculos XIX e XX, é correto afirmar que:

a) o primeiro centrou-se na colonização da África e da Ásia pelos países ibéricos, enquanto o segundo teve a América como principal área de domínio das potências europeias.

b) ambos foram justificados ideologicamente pela necessidade de expansão do catolicismo por meio da catequese dos nativos que habitavam os continentes atingidos.

c) o primeiro visava ao fornecimento de metais preciosos e produtos tropicais, já o segundo buscava conquistar mercados, áreas de investimento e matérias-primas estratégicas.

d) ambos se desenvolveram no contexto do capitalismo industrial, mas com funções diferentes: o primeiro abastecia de matérias-primas a Europa e o segundo consumia seus excedentes.

e) o primeiro baseou-se no liberalismo econômico, porém o segundo adotou princípios da política mercantilista, por exemplo o monopólio e o metalismo.

 

3- (...) a questão colonial é, para os países voltados a uma grande exportação, pela própria natureza de sua história, como o nosso, uma questão de salvação. No tempo em que vivemos e na crise que atravessam todas as indústrias europeias, a fundação de uma colônia é a criação de uma válvula de escape. É preciso dizer abertamente que as raças superiores têm direitos sobre as raças inferiores porque têm um dever para com elas – o dever de civilizá-las.

(Discurso de Jules Ferry. In: José Jobson de Arruda. História Moderna e Contemporânea)

O texto apresenta um discurso que justifica:

a) o Mercantilismo.

b) o Antigo Sistema Colonial.

c) o Neocolonialismo.

d) o Conflito Leste-Oeste.

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