E.E. Parque Marajoara II
PROFESSOR: ARIANE |
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DISCIPLINA: HISTÓRIA |
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SÉRIE/ANO/TURMA: 6º Ano E |
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DATA: 08/03/2021 |
DATA DE ENTREGA:12/03/2021 |
EMAIL: ariabr@terra.com.br |
ATIVIDADES ESTUDOS SEMANAIS
(1º Bimestre)
Copie o texto em seu caderno e responda as questões a seguir:
1)
Explique o que é tempo histórico?
2)
Para que utilizamos o calendário?
TEMPO HISTÓRICO
Assim como podemos contar o tempo
através do tempo cronológico, usando relógios ou calendários, temos
ainda outros tipos de tempo: o tempo geológico, que se
refere às mudanças ocorridas na crosta terrestre, e o tempo
histórico que está relacionado às mudanças nas sociedades humanas.
O tempo histórico tem como agentes os
grupos humanos, os quais provocam as mudanças sociais, ao mesmo tempo em que
são modificados por elas.
O tempo histórico revela e esclarece o
processo pelo qual passou ou passa a realidade em estudo. Nos anos 60, por
exemplo, em quase todo o Ocidente, a juventude viveu um período agitado, com
mudanças, movimentos políticos e contestação aos governos. O rock,
os hippies, os jovens revolucionários e , no Brasil, o Tropicalismo
(Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, entre outros) e a Jovem Guarda
(Roberto Carlos, Erasmo Carlos, entre tantos outros), foram experiências
sociais e musicais que deram à década de 60 uma história peculiar e diferente
dos anos 50 e dos anos 70.
Isto é o tempo histórico: traçamos um
limite de tempo para estudar os seus acontecimentos característicos, levando em
conta que, naquele momento escolhido, muitos seres humanos viveram, sonharam,
trabalharam e agiram sobre a natureza e sobre as outras pessoas, de um jeito
específico.
A história não é prisioneira do tempo
cronológico. Às vezes, o historiador é obrigado a ir e voltar no tempo. Ele
volta para compreender as origens de uma determinada situação estudada e segue
adiante ao explicar os seus resultados.
A contagem do tempo histórico
O ponto de partida de cada povo ao
escrever ou contar a sua história é o acontecimento que é considerado o mais
importante.
O ano de 2008, em nosso
calendário, por exemplo, representa a soma dos anos que se passaram desde o
nascimento de Jesus e não todo o tempo que transcorreu desde que o ser humano
apareceu na Terra, há cerca de quatro milhões de anos.
Como podemos perceber, o nascimento de
Jesus Cristo é o principal marco em nossa forma de registrar o tempo. Todos os
anos e séculos antes do nascimento de Jesus são escritos com as letras a.C. e,
dessa maneira, então 127 a.C., por exemplo, é igual a 127 anos antes do
nascimento de Cristo.
Os anos e séculos que vieram após o
nascimento de Jesus Cristo não são escritos com as letras d.C., bastando apenas
escrever, por exemplo, no ano 127.
O uso do calendário facilita a vida das pessoas. Muitas vezes, contar um
determinado acontecimento exige o uso de medidas de tempo tais como século,
ano, mês, dia e até mesmo a hora em que o fato ocorreu. Algumas medidas de
tempo muito utilizadas são:
- milênio: período de 1.000
anos;
- século: período de 100 anos;
- década: período de 10 anos;
- quinquênio: período de 5
anos;´
- triênio: período de 3 anos;
- biênio: período de 2 anos
(por isso, falamos em bienal).
Entendendo as convenções para contagem
de tempo
Para identificar um século a partir de
uma data qualquer, podemos utilizar operações matemáticas simples. Observe.
- Se o ano terminar em dois
zeros, o século corresponderá ao(s) primeiro(s) algarismo(s) à esquerda
desses zeros. Veja os exemplos:
ano 800: século VIII
ano 1700: século XVII
ano 2000: século XX
- Se o ano não terminar em
dois zeros, desconsidere a unidade e a dezena, se houver, e adicione 1 ao
restante do número, Veja:
ano
5:
0+1=
1
século I
ano 80:
0+1=
1
século I
ano 324
3+1=4
século IV
ano 1830
18+1=19
século XIX
ano 1998
19+1=20
século XX
ano 2001
20+1=21
século XXI
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