ATIVIDADE DE BIOLOGIA
Nº 2 AOS 1ºS ANOS A-B-C-D-
PROF.ROBERTO
UNIDADE TEMÁTICA:
PRESERVAÇÃO DO MEIO E DA BIODIVERSIDADE –matéria e energia.
ECOLOGIA: para leitura
e aprendizado.
Unidade de Conservação
Bacharelado
e Licenciatura em Ciências Biológicas (FURB, 2006)
MBA em Educação Ambiental
(Senac, 2010)
Faça os
exercícios!
De
acordo com a Lei Federal nº 9.985/2000, unidade
de conservação é o espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo
as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente
instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites
definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias
adequadas de proteção. Ou seja, trata-se de um espaço com características
naturais importantes, definido legalmente, com o objetivo de conservação e
proteção. São divididas em dois grupos:
• Unidades de proteção integral: têm por
objetivo preservar a natureza, sendo admitido somente o uso indireto dos seus recursos naturais.
• Unidades de uso sustentável: têm por
objetivo aliar a
conservação da natureza com o uso sustentável de
parte dos seus recursos naturais.
As unidades de proteção integral
dividem-se nas seguintes categorias:
• Estação Ecológica: preservação da
natureza e realização de pesquisas científicas. Não é aberta à visitação
pública. Ex: Estação Ecológica da Ilha do Mel (Paranaguá/PR).
• Reserva
Biológica:
preservação integral da biota e demais atributos naturais, sem interferência
humana direta ou modificações ambientais. Não é aberta à visitação pública. Ex:
Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (Florianópolis/SC).
• Parque Nacional: preservação de ecossistemas de grande
relevância ecológica e beleza cênica. Permite pesquisas científicas e
atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação e de turismo
ecológico. Ex: Parque Nacional do Iguaçu (Foz do Iguaçu/PR).
• Monumento Natural: preservar sítios
naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica. É permitida a visitação
pública. Ex: Monumento Natural Gruta do Lago Azul (Bonito/MS).
• Refúgio de Vida Silvestre: proteger
ambientes naturais significantes para a existência ou reprodução de espécies da
fauna e da flora. É permitida a visitação pública. Ex: Refúgio de Vida
Silvestre Banhado dos Pacheco (Viamão/RS).
Já as Unidades de Conservação de Uso
sustentável apresentam as seguintes categorias:
• Área de
Proteção Ambiental: em
geral extensa, com ocupação humana, dotada de atributos especialmente
importantes para a qualidade de vida, o bem-estar das populações humanas e a diversidade biológica,
disciplinando a ocupação e assegurando a sustentabilidade do uso dos recursos
naturais. Ex: Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingú (São Félix do Xingú e
Altamira/PA).
• Área de Relevante Interesse Ecológico:
pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, e características
naturais extraordinárias ou que abriga exemplares raros da biota regional,
mantendo os ecossistemas naturais importantes e regulando o uso das mesmas. Ex:
Área de Relevante Interesse Ecológico da Serra da Abelha (Vítor Meireles e
Santa Terezinha/SC).
• Floresta Nacional: cobertura florestal
de espécies predominantemente nativas, alia o uso múltiplo sustentável dos
recursos florestais e a pesquisa científica. Ex: Floresta Nacional de São
Francisco de Paula/RS.
• Reserva Extrativista: utilizada por
populações extrativistas tradicionais, tem como objetivos básicos proteger os
meios de vida e a cultura dessas populações, assegurando o uso sustentável dos
recursos naturais. Ex: Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé
(Florianópolis/SC).
• Reserva de Fauna: área natural com
populações animais de espécies nativas adequadas para estudos
técnico-científicos sobre o manejo econômico sustentável de recursos
faunísticos. Ex: Reserva de Fauna Baía da Babitonga (São Francisco do Sul/SC).
• Reserva de Desenvolvimento Sustentável:
abriga populações tradicionais, cuja existência baseia-se em sistemas
sustentáveis de exploração dos recursos naturais, desenvolvidos ao longo de
gerações e adaptados às condições ecológicas locais. Ex: Reserva de
Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (Uarini, Fonte Boa e Maraã/AM).
• Reserva Particular do Patrimônio Natural: área
privada que conserva a diversidade biológica. Ex: RPPN Salto Morato
(Guaraqueçaba/PR).
As unidades de conservação podem ser
federais, estaduais ou municipais e são geridas com base no Plano de Manejo que
visa assegurar a conservação da diversidade biológica e dos ecossistemas das
mesmas.
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/meio-ambiente/unidade-de-conservacao/
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atividades em forma de testes. VÍDEO DE FLUXO DE ENERGIA: https://www.youtube.com/watch?v=qO3yasOJgNA Na cadeia alimentar,
PLANTA-PEIXE-BOI-SUCURI-INDÍGENA-ONÇA-CAÇADOR, TEREMOS: caso a tribo de
índios comece a capturar peixes-boi em excesso a ponto de acabar, o que vai
acontecer com as onças da região? RESPONDA ESTA PERGUNTA Envie sua resposta para
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DO PROFESSOR EM MEU CASO. |
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