sexta-feira, 5 de março de 2021

Biologia - Professora Samantha - 2ºTA (4ª semana)

 

E. E. Parque Marajoara

 

Olá, alunos do 2º ano EJA!

A atividade dessa semana será a leitura do texto abaixo.

Usaremos esse texto nas próximas atividades, ok?!

Faça anotações caso tenha alguma dúvida, assim poderemos discutir durante a aula da semana que vem.

Boa semana a todos!



 

Profª. Samantha

 

 

TEXTO : BIOQUÍMICA CELULAR ( Água e Sais minerais)

 

Esse ramo da Biologia dedica-se ao estudo da composição química das células. Como todos os seres vivos são formados por células, podemos dizer então que a Bioquímica estuda a composição dos seres vivos.

 A composição básica tem 63% de oxigênio, 21% de silício, além de alumínio, sódio, ferro, cálcio, magnésio e potássio. No total são 93 elementos.

Mas, apenas nove representam 99% da Crosta Terrestre: Oxigênio, Silício, Alumínio, Ferro, Cálcio, Sódio, Potássio, Magnésio e Titânio.


A matéria bruta é composta por substâncias químicas que apresentam basicamente seis átomos: carbono (7%), hidrogênio (65%), oxigênio (25%), nitrogênio, fósforo e enxofre; ou, C, H, O, N, P, S. Fonte da imagem: www.historiaegeografia.com

 

 

ÁGUA

 

É o composto mais abundante nos seres vivos, 80% em média. Nos seres humanos o percentual de água em nosso organismo muda em cada fase da vida. Veja na imagem (fonte: Universidade Federal Fluminense). Pode ir desde praticamente 100% no início da formação do feto,  80% no bebê, 70% nos adultos, e cair para 50% nos idosos.


OS SAIS MINERAIS

 

Os Principais sais de seres vivos e suas funções:

 

• Sódio – principal íon extracelular, ajuda no equilíbrio osmótico dos líquidos celulares, impulso nervoso.

• Potássio – principal íon intracelular, ajuda no equilíbrio osmótico dos líquidos celulares, impulso nervoso.

• Cálcio – forma ossos, dentes, conchas, atua na contração muscular e na coagulação sanguínea.

• Fósforo – forma o nucleotídeo, que forma DNA e RNA, forma ATP, que armazena energia para a célula, forma ossos e dentes.

• Iodo – compõe os hormônios da tireoide (T3 e T4) que regulam a taxa metabólica do corpo. A falta do iodo faz com que a tireoide inche e desenvolva o bócio. O sal iodado permitiu o acesso de todos os indivíduos ao iodo.

 

• Ferro – compõe a hemoglobina presente nas hemácias, ele reduz e oxida para transportar e liberar o oxigênio. Participa da respiração celular nas mitocôndrias, compondo os citocromos. O ferro garante a coloração vermelha do sangue.

 

• Magnésio – compõe a clorofila, pigmento que absorve a energia luminosa. Une as duas subunidades dos ribossomos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário