quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Geografia - Professor Paulo Sérgio - 7A 7C

 

Geo – 7° ano A/ C – Ativid.1 do 1° bimestre Prof: Paulo

Dúvidas: zap 94224 3667

Data de entrega 03 de março de 2021

 Tema da aula. Habilidades:

Caracterizar os biomas, ecossistemas e os recursos naturais em diferentes lugares e relacionar com os padrões e componentes climáticos, hidrográficos, geomorfológicos, pedológicos e biológicos.

Responda as seguintes perguntas, conforme texto abaixo ou conforme sua pesquisa.

Exercícios:

1- Conceitue o que você entende por Bioma.

2- Quais são os ecossistemas Brasileiros?

3- Quais as condições climáticas da floresta Amazônica?

4- Qual a localização e explique as condições climáticas da caatinga, e também sua fauna e a flora.

5- Qual a localização e explique as condições climáticas do cerrado, assim como sua fauna e flora.

 

Atividade2: Faça uma pesquisa sobre os biomas e ecossistemas do Brasil

Observações: Coloque a fonte de pesquisa, utilize como base o nosso texto e utilize a internet para fazer a pesquisa.

 

Biomas e os ecossistemas do Brasil

 

Bioma, domínio e ecossistema são termos ligados e utilizados ao mesmo tempo nas áreas da biologia, geografia e ecologia, mas, não significando em absoluto que sejam palavras referentes a um mesmo conceito. São todos empregados quando se pretende dividir um território de acordo com suas paisagens naturais.

Biomas são grandes áreas ou ecorregiões geográficas, de até mais de um milhão de quilômetros quadrados (uma dimensão que equivale a pouco menos que o estado do Pará ou a África do Sul), com condições ambientais específicas, onde ocorre interação entre os fatores no conjunto natural (relevo, clima, vegetação, fauna, hidrografia e solo). Apesar da diversidade de vegetação, a paisagem apresenta-se com certa uniformidade, havendo porém, dificuldade de definição de seus limites naturais.

Como exemplo de biomas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), temos:

          Mata Atlântica

          Cerrado

          Amazônia

          Caatinga

          Pantanal

          Pampa

Domínio é o conjunto natural em que há interação entre o clima e os elementos relevo ou vegetação determinantes. Possui o domínio certa ordem de grandeza, geralmente apresentando-se como uma área menor que o bioma. Neste conjunto há certa coerência nos aspectos de relevo, tipos de solo, vegetação, clima e hidrografia. Modernamente, substitui o termo zona (como por exemplo, zonas tropicais, zonas temperadas, subtropical, etc.). Definimos os domínios morfoclimáticos brasileiros a partir de características climáticas, botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas, havendo seis importantes destes espaços em território brasileiro:

          Domínio Amazônico

          Domínio dos Cerrados

          Domínio dos Mares de Morros

          Domínio das Caatingas

          Domínio das Araucárias

          Domínio das Pradarias

Finalmente, o ecossistema é uma comunidade de organismos que interagem entre si e com o meio ambiente ao qual pertencem. Exemplos de meio ambiente são lagos, floresta, savana, tundra, etc. É complexo que compõe o ecossistema onde ocorre a interação entre seres vivos e os elementos não-vivos (bióticos e abióticos), havendo a transferência de energia e matéria entre eles. Um domínio pode conter mais de um bioma e de um ecossistema.

Os principais ecossistemas brasileiros são:

          Floresta Amazônica

          Mata Atlântica

          Cerrado

          Caatinga

          Campos

          Pantanal

          Restingas e Manguezais

É importante notar os diferentes biomas, domínios e ecossistemas presentes no território nacional, atestando a diversidade climática, vegetal, animal e de relevo que estão contidas entre as fronteiras terrestres. Tal variedade cultural e paisagística, além da falta de praticamente qualquer conflito étnico e fronteiriço deixa o Brasil em posição privilegiada, ressaltando seu potencial turístico, sobretudo o turismo ecológico.

 

Ecossistemas Brasileiros

 

Os principais ecossistemas brasileiros são: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Mata dos Cocais, Pantanal, Mata de Araucárias, Mangue e Pampas.

O ecossistema refere-se ao conjunto formado por comunidades bióticas e fatores abióticos que interagem em uma determinada região.

Qualquer ambiente onde há interação entre os fatores abióticos e os seres vivos é um ecossistema.

Mapa dos ecossistemas brasileiros

 Distribuição geográfica dos ecossistemas brasileiros

O Brasil possui um vasto território, os tipos de clima e de solo são muito variados, o que confere diferentes condições ambientais.

Esses fatores propiciam o surgimento de diferentes ecossistemas. Veja a seguir as principais características e imagens dos ecossistemas brasileiros.

Amazônia

 Vista aérea da floresta amazônica

A Amazônia constitui a maior área remanescente de florestas tropicais do mundo. Ela ocupa cerca de 49,29% do território brasileiro.

          Localização: Abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e uma porção do Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

          Condições climáticas: Clima quente e úmido, com temperaturas variando entre 20ºC a 41ºC durante o ano. As precipitações pluviométricas são superiores a 1800 mm/ano. A umidade na região apresenta índices de 80 a 100%.

          Flora: Castanheira-do-pará, a seringueira, a sumaúma, o guaraná e uma diversidade de plantas epífitas.

          Fauna: insetos, anfíbios, jiboias, sucuris, bichos-preguiça, peixe-boi, botos, onças-pintadas e pirarucu.

Saiba mais sobre:

          Amazônia

          Rio Amazonas

          Floresta Tropical

          Animais em extinção na Floresta Amazônica

Caatinga

 Os cactos são as plantas características da Caatinga

A Caatinga representa 10% do território brasileiro. Uma de suas principais características são suas plantas que se adaptaram à falta de água do ambiente.

A sobrevivência das plantas da Caatinga é sua resistência em períodos de seca, visto que elas armazenam água em seus troncos e folhas.

          Localização: Abrange os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e Norte de Minas Gerais.

          Condições climáticas: Clima semi-árido, com índices pluviométricos entre 500 mm a 700 mm anuais e temperatura entre 24ºC a 26ºC.

          Flora: A vegetação é formada por plantas adaptadas ao clima seco. As plantas possuem folhas transformadas em espinhos, cutículas impermeáveis e caules que armazenam água. Essas características correspondem às plantas xeromórficas. Como exemplos, estão as cactáceas (mandacaru e facheiro).

          Fauna: Alguns animais típicos da Caatinga são o preá, veado, calango, iguanas, onças e macaco-preto.

Conheça também:

          Caatinga

          Clima da Caatinga

          Flora da Caatinga

          Animais da Caatinga

Cerrado

 Árvores no Cerrado

O Cerrado é um bioma do tipo savana, com árvores espaçadas uma das outras e de pequeno porte.

Este é considerado um dos ecossistemas brasileiros que mais vem sofrendo com o desmatamento causado pelo avanço das plantações agrícolas.

          Localização: Ocupa a região central do Brasil. Abrange os estado de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo e Paraná.

          Condições climáticas: O clima é relativamente quente. As temperaturas anuais variam de 21ºC a 27ºC. Possui uma época seca, com possibilidade da vegetação pegar fogo naturalmente.

          Flora: As árvores possuem uma casca grossa, troncos retorcidos e raízes profundas. Existe um predomínio de gramíneas e plantas herbáceas. Destacam-se o ipê, peroba-do-campo e pequi.

          Fauna: Alguns animais característicos são os gambás, tamanduás, lobo-guará, cutias, antas, tatus e suçuarana.

Leia também:

          Cerrado

          Animais do Cerrado

          Desmatamento

          Ecossistema terrestre

Mata Atlântica

 Plantas epífitas na Mata Atlântica

Também chamada de floresta Atlântica, é um dos ecossistemas mais devastados do Brasil.

Estima-se que existam apenas 5% da sua vegetação original. Aproximadamente 70% da população brasileira vivem na área desse bioma.

          Localização: Estende-se do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul.

          Condições climáticas: Clima subtropical úmido ao sul e tropical úmido ao norte.

          Flora: As plantas apresentam folhas largas e perenes. A vegetação é rica em plantas epífitas. As plantas características deste ecossistema são os ipês, pau-brasil, jacarandá, jequitibás e palmeiras.

          Fauna: Os animais representativos da Mata Atlântica são as jaguatiricas, saguis, mico-leão-dourado, tucanos e papagaios.

Conheça mais sobre:

          Mata Atlântica

          Animais da Mata Atlântica

          Fatores bióticos e abióticos

Mata dos Cocais

 Coqueiros das Matas dos Cocais

A Mata dos Cocais é considerada uma “mata de transição” e está localizada entre as florestas úmidas da Amazônia e a Caatinga.

Este ecossistema já foi muito explorado, ainda no período colonial,para extração de produtos específicos, como o óleo de babaçu e a cera de carnaúba. Com o passar do tempo as plantações de soja tomaram uma dimensão extensa, o que contribui com a destruição do ambiente.

          Localização: Abrange os estado do Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.

          Condições climáticas: Apresenta índices elevados de chuva, com 1500 mm a 2200 mm. A temperatura média anual é de 26ºC.

          Flora: A espécie mais característica desse ecossistemas é a palmeira Orbignya martiana, o babaçu. Essa palmeira possui importância econômica para a população, pois de suas sementes se extrai um óleo e as folhas são usadas para cobertura de casas.

          Fauna: Apresenta diversas espécies de aves, mamíferos, répteis, anfíbios, insetos, Os animais característicos são a arara-vermelha, gavião-rei, ariranha, gato-do-mato, macaco-prego, lobo-guará, boto, jacu, paca, cotias, acará-bandeira, dentre outros.

Conheça também:

          Mata dos Cocais

          Biomas do mundo

Pantanal

 A planície do Pantanal

O pantanal é considerado a maior planície inundada do Brasil. Isso ocorre em alguns períodos do ano, onde determinadas áreas podem ficar parcialmente ou totalmente submersas.

É um dos biomas com maior diversidade de animais e plantas.

          Localização: Oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

          Condições climáticas: Clima Tropical Continental. No verão, as temperaturas atingem 32ºC, enquanto no inverno, chegam a 21ºC.

          Flora: Apresenta poucas espécies endêmicas, ou seja, próprias deste ecossistema. A palmeira carandá é a mais representativa.

          Fauna: A fauna é diversificada. Existem moluscos, crustáceos e peixes, como o dourado, pau, jaú, surubim e piranhas. Além de tuiuiús, socós, sara-curas, jacarés, capivaras, onças e veados.

Conheça mais sobre:

          Pantanal

          Animais do Pantanal

          Ecossistema aquático

Mata de Araucárias

 Mata de Araucárias

Recebe esse nome uma vez que a região está repleta de pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), conhecido como Araucária.

A Mata das Araucárias apresenta, de forma bem definida, as diferentes estações do ano, ou seja, os invernos são frios e os verões são quentes

          Localização: Abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

          Condições climáticas: Apresenta temperaturas baixas no inverno. O índice pluviométrico é de 1400 mm anuais.

          Flora: A espécie mais representativa é a Araucária, que pode atingir até 25 m de altura. Também podem ser encontradas samambaias e plantas epífitas.

          Fauna: Existem de mamíferos, aves, répteis e insetos.

Leia também sobre:

          Mata das Araucárias

          Biomas brasileiros

Manguezais

 As plantas com raízes expostas no manguezal

Os manguezais são biomas litorâneos com vegetação arbustiva que se desenvolve em um solo lodoso e salgado.

Para o meio ambiente, este é um importante ecossistema pois ele evita o assoreamento das praias, funcionado como uma barreira.

          Localização: Estende-se por toda a costa brasileira. Entretanto, pode penetram vários quilômetros no continente, seguindo o curso de rios, cujas águas encontram, as águas salgadas durante a maré cheia.

          Flora: Existem três espécies principais de mangue, o Mangue-vermelho, com predomínio da espécie Rhizophora mangle; Mangue-branco, com predomínio da espécie Laguncularia racemosa eo Mangue-preto, com predomínio da espécie Avicennia schaueriana.

          Fauna: Predominam caranguejos, moluscos e aves, como as garças.

Você também pode se interessar por:

          Mangue

          Ecossistema

Pampas

 Os campos sulinos

Também chamado de campos ou campos sulinos. Representa um tipo de pradaria.

Ocorre em locais onde a região de relevo apresenta topos arredondados. A pecuária é considerada a principal atividade econômica.

          Localização: Predomina no Norte do Rio Grande do Sul.

          Condições climáticas: O clima do Pampa é subtropical com as quatro estações do ano bem definidas.

          Flora: Predomínio de gramíneas e arbustos. Algumas plantas são louro-pardo, cedro, capim-forquilha, grama-tapete, pau-de-leite, unha-de-gato, babosa-do-campo, cactáceas, timbaúva, araucárias, algarrobo, palmeira anã.

          Fauna: onça-pintada, jaguatirica, macaco-prego, guariba, tamanduá, ema, perdigão, perdiz, quero-quero, joão-de-barro, veado-campeiro, preá, tuco-tucos, tucanos, saíras, gaturamos.

 

Segue abaixo, anexo de imagens que representam os temas tratados nessa aula.

abra as imagens ou pesquise outras imagens que represente os temas da nossa aula.

 

Atenciosamente:

Professor Paulo

meu zap para contato ou duvidas

94224 3667

Grato

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário