quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Geografia - Professor Paulo Sérgio - 8D

 

GEO. ATIV.1 DO 1° BIMESTRE PROF.PAULO

DÚVIDAS: Zap 94224 3667

Tema da aula: Habilidades: Identificar e selecionar indicadores socioeconômicos e elaborar representações gráficas e comparar as regiões brasileiras.

ATIVIDADE1: Faça uma pesquisa sobre os tipos de indicadores sociais do Brasil.

Instruções para pesquisa, utilize como base o texto abaixo e a internet para pesquisar o tema

Tema da pesquisa: Indicadores sociais do Brasil

Coloque a fonte de pesquisa.

Valendo nota 10

Data de entrega dia 03 de março de 2021

Atividade2:

Valendo nota 10

Data de entrega dai 03 de março de 2021.

Responda as seguintes perguntas.

1- Explique o que você entendeu sobre o que é PIB.

2- Explique o que é IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

3- O que é e o que significa PNB?´

4 - Conceitue o que você entendeu por (PPC) paridade do poder de compra.

5 - Explique a diferença entre taxa de mortalidade e taxa de mortalidade infantil.

6- Pesquise na internet, os principais indicadores socioeconômicos do Brasil, compare com, outras regiões brasileiras e anexe a pesquisa.

 

 

Os Indicadores Sociais

Os indicadores sociais são meios utilizados para designar os países como sendo: Ricos (desenvolvidos), Em Desenvolvimento (economia emergente) ou Pobres (subdesenvolvidos). Com isso, organismos internacionais analisam os países segundo a:
• Expectativa de vida (É a média de anos de vida de uma pessoa em determinado país).
• Taxa de mortalidade (Corresponde ao número de pessoas que morreram durante o ano).
• Taxa de mortalidade infantil (Corresponde ao número de crianças que morrem antes de completar 1 ano).
• Taxa de analfabetismo (Corresponde ao percentual de pessoas que não sabem ler e nem escrever).
• Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes.

• Saúde (Refere-se à qualidade da saúde da população).
• Alimentação (Refere-se à alimentação mínima que uma pessoa necessita, cerca de 2.500 calorias, e se essa alimentação é balanceada).
• Condições médico-sanitárias (Acesso a esgoto, água tratada, pavimentação etc.)
• Qualidade de vida e acesso ao consumo (Correspondem ao número de carros, de computadores, televisores, celulares, acesso à internet entre outros).

 

O que é o PIB

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas.

O PIB do Brasil em 2019, por exemplo, foi de R$ 7,4 trilhões. No último trimestre divulgado (3º trimestre de 2020), o valor foi de R$ 1 891,7 bilhões.

O que é e o que significa PNB

O Produto Nacional Bruto (PNB) é um amplo indicador de atividade econômica de uma nação. É o valor de todos os bens e serviços produzidos em um país em um ano pelas suas empresas.

Produto Interno Bruto (PIB) difere do Produto Nacional Bruto (PNB) basicamente pela Renda Líquida Enviada ao (ou Recebida do) Exterior (RLEE ou RLRE): seus efeitos são desconsiderados nos cálculos do PIB, e considerados nos cálculos do PNB. Em geral, os países desenvolvidos possuem um PNB maior que o PIB, ao contrário que acontece com países em desenvolvimento. Esta renda (RLEE/RLRE) representa a diferença entre recursos enviados ao exterior (pagamento de fatores de produção internacionais alocados no país) e os recursos recebidos do exterior a partir de fatores de produção que, sendo do país considerado, encontram-se em atividade em outros países.

A Paridade do Poder de Compra (PPC)

É um indicador utilizado para comparar as diferentes moedas ao redor do mundo, de modo a medir quanto cada uma delas verdadeiramente vale a partir do seu objeto-fim: a compra. Ou seja, o que o PPC faz é utilizar o poder de compra de uma moeda em comparação com a outra.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)

é uma unidade de medida utilizada para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade nos quesitos de educação, saúde e renda. A utilização de um indicador que envolvesse outras variáveis que não somente a questão econômica ocorreu pela primeira vez em 1990 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esse indicador foi criado pelo paquistanês Mahbub Ul Haq e pelo indiano Amartya Sem.

A utilização das variáveis educação, saúde e renda permite uma comparação com praticamente todos os países do globo e serve de referência para mensurar a resposta de determinado país frente a essas importantes demandas.

O IDH é uma referência numérica que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de zero, menor é o indicador para os quesitos de saúde, educação e renda. Quanto mais próximo de 1, melhores são as condições para esses quesitos. No mundo, nenhum país possui o IDH zero ou um.

 

Índice de Gini,

Criado pelo matemático italiano Conrado Gini, é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo. Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente, varia de zero a um (alguns apresentam de zero a cem).

 

Contraste social

É quando em algum local temos uma grande diferença de classes sociais como uma bem pobre e outra rica. Um exemplo seria uma favela que na frente tem um conjunto de condomínios rico

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário