quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Arte - Professora Nádia - 1A 1B 1C 1D

 

E.E Pq Marajoara II

Plano de Trabalho para o período de Teletrabalho

PROFESSOR: Nádia Magnani

DISCIPLINA: Arte                                                  

SÉRIE/ANO/TURMA: 1ºA. 1ºB, 1ºC e 1ºD         CARGA HORÁRIA: 02 AULAS

DATA:    15/02 a 19/02/2021                                            DATA DE ENTREGA: 22/02/2021

EMAIL: nmagnani@professor.educacao.sp.gov.br

ROTEIRO DE ESTUDOS

Músicas de Matriz Indígena, Africana e Afro-Brasileira

O legado cultural dos povos indígenas é relevante para a formação e a identidade cultural do povo brasileiro.

São 305 etnias e falantes em 274 linguas.

Tudo que os indígenas produzem tem a função utilitária portanto não tem finalidade artística.

A produção musical também tem função utilitária baseada no canto e em instrumentos musi-cais e passa de geração em geração.

As heranças culturais afrodescendentes constroem o patrimônio cultural brasileiro.

A musicalidade afro-brasileira é o resultado das influências culturais trazidas por povos das regiões central, ocidental e continente africano.

Não temos praticamente registros da música e a única coisa que sabemos são os instrumentos e as sonoridades.

Flauta Pan, Pau de chuva, flauta doce, etc...

Espaços culturais onde a música pode estar presente: rua, praça, teatro, parque, shopping, etc...

Os meios de circulação da música são: Rádio, TV, Internet, celular, etc...

Geralmente os grupos musicais se juntam porque se identificam pelo mesmo gosto musical.

Dimensão da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética: toda  comunidade configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis.

Dimensão histórica: Música da vitória do Ayrton Senna.

Dimensão social: Depende do local que você mora você tem contato com um determinado tipo de música.

Ações:

Responder as questões abaixo:

1)       O que é dimensão social na música?

 

 

2)       De que maneira os indígenas preservam a sua cultura? (vale 2,0)

 

 

3)       Cite dois instrumentos musicais indígenas? (vale 2,0)

 

 

4)       Qual é a influência sofrida pelos povos afro-brasileiros? (vale 2,0)

 

 

5)       Quais os principais meios de circulação da música? ( vale 2,0)

 

Habilidades:

Esta semana trabalhei com os alunos do 1ºA, 1ºB, 1ºC e 1ºD as habilidade abaixo:

(EF09AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira em seus contextos de produção ecirculação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética a partir do século XX

Sugestões:

Leia atentamente a teoria acima e pesquise os instrumentos musicais de origem indígena, africana e afro-brasileira.

Avaliação:

De 0 a 10

Recursos

Caderno do aluno, Googleclassroom, Internet, Centro de Mídias.

Postar as atividades no Googleclassroom.

Um comentário: