E.E Pq Marajoara II
Plano de Trabalho
para o período de Teletrabalho
PROFESSOR:
Nádia Magnani
DISCIPLINA:
Arte
SÉRIE/ANO/TURMA:
1ºA. 1ºB, 1ºC e 1ºD CARGA HORÁRIA: 02 AULAS
DATA: 15/02 a 19/02/2021 DATA DE ENTREGA: 22/02/2021
EMAIL:
nmagnani@professor.educacao.sp.gov.br
ROTEIRO DE ESTUDOS
Músicas de
Matriz Indígena, Africana e Afro-Brasileira
O legado
cultural dos povos indígenas é relevante para a formação e a identidade
cultural do povo brasileiro.
São 305
etnias e falantes em 274 linguas.
Tudo que os
indígenas produzem tem a função utilitária portanto não tem finalidade
artística.
A produção musical também tem função utilitária baseada no
canto e em instrumentos musi-cais e passa de geração em geração.
As heranças
culturais afrodescendentes constroem o patrimônio cultural brasileiro.
A musicalidade afro-brasileira é o resultado das influências
culturais trazidas por povos das regiões central, ocidental e continente
africano.
Não temos
praticamente registros da música e a única coisa que sabemos são os
instrumentos e as sonoridades.
Flauta Pan,
Pau de chuva, flauta doce, etc...
Espaços culturais onde a música pode estar presente: rua,
praça, teatro, parque, shopping, etc...
Os meios de
circulação da música são: Rádio, TV, Internet, celular, etc...
Geralmente os grupos musicais se juntam porque se identificam
pelo mesmo gosto musical.
Dimensão da vida social, cultural, política, histórica,
econômica, estética e ética: toda
comunidade configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes
entre si e que são quase indissociáveis.
Dimensão histórica: Música da vitória do Ayrton Senna.
Dimensão social: Depende do local que você mora você tem
contato com um determinado tipo de música.
Ações:
Responder as
questões abaixo:
1)
O
que é dimensão social na música?
2)
De
que maneira os indígenas preservam a sua cultura? (vale 2,0)
3)
Cite
dois instrumentos musicais indígenas? (vale 2,0)
4)
Qual
é a influência sofrida pelos povos afro-brasileiros? (vale 2,0)
5)
Quais
os principais meios de circulação da música? ( vale 2,0)
Habilidades:
Esta semana
trabalhei com os alunos do 1ºA, 1ºB, 1ºC e 1ºD as habilidade abaixo:
(EF09AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação,
usos e funções de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira
em seus contextos de produção ecirculação, relacionando essas práticas musicais
às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica,
econômica, estética e ética a partir do século XX
Sugestões:
Leia atentamente a teoria acima e pesquise os instrumentos
musicais de origem indígena, africana e afro-brasileira.
Avaliação:
De 0 a 10
Recursos
Caderno do
aluno, Googleclassroom, Internet, Centro de Mídias.
Postar as
atividades no Googleclassroom.
professora eu não tenho a sala de artes no clees oque eu fasco
ResponderExcluir