E.E. PARQUE MARAJOARA II
PROFª MÔNICA LUKSEVICIUS
ATIVIDADE DIAGNÓSTICA – LÍNGUA PORTUGUESA
2º ANO ENSINO MÉDIO - 1º BIMESTRE – 2021
1. Leia a
tira e responda:
Nesse texto, o tom irônico está presente
A.
na primeira observação do menino.
B.
na expressão concentrada do gato.
C.
no que o menino acha da natureza.
D. no que o gato pensou sobre os sapatos.
2- Sabemos que os textos são híbridos, se constituem de outros textos já lidos ou ouvidos. Observando o quadrinho abaixo, percebemos que é um caso explícito de intertextualidade. A qual tipo de intertextualidade se refere:
Texto I
Peixinho sem água, floresta sem mata
É o planeta assim sem você
Rios poluídos, indústria do inimigo
É o planeta assim sem você
http://mataatlantica-pangea.blogspot.com. br/2009/10/parodia-meio-ambiente_02.html
Texto II
Avião sem asa
Fogueira sem brasa
Sou eu assim, sem você
Futebol sem bola
Piu-Piu sem Frajola
Sou eu assim, sem você
(Claudinho e Buchecha)
Os textos I e II apresentam
intertextualidade, que, para Julia Kristeva, é um conjunto de enunciados,
tomados de outros textos, que se cruzam e se relacionam. Dessa forma, pode-se
dizer que o tipo de intertextualidade do texto I em relação ao texto II é
a) epígrafe, pois o texto I recorre a
trecho do texto II para introduzir o seu texto.
b) citação, porque há transcrição de
um trecho do texto II ao longo do texto I.
c) paródia, pois a voz do texto II é
retomada no texto I para transformar seu sentido, levando a uma reflexão
crítica.
d) paráfrase, porque apesar das mudanças
das palavras no texto I, a ideia do texto II é confirmada pelo novo texto.
e) alusão, porque faz referência, de
modo implícito, ao texto II para servir de termo de comparação.
Operários, 1933, óleo sobre tela,
150×205 cm, (P122), Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado
de São Paulo
Desiguais na fisionomia, na cor e na
raça, o que lhes assegura identidade peculiar, são iguais enquanto frente de
trabalho. Num dos cantos, as chaminés das indústrias se alçam verticalmente. No
mais, em todo o quadro, rostos colados, um ao lado do outro, em pirâmide que
tende a se prolongar infinitamente, como mercadoria que se acumula, pelo quadro
afora.
(Nádia Gotlib. Tarsila do Amaral, a
modernista.)
O texto aponta no quadro de Tarsila
do Amaral um tema que também se encontra nos versos transcritos em:
a) “Pensem nas meninas/ Cegas
inexatas/ Pensem nas mulheres/ Rotas alteradas.” (Vinícius de Moraes)
b) “Somos muitos severinos/ iguais em
tudo e na sina:/ a de abrandar estas pedras/ suando-se muito em cima.” (João
Cabral de Melo Neto)
c) “O funcionário público não cabe no
poema/ com seu salário de fome/ sua vida fechada em arquivos.” (Ferreira
Gullar)
d) “Não sou nada./ Nunca serei nada./
Não posso querer ser nada./À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do
mundo.” (Fernando Pessoa)
e) “Os inocentes do Leblon/ Não viram
o navio entrar (…)/ Os inocentes, definitivamente inocentes/ tudo ignoravam,/
mas a areia é quente, e há um óleo suave que eles passam pelas costas, e
aquecem.” (Carlos Drummond de Andrade)
4.
Disponível em: Super interessante,
acesso em 13/02
Em relação ao texto, considere as afirmativas a
seguir:
I. O código não verbal, principalmente no que se
refere ao segundo desenho, revela o discurso preconceituoso e,
consequentemente, um aspecto ideológico.
II. O sentido de proibição é captado por meio da
intertextualidade estabelecida entre os códigos não verbais a qual, por sua
vez, revela aspectos ligados ao gênero do humor.
III. O conteúdo expresso na placa revela que,
futuramente, indivíduos obesos sofrerão ainda mais discriminação social.
IV. O efeito de sentido expresso pelo conteúdo não
verbal serve para reforçar o caráter polissêmico da placa.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são
corretas.
5. A essência da teoria democrática é a
supressão de qualquer imposição de classe, fundada no postulado ou na crença de
que os conflitos e problemas humanos - econômicos, políticos, ou sociais – são
solucionáveis pela educação, isto é, pela cooperação voluntária, mobilizada
pela opinião pública esclarecida. Está claro que essa opinião pública terá de
ser formada à luz dos melhores conhecimentos existentes e, assim, a pesquisa
científica nos campos das ciências naturais e das chamadas ciências sociais
deverá se fazer a mais ampla, a mais vigorosa, a mais livre, e a difusão desses
conhecimentos, a mais completa, a mais imparcial e em termos que os tornem
acessíveis a todos.
(Anísio Teixeira, Educação é um
direito. Adaptado.)
No trecho “chamadas ciências
sociais”, o emprego do termo “chamadas” indica que o autor
a)
vê, nas “ciências sociais”, uma panaceia, não uma análise crítica da sociedade.
b)
considera utópicos os objetivos dessas ciências.
c)
prefere a denominação “teoria social” à denominação “ciências sociais”.
d)
discorda dos pressupostos teóricos dessas ciências.
e)
utiliza com reserva a denominação “ciências sociais”.
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