quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Português - Professora Lucimara - 9A 9B 9C

 

ATIVIDADE DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA (9ºS ANOS)

 

LEIA AS QUESTÕES AQUI PROPOSTAS E RESPONDA ATRAVÉS DO DO FORMULÁRIO : https://forms.gle/apRz9CjGcDE3nStH9















01.    De acordo com o cartum, o último aluno que estava no fundo da sala, compreendeu que a professora durante a chamada estava se referindo

(A)    ao número 38.

(B)    a um revólver.

(C)    a uma piada.

(D)    a presença.

 

Leia o texto abaixo.

Mãe,

Hoje chegarei mais tarde. Vou estudar na casa de Márcia.

Beijos,

Lia

P.S.: Já lavei todas as louças.

(Amélia Albuquerque, Caminhos do Letramento, 1ª a 4ª série,

Editora Livro Técnico, 2003.)

 

02.   O texto foi escrito em forma de

(A)   bilhete.

(B)   jornal.

(C)   piada.

(D)  receita.

 

Leia o seguinte texto.                                     

                                       O drama das paixões platônicas na adolescência

        Bruno foi aprovado por três dos sentidos de Camila: visão, olfato e audição. Por isso, ela
precisa conquistá-lo de qualquer maneira. Matriculada na 8ª série, a garota está determinada a
ganhar o gato do 3º ano do Ensino Médio e, para isso, conta com os conselhos de Tati, uma
especialista na arte da azaração. A tarefa não é simples, pois o moço só tem olhos para Lúcia
justo a maior “crânio” da escola. E agora, o que fazer? Camila entra em dieta espartana e segue as leis da conquista elaboradas pela amiga.
                                                                                           REVISTA ESCOLA, março 2004, p. 63

03. Pode-se deduzir do texto que Bruno
(A) chama a atenção das meninas.                        (C) pode ser conquistado facilmente.
(B) é mestre na arte de conquistar.                        (D) tem muitos dotes intelectuais.

 

Leia o texto abaixo e em seguida responda o exercício apresentado.

                           HOMEM DE MEIA-IDADE

                                                    (LENDA CHINESA)


            Havia outrora um homem de meia-idade que tinha duas esposas. Um dia, indo visitar a mais jovem, esta lhe disse:
            - Eu sou moça e você é velho; não gosto de morar com você. Vá habitar com sua esposa mais velha.
            Para poder ficar, o homem arrancou da cabeça os cabelos brancos. Mas, quando foi visitar a esposa mais velha, esta lhe disse, por sua vez:
            -Eu sou velha e tenho a cabeça branca; arranque, pois, os cabelos pretos que tem.
            Então o homem arrancou os cabelos pretos para ficar de cabeça branca. Como repetisse sem tréguas tal procedimento, a cabeça tornou-se-lhe inteiramente calva. A essa altura, ambas as esposas acharam-no horrível e ambas o abandonaram. (Aurélio Buarque de Holanda Ferreira)

 

04.   A ideia central do texto é

(A)   o problema da calvície masculina.

(B)   a impossibilidade de agradar a todos.

(C)   a vaidade dos homens.

(D)  a insegurança na meia-idade.

 

Leia o texto a seguir.

A função da arte

Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar.

Viajaram para o Sul.

Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.

Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.

E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:

__ Me ajuda a olhar!

(Roxo, Maria do Rosário e Vitória Wilson. Entre textos. V. 4, Editora Moderna.)   

 

05.  O menino ficou tremendo, gaguejando porque

(A)   a viagem foi longa.

(B)   as dunas eram muito altas.

(C)   o mar era imenso e belo.

(D)  o pai não o ajudou a ver o mar.

 

 Considere o seguinte trecho:

Em vez do médico do Milan, o doutor José Luiz Runco, da Seleção, é quem deverá ser o responsável pela cirurgia de Cafu. Foi ele quem operou o volante Edu e o atacante Ricardo Oliveira, dois jogadores que tiveram problemas semelhantes no ano passado.

 

06.  O termo “ele”, em destaque no texto, refere-se:
(A) ao médico do Milan.
(B) a Cafu.
(C) ao doutor José Luiz Runco.
(D) ao volante Edu.

Leia a tirinha.

 

Leia o texto abaixo e responda as questões de 7 e 8:

O visitante vai passando pelo corredor do hospital, quando vê o amigo saindo disparado, cheio de tubos, da sala de cirurgia:

__ Aonde é que você vai, rapaz?!

__ Tá louco, bicho, vou cair fora!

__ Mas, qual é, rapaz?! Uma simples operação de apendicite! Você tira isso de letra.

E o paciente:

__ Era o que a enfermeira estava dizendo lá dentro: “Uma operaçãozinha de nada, rapaz! Coragem! Você tira isso de letra! Vai fundo, homem!”

__ Então, por que você está fugindo?

__ Porque ela estava dizendo isso era pro médico que ia me operar!  

(Ziraldo. As melhores anedotas do mundo. Rio de Janeiro; Globo, 1988, p. 62.)                      

07.  A ideia principal do texto é

(A)    O rapaz tem medo de cirurgia.

(B)     Pela da fala enfermeira o rapaz imaginou que o médico fosse fazer outra coisa.

(C)     Um rapaz não quer submeter-se a uma operação de apendicite porque o médico é inexperiente.

(D)    O rapaz quando viu os utensílios cirúrgicos ficou com medo e fugiu.

 

           

08. A finalidade ao contar uma anedota é

(A)    Informar um acontecimento.

(B)     Descrever um fato.

(C)     Argumentar um fato ou acontecimento.

(D)    Provocar o riso.

 

Saudade

Filisbino Matoso andava que era uma tristeza só. Não queria nada com a vida nem aceitava o consolo de ninguém. Quem passasse lá pelas bandas do Sítio da Purunga Sonora ia ouviu os lamentos do moço.

_ Ai! Como sofro! Sem minha querida Florisbelta não posso viver. De que me vale este lindo sítio com lago, se estou nadando em lágrimas?

Todos que moravam  no Purunga Sonora e nos arredores sabiam da história da Florisbelta. Era o grande amor de Filisbino Matoso. A choradeira havia começado com o raiar do sol, quando a tal Florisbelta, sem avisar ninguém, resolvera tomar o caminho da cidade.

(SALLOUTI, Elza Césari. O bilhete que o vento levou. São Paulo: Salesiana Dom Bosco, 1991.)

09. “Filisbino Matoso andava que era uma tristeza só...”. Qual é o motivo da tristeza de Filisbino?

( A ) A falta que Florisbelta fazia.

( B ) Estar nadando em lágrimas.

( C ) Ter  um sítio com lago e não aproveitar.

( D ) Todos dos arredores sabem da história.

         

10.   Como foi o final de Filisbino Matoso?

( A ) Florisbelta tomou o caminho da cidade e não voltou.

( B ) Florisbelta voltou ao sítio para rever seu grande amor.

( C ) Filisbino contou a história para todos os arredores.

( D ) Filisbino foi atrás de Filisbelta e a encontrou.

 

 

Dedé reconhece erro no clássico

 

Zagueiro vascaíno pede desculpas a Willians e aos torcedores pela expulsão

 

O zagueiro Dedé, do Vasco, pediu desculpas ontem ao volante Willians, do Flamengo, pela entrada violenta que deu no adversário no empate em 1 a 1 no clássico de domingo, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. 

__ (...) Peço desculpas ao companheiro de profissão e ao torcedor do Vasco, pois não queria ter deixado o time (...). Mas o zagueiro seguiu a linha do técnico Paulo César Gusmão de culpar o juiz (...): 

__ Deixando de lado minha expulsão, o árbitro estava visivelmente nervoso e atrapalhado. Inverteu muitas faltas, irritando nosso time, me deu um cartão amarelo após eu ter levado o vermelho. 

(Globo – 26/10/2010)

11. O trecho do texto que expressa uma opinião é 

a - (     ) “Deixando de lado minha expulsão...”. (l.7)    

b - (     ) “... me deu um cartão amarelo...” (l.8)

c - (     ) “... o árbitro estava visivelmente nervoso e atrapalhado.” (l.7)

d - (     ) “Peço desculpas ao companheiro de profissão...”. (l.4)

 

Eureka: no Pólo descobri a terra

 

Acordamos às 6h no dia 20 de abril para ir a Iqaluit. Às 8h já tínhamos lotado o ônibus com algumas toneladas de materiais e em poucos minutos estávamos no aeroporto. Partimos às 10h.  

Enquanto voávamos na direção norte, olhamos da janela do avião, vimos o terreno mudar constantemente. O número de árvores diminuía cada vez mais, os lagos iam ficando congelados e o solo, branco de neve.         

Depois de três horas de voo, descemos em Iqaluit, uma cidade de 3 mil habitantes, antigamente um povoado de esquimós. 

(ANNE D'HEURSEL. Eureka: no Pólo descobri a terra. São Paulo, FTD, 1992. Fragmento)

 

12. Esse texto pertence ao gênero: 

a - (     ) carta.

b - (     ) conto.

c - (     ) crônica. 

d - (     ) relato.

 

Com a fúria de um vendaval

 

Em uma certa manhã, acordei entediada. Estava em minhas férias escolares do mês de julho. Não pudera viajar. Fui ao portão e avistei, três quarteirões ao longe, a movimentação de uma feira livre.

Não tinha nada para fazer e isso estava me matando de aborrecimento. Embora soubesse que uma feira livre não constitui exatamente o melhor divertimento do qual um ser humano pode dispor, fui andando, a passos lentos, em direção àquelas barracas. Não esperava ver nada de original, ou mesmo interessante. Como é triste o tédio! Logo que me aproximei, vi uma senhora alta, extremamente gorda, discutindo com um feirante. 

O homem, dono da barraca de tomates, tentava em vão acalmar a nervosa senhora. Não sei por que brigavam, mas sei o que vi: a mulher, imensamente gorda, mais do que gorda (monstruosa), erguia seus enormes braços e, com os punhos cerrados, gritava contra o feirante. Comecei a me assustar, com medo de que ela destruísse a barraca (e talvez o próprio homem) devido à sua fúria incontrolável. Ela ia gritando e se empolgando com sua raiva crescente e ficando cada vez mais vermelha, assim como os tomates ou até mais. 

De repente, no auge de sua ira, avançou contra o homem já atemorizado e, tropeçando em alguns tomates podres que estavam no chão, caiu, tombou, mergulhou, esborrachou-se no asfalto, para o divertimento do pequeno público que, assim como eu, assistiu àquela cena incomum. 

 (http://lportuguesa.malha.net/content/view/27/1/

 

13,Nas frases abaixo qual introduz uma idéia de contradição 

a - (     ) “De repente, no auge de sua ira, avançou contra o homem já atemorizado...”

b - (     ) “Embora soubesse que uma feira livre não constitui exatamente melhor divertimento do qual um ser humano pode dispor, fui andando...”

c - (     ) “Não esperava ver nada de original, ou mesmo interessante.” 

d - (     ) “... para o divertimento do pequeno público que, assim como eu,assistiu àquela cena incomum.”

 

Jéssica veio do céu

 

Jéssica é somente uma garota de 11 anos (...). Mas tem a coragem de uma leoa e a calma de um anjo da guarda. Na noite de domingo, a casa em que ela mora se transformou num inferno que ardia em chamas porque um de seus irmãos causou o acidente ao riscar um fósforo. Larissa, de 7 anos, Letícia, de 3, e o menino de 8, que involuntariamente provocou o incêndio, foram salvos porque Jéssica (apesar de seus 11 anos) se esqueceu de sentir medo. Mesmo com a casa queimando, a garganta sufocando com a fumaça e a porta da rua trancada por fora (a mãe saíra), a menina não se desesperou. Abriu a janela de um quarto e através dela colocou, um por um, todos os irmãos para fora. Enquanto fazia isso, rezava. Ninguém sofreu sequer um arranhão. Só então Jéssica pensou em si própria. E sentiu muito medo. Pulou a janela e disparou acorrer. 

(Revista Veja. São Paulo: Abril, 18 de fevereiro de 2004)

 

14. No trecho “Larissa, de 7 anos, Letícia, de 3 anos, e o menino de 8, que involuntariamente provocou o incêndio, foram salvos porque Jéssica (apesar de seus 11 anos) se esqueceu de sentir medo”.(l . 5), o trecho destacado se refere a(ao) 

a - (     ) Jéssica (de 11).

b - (     ) Letícia (de 3). 

c - (     ) Larissa (de 7).

d - (     ) menino (de 8).

 

Receitas da vovó

 

Lembra aquela receita que só sua mãe ou sua avó sabem fazer? Pois saiba que, além de gostoso, esse prato é parte importante da cultura brasileira. É verdade. Os cadernos de receita são registros culturais. Primeiro, porque resgatam antigas tradições, seja familiares ou étnicas. Além disso, mostram como se fala ou se falava em determinada região. E ainda servem como passagens de tempo, chaves para alcançarmos memórias emocionais que a gente nem sabia que tinha (se você se lembrou do prato que sua avó ou sua mãe fazia, você sabe do que eu estou falando). 

 

15. A tese defendida pelo autor do texto é de que as receitas culinárias: 

a - (     ) Fazem com que lembremos a nossa infância.

b - (     ) Resgatam nossas tradições familiares ou étnicas.

c - (     ) São as que só nossas mães ou avós conhecem.

d - (     ) São uma parte importante da cultura brasileira.

 

O namoro na adolescência

 

Um namoro, para acontecer de forma positiva, precisa de vários ingredientes: a começar pela família, que não seja muito rígida e atrasada nos seus valores, seja conversável, e, ao mesmo tempo, tenha limites muito claros de comportamento. O adolescente precisa disto, para se sentir seguro. O outro aspecto tem a ver com o próprio adolescente e suas condições internas, que determinarão suas necessidades e a própria escolha. São fatores inconscientes, que fazem com que a Mariazinha se encante com o jeito tímido do João e não dê pelota para o herói da turma, o Mário. Aspectos situacionais, como a relação harmoniosa ou não entre os pais do adolescente, também influenciarão o seu namoro. Um relacionamento em que um dos parceiros vem de um lar em crise é, de saída, dose de leão para o outro, que passa a ser utilizado como anteparo de todas as dores e frustrações. Geralmente, esta carga é demais para o outro parceiro, que também enfrenta suas crises pelas próprias condições de adolescente. Entrar em contato com a outra pessoa, senti-la, ouvi-la, depender dela afetivamente e, ao mesmo tempo, não massacrá-la de exigências, e não ter medo de se entregar é tarefa difícil em qualquer idade. Mas é assim que começa este aprendizado de relacionar-se afetivamente e que vai durar a vida toda. 

(SUPLICY, M. A condição da mulher. São Paulo: Brasiliense, 1984)

  

16. Para um namoro acontecer de forma positiva, o adolescente precisa do apoio da família. O argumento que defende essa ideia é: 

a - (     ) a família é o anteparo das frustrações.

b - (     ) a família tem uma relação harmoniosa.

c - (     ) o adolescente segue o exemplo da família.

d - (     ) o apoio da família dá segurança ao jovem.

 

Cerca de 20 mil se despedem do poeta Patativa

 

Foi decretado feriado ontem em Assaré (623Km de Fortaleza) para a população local homenagear o principal poeta popular do Brasil, Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, que morreu anteontem, aos 93 anos. 

As homenagens começaram logo depois da morte, às 18h30. Parte da população (de 20 mil habitantes) acampou durante toda a madrugada na frente da casa do poeta.

(...) À tarde, como o número de visitantes aumentou muito, o velório foi transferido para a catedral da cidade, onde sanfoneiros repetiam A Triste Partida, poema cantado por Luiz Gonzaga.

O cearense Fagner também gravou a música, mas preferiu cantar ontem o poema Vaca Estrela e Boi Fubá para homenageá-lo em missa assistida por cerca de 10 mil pessoas. 

O enterro aconteceu às 17h00, no cemitério São João Batista. A “PM” calcula que passaram pelo funeral cerca de 20 mil pessoas. O Estado do Ceará decretou luto de três dias. 

17. O fragmento que contém a informação principal do texto é 

a - (    )  “À tarde, como o número de visitantes aumentou muito, o velório foi transferido para a catedral da cidade, onde sanfoneiros repetiam A Triste Partida, poema cantado por Luiz Gonzaga.”

b - (    )  “Foi decretado feriado ontem em Assaré para a população local homenagear o principal poeta popular do Brasil, Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, que morreu anteontem aos 93 anos.”

c - (    ) “O cearense Fagner também gravou a música, mas preferiu cantar ontem o poema Vaca Estrela e Boi Fubá para homenageá-lo em missa assistida por cerca de 10 mil pessoas.”

d - (    ) “O cearense Fagner também gravou a música, mas preferiu cantar ontem o poema Vaca Estrela e Boi Fubá para homenageá-lo em missa assistida por cerca de 10 mil pessoas.”

 

Leia a tira abaixo.
















 

18. Magali, a personagem dos quadrinhos acima, tem como característica principal ser uma comilona. O engraçado na história está 

 

a - (     ) na expressão contrária do pipoqueiro.

b - (     ) na indecisão que Magali demonstra na hora de fazer o seu pedido. 

c - (     ) na resposta que Magali dá ao pipoqueiro.

d - (     ) no fato de Magali só gostar de guloseimas. 

 

 

O AQUECIMENTO CLIMÁTICO AMEAÇA AS GELEIRAS DO HIMALAIA

 

Por julien Bouissou

 

O aquecimento climático está acelerando o derretimento das geleiras do Himalaia. Quarenta e nove postos de observação do clima, espalhados pela cadeia montanhosa, registraram desde meados dos anos 1970 um aumento da temperatura media de 1,2 °C, ou seja, o dobro do aumento que havia sido registrado anteriormente, ao longo de um período equivalente, nesta latitude.

As geleiras que encobrem o Himalaia, numa superfície de 32.000 quilômetros quadrados, são as vítimas principais do aquecimento. Todas elas estão no processo de desaparecer, cada uma seguindo o seu próprio ritmo. A geleira Gangotri, um local de peregrinação hindu, cuja extensão é de 26 quilômetros, e que alimenta o Ganges, está diminuindo 23 metros por ano. Aquela de Bara Shigri, uma das geleiras mais importantes da Índia, está recuando 36 metros por ano. [...]

O aquecimento das temperaturas não se limita apenas a provocar o derretimento das geleiras. Ele encurta os períodos durante os quais estas últimas se formam. “Por causa da ocorrência cada vez mais tardia do inverno, os flocos de neve não mais dispõem do tempo necessário para se transformarem em gelo”, explica Syed lqbal Hasnain, um especialista indiano em geologia.

 

(http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/lemonde. Consulta em 25/05/2007.)

 

19.     Assinale a alternativa que apresenta o objetivo dessa notícia.

 

a) Evidenciar um fenômeno ocorrido no Himalaia por meio de fotografias que registram a diminuição das geleiras.

b) Registrar um fato decorrente do derretimento das geleiras do Himalaia, que poderá provocar a vazão dos mares naquela região.

c) Mostrar resultados de um estudo, comprovando que os recursos hídricos provêm do derretimento das geleiras.

d) Alertar para o aquecimento global e suas consequências, o que poderá causar repercussões em várias partes do mundo.

e) Conferir os estragos causados pelo aquecimento global, sugerindo soluções para o problema.

 

20.     No fragmento “Por causa da ocorrência cada vez mais tardia do inverno, os flocos de neve não mais dispõem do tempo necessário para se transformarem em gelo” (l. 18-21), as aspas são usadas para:

a) explicar, por meio do discurso direto, a preocupação da autora em relação ao derretimento das geleiras.

b) acentuar, por meio do discurso indireto livre, que o aquecimento das temperaturas provoca a tardia formação de gelo.

c) reproduzir o discurso do outro, de forma indireta, sobre o que pode ocorrer devido à tardia chegada do inverno tio Himalaia.

d) citar o discurso alheio, de forma direta, reproduzindo literalmente a fala do especialista em geologia.


3 comentários:

  1. Eu não consegui colocar meu nome no gabarito

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  2. pro nao consegui colocar meu nome completo no gabarito
    clara gomes da silva 9 C

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  3. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfErK2TZjcvBt9u8Ef1RGky5mmwJgRwktEZ7ePYFJSNQklCgA/viewscore?viewscore=AE0zAgDYcYW5dG5jxJjHc5AAy-g0YWOal3pFxX07NY5gCsRboNsfcAasCS-33T5dJX8pLJ4
    minhas respostas (clara gomes da silva 9C)

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